Professor produtivo: como garantir a produtividade do corpo docente?

Atualizado em

Professores são responsáveis por várias atividades diferentes, que vão desde o planejamento das aulas até a exposição delas. Com tantas atribuições, é importante que a instituição dê as condições necessárias para tornar o professor produtivo.

Uma gestão moderna é fundamental para que isso aconteça. Isso envolve boas práticas de planejamento, carga horária adequada e o uso da tecnologia. Com esses fatores, aumenta a probabilidade de o professor alcançar a produtividade esperada.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como melhorar a produtividade de um professor. Acompanhe a leitura!

Como melhorar a produtividade dos professores?

O desempenho dos professores depende das condições de trabalho oferecidas, da gestão da instituição e dos propósitos da educação. Vamos conferir algumas dicas para otimizar o trabalho dos docentes!

Ofereça condições para o preparo das aulas com antecedência

O planejamento é um fator primordial para a qualidade das aulas e a produtividade do professor. Quando ele sabe exatamente o que precisa ser feito, ele tem condições para definir os objetivos das aulas e torná-las mais proveitosas.

Com isso, as aulas estarão otimizadas, evitando os espaços de dispersão e discussão de assuntos que não estão relacionados ao conteúdo abordado. Além disso, será mais fácil a elaboração de atividades que reforçam o conteúdo e tornam a aprendizagem mais eficiente.

Escolha um método de ensino

Ao escolher um método de ensino, você direcionará o professor de maneira direta, facilitando suas escolhas. É interessante pensar em metodologias ativas que transformem os alunos em protagonistas, com autonomia e capacidade de construção do conhecimento.

Dessa maneira, o professor conseguirá pensar em atividades que posicionarão os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. Isso contribui para a melhoria do aprendizado e da qualidade do ensino.

Defina uma carga horária adequada

Um dos grandes vilões da produtividade é o cansaço. Quando a carga horária está muito cheia, é possível que o docente tenha excesso de trabalho e não consiga oferecer o seu melhor durante todo o tempo.

Portanto, é fundamental determinar uma carga horária adequada para o corpo docente, respeitando os momentos de descanso e os limites de cada profissional. Além de evitar o cansaço em excesso, a motivação dos professores tende a aumentar, o que também reflete na produtividade e na qualidade do trabalho.

Incentive a autonomia do professor

Ainda que um método de ensino seja definido, é importante incentivar a autonomia dos professores. Permita que seu professor divida as atividades e as pontuações de acordo com suas preferências, mesmo que isso implique menos ou mais avaliações e trabalhos em grupo.

Visto que cada professor tem a sua metodologia, permitir que eles desenvolvam algumas de suas ideias é uma forma de manter a motivação no ambiente de trabalho. Profissionais motivados costumam produzir muito mais do que os desmotivados, portanto, não se esqueça de dar o espaço necessário.

guia da gestão educacional

Proporcione um ambiente saudável

É necessário ter equilíbrio, tornando o ambiente de trabalho saudável, fazendo os docentes se sentirem confortáveis e estimulados.

O relacionamento entre professor e gestor deve ser sadio, com troca de informações importantes e que tragam melhoria para os processos. O espaço para sugestões e contribuições deve estar sempre aberto, permitindo que ideias interessantes sejam implementadas.

Estimule o uso da tecnologia

A tecnologia deve ser vista como a principal aliada para aumentar a produtividade dos professores. Muitos processos de sala de aula e planejamento foram feitos manualmente por muito tempo, sendo difícil gerenciar todos esses dados de modo rápido e organizado. Planilhas, notas, observações e várias outras informações ficavam perdidas em meio a pilhas de papel.

Com o avanço da tecnologia, porém, esses processos podem passar do manual para o digital. Dessa maneira, os dados importantes ficam armazenados em sistemas que facilitam o acesso do professor e agilizam o seu trabalho. Isso proporciona economia de tempo, além de oferecer mais controle sobre tudo.

De que maneira o sistema Lyceum pode ajudar a tornar um professor produtivo?

Pensando em facilitar a vida do seu corpo docente e oferecer ferramentas que otimizem o trabalho, o sistema Lyceum é uma ótima opção. Por meio dele, o professor pode visualizar informações pertinentes às turmas que ensina. Além disso, o profissional consegue cadastrar dados importantes relacionados com a vida acadêmica de seus alunos.

Outra facilidade é a possibilidade de fazer solicitações e operações em qualquer local, sem a necessidade de ir à instituição, o que traz muita agilidade e contribui de forma determinante para a produtividade do docente.

Entre as funcionalidades do Lyceum estão o lançamento de notas e faltas no sistema, o plano didático e diário, a publicação de materiais didáticos para os alunos e a emissão de documentos oficiais para serem entregues na secretaria.

Ele ainda serve como uma secretaria virtual para o docente, sendo possível solicitar substituição de aula, documentos, recursos audiovisuais e assim por diante. Após a solicitação, o andamento do serviço, ou seja, a situação e o local em que ele se encontra, pode ser acompanhada dentro da plataforma.

Os professores podem cadastrar avaliações e critérios de avaliação, além de conferir horários e dias de provas e aulas, bem como os locais. Outra funcionalidade é poder agendar provas, deixar avisos e cadastrar ocorrências dos alunos, melhorando a comunicação.

Os docentes podem verificar a situação de seus alunos em termos de notas médias, frequência e apropriação do plano, bem como a situação dos estudantes em cada disciplina que ministra. Dessa forma, é possível verificar como estão as suas turmas em relação a toda a comunidade acadêmica.

Neste artigo, vimos alguns aspectos que podem ser trabalhados para tornar o professor produtivo. O trabalho docente não depende de apenas um fator, o contexto precisa contribuir para que tudo seja feito de forma ágil e prática. Por isso, a tecnologia é uma aliada fundamental, facilitando os processos e trazendo mais produtividade para os professores.

Quer ter mais informações sobre o Lyceum? Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades que ele oferece!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros