captação de alunos

17 dicas para captação de alunos em Instituições de Ensino Superior

Para uma Instituição de Ensino Superior (IES) captar mais alunos e retê-los, é fundamental ter uma base sólida, objetivos claros e processos a serem seguidos, portanto, antes de ler este artigo, recomendamos a leitura dos 9 requisitos essenciais que devem ser pensados no processo de alavancagem da receita da sua IES.

Nos últimos anos surgiram muitas novidades para a captação de alunos, apesar dos desafios impostos pela crise econômica brasileira. A questão é: de que forma as IES devem se portar para captar mais alunos? As Instituições de Ensino Superior que atuam no Brasil têm uma grande oportunidade, pois apenas 14% dos adultos brasileiros entre 24 e 64 anos haviam concluído o ensino superior no Brasil em 2015.

Por outro lado, a média dos países em desenvolvimento, medida pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), é de 35%. Comparando com países sul-americanos, como Colômbia e Chile, que estão na faixa de 21% e 22%, respectivamente, vemos que há um incrível potencial de crescimento a ser explorado.

Para ter sucesso na captação de alunos, será preciso promover o diálogo entre os diversos setores de sua instituição de ensino. Isso porque os docentes, os gestores e os setores de TI e marketing devem operar conjuntamente para alcançar os objetivos em comum. Pensando nisso, listamos 17 dicas sobre o assunto a seguir!

Como captar mais alunos?

O setor de marketing educacional é notoriamente desafiador. Além das limitações de orçamento e especificações de um público que muda a cada ano, os modelos de captação e retenção dispostos em outros mercados pouco se aplicam ao que as IES enfrentam. Contudo, a ascensão do marketing digital pode ajudar aqueles que estiverem dispostos a inovar.

Estudantes já esperam formulários inteiramente on-line e presença nas mídias sociais, bem como tecnologias fáceis de usar para participar de processos seletivos. Como estruturar, portanto, estratégias para cativar alunos mais engajados e aumentar a receita da sua IES? É o que veremos agora.

1. Faça a gestão da sua marca

Demonstrar a presença da marca da instituição é um fator crítico para a atração de alunos. Para isso, é preciso pensar a comunicação como um ecossistema que envolva o público e o ajude a fazer a melhor escolha. Mas como fazer a gestão da marca de uma IES quando o país ainda está imerso em uma crise econômica, a concorrência está acirrada e os recursos em educação já não são tão vastos?

Em entrevista ao Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, o consultor Mekler Nunes, da Management & Consulting, afirma que o que constrói a imagem corporativa é a comparação. Ou seja, é preciso fazer um esforço para se sobressair em relação ao que é proposto pelo mercado.

A vantagem é que a imagem corporativa ainda é uma preocupação incipiente no campo da educação. Há poucos estudos acadêmicos sobre o assunto, pois as IES não querem compartilhar informações estratégicas. Além disso, as Instituições de Ensino Superior não buscam entender como o público as vê. Construir uma imagem corporativa, portanto, é complexo e multifacetado.

Acompanhar e ter autocrítica em relação à empregabilidade, ao posicionamento em rankings, à aprendizagem, à avaliação contínua do perfil dos egressos e a contribuições científicas é essencial para formar uma boa imagem no campo da Educação Superior.

Um estudo conduzido pelos professores Luiz Antônio Nunes da Silva e Paulo Vieira mostrou que a percepção que uma IES tem entre o público varia de acordo com o background cultural e as expectativas que ele tem.

Os fatores de peso para a avaliação do público, na amostra realizada pelos professores, foram o atendimento realizado na secretaria e na coordenação, o acesso ao ambiente virtual e a confiança que o aluno deposita na instituição, bem como a possibilidade de obter oportunidades de trabalho. Dessa forma, a empregabilidade continua sendo uma questão pertinente, mas a infraestrutura e o atendimento são condições essenciais para manter a boa imagem da IES.

Colete feedbacks da comunidade acadêmica sobre a imagem da sua IES. Pode ser que novas abordagens sejam necessárias. Lembre-se de que todos os canais de comunicação da instituição de ensino devem convergir para os objetivos dela, atuando como se fossem um único corpo.

2. Programe-se e não perca o timing!

Verifique em qual época do ano você pode se planejar melhor e revisar as suas estratégias de marketing, captação e gestão da permanência de alunos. Prepare um calendário de campanhas da IES alinhado com o do Ensino Médio.

Independentemente do orçamento disponível, ter um tempo de reserva para trabalhar em pontos críticos ajuda a gerar demandas e a pensar em melhores estratégias.

Isso também auxilia a traçar planos para manter os futuros candidatos engajados com o processo seletivo. Um candidato leva em torno de seis meses para decidir em qual Instituição de Ensino Superior quer estudar. Por isso, não dá para fazer campanhas apenas no momento do vestibular.

3. Desenvolva estratégias para captação e gestão da permanência de alunos

Os efeitos da crise foram sentidos pelo setor de educação. Em 2015, o Censo da Educação Superior identificou uma queda de 6,1% no número de alunos que entraram em cursos de graduação presenciais e a distância. As instituições sofrem com o encolhimento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesse cenário, melhorar as estratégias de captação e retenção ganhou uma importância ainda maior.

Mais graves do que a queda da captação de alunos são os números de evasão nas instituições de ensino privadas. Em 2018, a evasão da modalidade presencial em IES privadas ficou em 30,1%, enquanto a evasão da modalidade EAD ficou em 36,6%, segundo dados da consultoria Hoper.

Algumas instituições lançaram mão de mecanismos alternativos ao Fies, como programas de parcelamento estendidos à campanha de vestibular. Nesses casos, o contrato é feito diretamente com a faculdade. Aliadas a esses financiamentos alternativos estão as campanhas de marketing, que precisam mostrar ao público que aqueles que não têm curso superior são mais afetados pelo desemprego.

Outra opção adotada pelas IES é conceder descontos para alunos que indicarem outros ou firmar convênios com empresas e associações. Com isso, criam-se condições para que o estudante permaneça na instituição, oferecendo estágios remunerados e bolsas de estudo.

Egressos da escola pública e estudantes que ingressam por meio de convênios de empresas e associações podem ter incentivo financeiro e descontos. É preciso pensar também em ações emergenciais caso o aluno perca o emprego ou sofra a perda de familiares.

Uma estratégia importante para a gestão da permanência é fazer um cálculo médio da probabilidade de evasão. O perfil socioeconômico do aluno, o local em que ele mora, o nível de instrução dos pais, a escolaridade anterior e o desempenho do estudante (como as habilidades que ele apresenta no currículo) podem ajudar.

Após identificar os fatores determinantes para as possíveis desistências, a IES deve pensar em estratégias para mitigá-los e conquistar o engajamento desses alunos. Assistência educacional, bem como coordenadores capazes de acompanhar os alunos, ajudam a fortalecer a permanência. A instituição também deve traçar metas para diminuir a inadimplência.

Se você deseja aprender mais sobre captação e retenção de alunos, não deixe de assistir ao webinar apresentado pela Prof.ª Dra. Elisa Wolynec sobre Estratégias de Sucesso para Captação e Retenção de Alunos. A integração dos setores de marketing e captação envolve processos e técnicas gerenciais, e a tecnologia é o instrumento que pode viabilizar isso.

4. Use um sistema de CRM

O processo de captação de alunos envolve diversos setores dentro de uma IES. E para atrair possíveis alunos, você precisa ter uma área de planejamento que indique quais são os cursos mais procurados pelos estudantes e com maior potencial de crescimento dentro da sua região de atuação.

Para a operacionalização do seu processo seletivo, você precisa de três setores essenciais: a comissão de processo seletivo, o marketing e o registro acadêmico. Esses setores precisam falar uma mesma língua, usando estratégias alinhadas.

O uso de ferramentas diferentes entre os setores torna a campanha ineficiente, já que os processos ficam mais burocráticos e dificultam o envio de informações para o departamento responsável. Quando esses três setores usam ferramentas integradas, as ações são mais bem compreendidas, trazendo ganho de tempo e qualidade. É aqui que entram os Sistemas de Gestão Acadêmica e o CRM, ou Customer Relationship Management.

Uma ferramenta de CRM integrada ao Sistema de Gestão Acadêmica pode criar um enorme repositório de informações da sua IES, incluindo candidatos, leads, alunos, ex-alunos, vendedores, funcionários etc. Assim, isso pode ser utilizado sempre que você necessitar acessar as informações de um contato.

Um bom sistema de CRM permite que você envie mensagens para nutrir os futuros alunos com informações e conteúdos úteis sobre sua IES, de forma que isso desperte o interesse do usuário ao se cadastrar. Assim, se uma pessoa manifestou interesse por cursos de negócios, você pode enviar conteúdos sobre cursos, workshops e palestras nessa área, por exemplo.

Todas essas ações podem ser gerenciadas de maneira fácil e prática com a ajuda de uma plataforma, que facilita o acompanhamento da jornada desses usuários pelo funil de captação. Fica mais fácil entender quais prospects evoluíram no funil, detectar motivos e aprimorar os processos.

No mercado educacional, o processo de venda é diferente dos demais, já que o funil de captação envolve fases específicas e próprias a ele. Daí a importância de um CRM personalizado e integrado com o Sistema de Gestão Acadêmica.

Quando o candidato se inscreve no seu vestibular, ele precisa permanecer confiante nas próprias escolhas, por isso é importante que você mantenha contato.

Com essas plataformas você tem, ainda, listas de ligação que podem ser acionadas de acordo com as necessidades definidas nas campanhas de marketing ativo. Lembre-se de pedir a autorização do candidato para o envio de SMS, e-mails e ligações. Seja humano, procurando sempre tratar o candidato pelo nome.

5. Alie seu sistema de CRM a estratégias Inbound

Integrar o setor de marketing e o comercial é essencial para que a sua instituição de ensino capte mais alunos e obtenha retorno financeiro. Essa integração, denominada Smarketing, é, contudo, uma grande dificuldade para a maioria dos gestores.

Com a ajuda do Inbound Marketing, você melhora a sua geração de leads, aprimorando a captação, retenção e fidelização de alunos na sua IES. A título de esclarecimento: em uma ferramenta de CRM, um lead equivale ao registro de contato que é inserido no software, ou seja, se você tem os dados de contato que um possível aluno ofereceu a você, tem um lead em mãos.

Mas o que é Inbound Marketing, afinal? Basicamente, ele diz respeito a qualquer estratégia de marketing que se baseie na criação e no compartilhamento de conteúdo (como este que você está lendo) direcionado para um determinado público-alvo, criando um relacionamento com potencial para ser duradouro. Também conhecido como marketing de atração, ele se apoia em três pilares: estratégias de mídias sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.

O Inbound Marketing pode ser feito por meio da divulgação de infográficos, e-books, webinars, questionários, publicação de posts em blog, e-mail marketing, vídeos on-line, fóruns, conteúdo em mídias sociais, entre muitos outros materiais.

Se o seu CRM pode comportar todos os leads, o indicado é que você insira apenas os leads qualificados para o setor comercial. Ou seja, você deve filtrar os candidatos que estão prontos para conversar com o departamento de captação de sua IES. Aqueles que ainda não estão prontos devem ser trabalhados pelo marketing.

Com o Inbound Marketing, você atrai candidatos potenciais para a sua IES. Após um possível candidato demonstrar algum interesse por sua instituição de ensino, ele deve encontrar conteúdos que conversem com esse interesse inicial. Pensando no usuário que se interessa por negócios, um bom exemplo seria um post como “Quais são as perspectivas para o mercado de administração?”.

Em seguida, após ter algumas dúvidas respondidas, esse usuário decidiu que deseja fazer um curso superior, mas ainda não sabe qual IES escolher. Sua missão aqui é trabalhar as objeções que esse candidato possa apresentar em relação à sua instituição.

6. Crie uma régua de relacionamento

Você precisará manter contato com o candidato inscrito. Crie uma régua de relacionamento para que as devidas ações possam ser automatizadas.

Todas as informações captadas pela equipe de marketing podem ser então passadas para a equipe comercial. Com isso, a equipe de captação pode abordar o candidato de forma personalizada. Para que esse candidato avance no funil, é preciso que você o convença a pagar a inscrição e garantir que ele esteja presente no processo seletivo.

Após a avaliação, o candidato já está pronto para ser convocado. É preciso manter o relacionamento com esse potencial aluno para que ele tenha suas dúvidas e objeções sanadas. Mostre os diferenciais da sua IES, trazendo cases de ex-alunos bem-sucedidos e depoimentos de alunos atuais.

Finalmente, após a matrícula do candidato, você deve cuidar para que o aluno permaneça em sua instituição, trabalhando com estratégias de gestão da permanência.

É preciso lembrar que as informações reunidas pela equipe de marketing devem ser compiladas em um relatório Closing Loop (círculo fechado) para o comercial. Assim, a informação caminha de maneira mais fluida entre os setores.

7. Utilize as redes sociais a seu favor

Nas redes sociais, as marcas ficam expostas e podem explorar sua imagem de forma inteligente em redes como Facebook, LinkedIn ou Instagram. Entretanto, qualquer deslize pode ganhar projeções inimagináveis. Monitorar e utilizar esses novos meios de comunicação de forma criativa é essencial para a imagem de qualquer tipo de corporação.

Estar presente nas mídias sociais ajuda você a manter a sua IES na mente dos candidatos, bem como a manter um diálogo mais próximo com as demandas que eles têm.

Em 2016, o LinkedIn analisou o número de compartilhamentos feitos por funcionários, atualizações, atividades nos grupos e a quantidade de artigos publicados na rede social. Segundo o levantamento da empresa, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ficou em 10º lugar entre as IES mais importantes do mundo.

E, ao contrário do que muitos profissionais de marketing pregam por aí, esse resultado positivo não poderia ser alcançado da noite para o dia. Na verdade, o reconhecimento da FGV foi fruto de um trabalho iniciado em 2008, que hoje conta com a produção de material orgânico para as redes sociais.

Marcos Facó, diretor de Comunicação e Marketing da FGV, afirma que vê no LinkedIn a plataforma do futuro, pois os participantes têm seriedade e as postagens são verossímeis. Com esses ingredientes, ele reúne o mundo acadêmico e o profissional.

Esse engajamento é conquistado com o investimento que a FGV faz em postagens de conteúdos informativos, bem como em grupos de discussão, postagens pagas e o FGV Finder. Este último recurso leva o usuário para uma ferramenta que é capaz de indicar quais MBAs são mais adequados de acordo com as informações fornecidas por ele.

YouTube

O YouTube também é uma ferramenta repleta de possibilidades para as IES. Na terceira edição do VideoViewers, o YouTube confirmou que o percentual de pessoas que têm o hábito de ver vídeos na plataforma é 37% maior do que a audiência da TV por assinatura.

O tempo médio que as pessoas dedicam a ver vídeos passou de 30 para 39,2 horas semanais. O potencial do YouTube na educação já tem sido abordado por uma série de artigos científicos e deve ser explorado em sua IES.

Facebook

O Facebook é a rede social mais acessada no Brasil. Porém, com as mudanças nos algoritmos, fica mais difícil ter visibilidade sem fazer investimentos. Separar uma parte do orçamento para o Facebook Ads, portanto, é essencial.

O segredo é entender onde a sua audiência está e investir em estratégias diferenciadas dentro dessas plataformas. Não adianta criar um perfil no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, LinkedIn e YouTube se você não desenvolve materiais que atraiam a atenção de sua audiência em cada um desses canais.

Vale lembrar que compartilhar um mesmo conteúdo em todos os perfis é uma prática malvista e que não gera bons resultados. Cada rede social tem uma linguagem e uma dinâmica diferente. É preciso estar preparado para se adequar e conversar com a sua audiência em cada uma dessas lógicas!

8. Explore o e-mail marketing

A implementação do e-mail marketing dialoga com estratégias de Inbound Marketing e, portanto, deve ser alinhada com a sua régua de relacionamento.

O primeiro passo é traçar listas segmentadas de acordo com critérios que façam sentido para sua estratégia, como área de interesse, alunos da pós-graduação, da graduação, entre outros.

Agora, pense em quais conteúdos os assinantes de cada uma dessas listas gostariam de ver. Identifique quais são as dúvidas frequentes, quais são os conteúdos mais acessados por eles e o que está sendo noticiado pelos portais em que eles confiam.

Depois de preparar os conteúdos, é hora de entender quais são os melhores horários para disparar os e-mails. Testes A/B ajudarão nisso.

Um CTA (call to action) eficiente é aquele que torna a mensagem irresistível para o usuário. Não prometa mais do que é capaz de oferecer, mas saiba como “vender o seu peixe”!

Todas essas ações devem ser cuidadosamente acompanhadas para verificar o que está dando certo. A partir desses números, você encontra oportunidades para corrigir e aprimorar estratégias.

9. Recorra ao Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das abordagens mais adotadas dentro do Inbound Marketing. Como explicamos acima, com um conteúdo atraente e voltado para os interesses de sua audiência, você tem a chance de fazer publicidade direcionada, promovendo o engajamento nas redes sociais e consolidando seu nome no mercado.

Mantenha a sua relevância e, certamente, sua instituição de ensino conquistará mais alunos!

Investimentos em Marketing de Conteúdo devem estar fortemente alinhados com o SEO (Search Engine Optimization). Isso significa que, ao oferecer conteúdos relevantes para sua audiência, você tem chances cada vez maiores de ser encontrado nos resultados do Google. Assim, um número maior de usuários enxergará autoridade em sua IES, o que, aliado às estratégias corretas de captação e gestão da permanência, aumenta o número de candidatos e alunos engajados.

Outra abordagem do marketing que também é válida para as IES é a geográfica. Com ela, você mapeia as principais necessidades e deficiências da região para levantar pautas e oferecer disciplinas voltadas para a solução desses problemas.

O marketing geográfico pode ser fortemente aliado ao setor de comunicação da sua IES. Assim, um professor que saiba tratar das pautas relevantes para a região pode ser citado em releases e ser utilizado como fonte de informação para reportagens e palestras.

10. Ofereça novos cursos

Responda com sinceridade: você tem certeza de que os cursos oferecidos por sua IES dialogam com as reais necessidades do mercado? Sua instituição de ensino investe em inovação? Os alunos têm demandado disciplinas e abordagens nas salas de aula e nas redes sociais?

Uma forma de testar novas abordagens é oferecer cursos de extensão, workshops e cursos de férias. Com duração curta e custo menor, esse conjunto de disciplinas ajuda a atrair interessados em sua IES e nos mercados em questão.

Aproveite para coletar feedbacks, apresentar a infraestrutura e oferecer descontos para aqueles que se matricularem nesses cursos. Afinal, muitas pessoas podem estar só esperando um primeiro contato para entender qual é o potencial da IES dentro daquele mercado.

11. Invista em soluções on-line

Além de empregar recursos no Marketing de Conteúdo, você também pode criar plataformas específicas para treinar os alunos para o vestibular, para o universo da IES ou mesmo para organizar as atividades acadêmicas que ela concentra.

Aulas ao vivo no YouTube e no Facebook, por exemplo, ajudam a coletar dúvidas e a identificar gaps no aprendizado dos candidatos e alunos. Cursos on-line também podem aumentar a visibilidade de sua instituição.

12. Injete recursos em ações de relacionamento

Feiras de ciências e de profissões, eventos esportivos, entre outros, são ótimas alternativas para atrair alunos. Essas ações ajudam a aproximá-los das novidades do mercado, a ampliar a rede de contatos e a fortalecer a imagem da instituição de ensino.

Lembre-se de que muitos alunos do Ensino Médio não têm clareza sobre os cursos propostos, portanto, essas são ótimas oportunidades para apresentar os diferenciais de sua instituição.

13. Use estratégias de geração de leads

Muitos gestores não sabem, mas ter estratégias para gerar leads é fundamental para manter os resultados positivos da IES. Como já citamos anteriormente, manter um esforço – tanto operacional quanto financeiro – para atrair alunos e convertê-los em leads é vital para aumentar o número de matrículas efetivas e de estudantes fidelizados.

Para realizar a tarefa da melhor forma, a gestão escolar deve, primeiramente, elencar quais serão as ações a serem executadas para gerar mais leads para a instituição de ensino. Nesse sentido, contar com profissionais experientes para otimizar o site da faculdade e criar conteúdos relevantes para a comunidade acadêmica é uma estratégia que pode contribuir significativamente para reter e captar alunos.

E se o seu objetivo for aumentar o alcance da IES no mercado, você pode buscar plataformas de interação on-line, como as redes sociais, para direcionar o tráfego do blog da instituição e, com isso, ter maior quantidade de buscas orgânicas. A publicidade paga também é uma excelente forma de dar visibilidade e atrair ainda mais leads para a instituição de ensino.

Na geração de leads, o foco deve estar direcionado justamente para a qualidade das informações que estão sendo veiculadas, porque os estudantes estão cada vez mais exigentes com relação ao conhecimento transmitido. Geralmente, o que ajuda a captar a atenção são os diferenciais oferecidos pela IES e como ela pode auxiliar os discentes a solucionar seus problemas de aprendizagem.

14. Nutra os leads gerados

Para além de oferecer e obter informações dos potenciais alunos, ao gerar leads a instituição entende melhor quais são os objetivos, as inseguranças, as dúvidas e os interesses da comunidade acadêmica.

Com isso, a gestão deve construir um espaço de diálogo mais próximo, personalizado e adequado às necessidades dos estudantes, que têm mais chances de ter uma melhor impressão e valorização diante das tomadas de decisão da IES.

Quando a gestão de ensino consegue traçar o perfil dos potenciais alunos e dos alunos já matriculados, é possível elaborar conteúdos que sejam do interesse do público. Esta estratégia, além de permitir que a IES ganhe notoriedade, ainda contribui para atrair e captar mais interessados em estudar na instituição.

Mesmo assim, é preciso ter em mente que o processo de nutrição dos leads deve ocorrer com base nos benefícios e nas possibilidades que a sua instituição oferece. Ou seja, a nutrição deve preparar o lead para que ele realize a matrícula em um dos cursos e modalidades ofertados pela IES e, também, para que continue acompanhando tudo o que é veiculado pela faculdade.

Portanto, qualificar os leads por meio de conteúdos relevantes e úteis mantém o seu funil de vendas sempre em movimento, oferecendo muito mais chances de ter retorno sobre o investimento nas campanhas de marketing.

Com um bom planejamento de divulgação e a realização adequada da nutrição dos leads, a sua IES ganha em relação à concorrência e consegue entregar o que os estudantes mais precisam no momento certo, apresentando um diferencial no mercado educativo.

15. Treine a equipe de vendas

Outra dica fundamental é contar com uma equipe comercial bem treinada e acolhedora, que consegue transformar visitantes e leads em alunos matriculados. Para otimizar a conversão, o gestor deve investir em treinamentos que abordem determinados assuntos, como técnicas de venda, prospecção e atendimento, equipamentos e material de divulgação mais adequados, entre outros que sejam relevantes para o time responsável pela conversão.

Quando a equipe ainda conta com colaboradores que têm facilidade de se comunicar com diversos tipos de público por meio das redes sociais, é possível ter um maior poder de persuasão e aumentar as chances de que a IES cative um potencial aluno. Mesmo que a matrícula não seja efetivada imediatamente, há grandes chances de que o estudante pense na instituição de ensino na hora de decidir sobre sua qualificação.

Assim, é essencial que a gestão educacional realize o monitoramento da produtividade e das vendas, definindo metas diárias, semanais, quinzenais ou mensais para o time de trabalho. Como incentivo, você pode estipular gratificações com o objetivo de renovar ainda mais a força da equipe e estimulá-la a continuar fazendo um bom trabalho para a IES prosperar.

Dessa maneira, será possível definir uma divulgação mais eficaz para os futuros alunos e, consequentemente, gerar resultados positivos para a efetivação das matrículas. O CRM, como já citamos, é bastante utilizado para acompanhar o andamento de cada etapa, pois o sistema demonstra tudo o que é preciso fazer para concluir o processo de matrículas da melhor forma.

16. Utilize reviews de alunos

Cases de sucesso de pessoas que se formaram na sua faculdade e que são bem-sucedidas na profissão que escolheram podem ser utilizados pela gestão da IES para incentivar os potenciais estudantes. Os depoimentos positivos sobre a instituição podem ser divulgados em inúmeros canais, como redes sociais, revistas, entre outros meios de publicidade.

Além disso, promover as histórias de vida de alunos e ex-alunos é uma oportunidade para estabelecer e melhorar as conexões com os leads. Dessa maneira, a IES pode compartilhar as conquistas e os elogios que o corpo docente e a gestão acadêmica receberam para valorizar a sua própria imagem, gerando maior eficiência na captação de estudantes.

Tudo isso contribui para que a instituição de ensino consiga promover seus diferenciais e demonstrar os benefícios que tem a oferecer à comunidade acadêmica. Além de se sentirem mais seguros para efetivar a matrícula, os alunos também terão a garantia de que estão investindo em uma faculdade de renome e qualidade, sem receios em relação ao seu futuro.

17. Aponte caminhos profissionais aos discentes

Uma das maiores preocupações dos estudantes que começam uma graduação é relacionada à colocação no mercado de trabalho após a formatura. Por isso, é fundamental que a IES ofereça apoio e indique caminhos profissionais para os alunos ao longo do curso.

Diversas agências de emprego contam, hoje, com parcerias importantes no setor educacional, permitindo que os estudantes tenham mais facilidade no contato e na relação com os empregadores. Geralmente, as primeiras oportunidades de estágio ou vagas são conquistadas por meio dessas parcerias.

Assim, por ser uma forma de antecipar as experiências do cotidiano de trabalho e dos desafios da carreira, a instituição deve buscar sempre impulsionar e motivar o crescimento dos discentes – até mesmo porque muitos deles serão os futuros cases de sucesso da IES.

Para aumentar a receita da instituição de ensino, todas essas estratégias para captação de alunos precisam estar aliadas aos processos de gestão acadêmica e financeira. A adoção de softwares também ajuda a tornar o fluxo de caixa mais simples e, por isso, deve ser implementada com abordagens inovadoras para manter a saúde da IES.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e assine agora mesmo a newsletter do Lyceum para receber, diretamente em seu e-mail, todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros