Gestão do aluno: por que investir no sistema Lyceum?
A educação é o ponto fundamental para a evolução de uma sociedade. É por meio dela que o indivíduo adquire, por exemplo, habilidades para o pensamento crítico e competências para o trabalho. Em vista disso, as instituições precisam buscar, constantemente, formas de lidar com os desafios que surgem na jornada do ensino. A gestão do aluno é um processo essencial nesse sentido.
Isso porque ela permite administrar ações, como a captação de estudantes, matrícula e retenção. Além disso, é importante ter em mente que, com a evolução da tecnologia, as formas de gestão também se transformam. Com isso, uma instituição que queira se manter competitiva não deve ficar acomodada.
Acompanhe, a seguir, mais informações sobre a gestão do aluno para as escolas!
O que é a gestão do aluno?
Uma sala de aula convencional costuma ter dezenas de alunos presentes. Ainda que o conteúdo lecionado a todos seja igual, não se pode dizer que todos na turma estão exatamente no mesmo nível de aprendizagem. Questões intrínsecas à individualidade contribuem para essa diferença.
A grande questão é que nem sempre professores e gestores conseguem perceber as nuances na aquisição de conhecimento entre os estudantes. Todavia, o problema não é só esse. Inadimplência, faltas e notas são indicadores que podem, de forma preditiva, apontar alunos que podem evadir da instituição de ensino.
Do ponto de vista do aluno, ele quer ter todas as informações acessíveis, a todo tempo, onde ele estiver. Alguns exemplos de demandas são consulta na grade de horários, verificação de notas e emissão de novos boletos pelo smartphone.
A gestão do aluno é o processo que entrega a solução para todas essas necessidades. É por meio desse processo que gestor e professor são capazes de acompanhar e comparar o desenvolvimento dos alunos e verificar faltas, atrasos, ocorrências pedagógicas ou outras informações.
Essa gestão é, também, a possibilidade de o estudante participar mais ainda do seu processo de aprendizagem, já que, assim, ele terá mais integração com professores, gestores e com seu crescimento acadêmico.
O que falar sobre a gestão de permanência do aluno?
Outro desafio costumeiro é a evasão escolar, que é vista, pelos maiores especialistas, como um problema de todos — ou seja, dos pais, dos alunos e da escola. De acordo com o Censo Escolar 2018, a Educação Básica perdeu cerca de 1,3 milhão de alunos, em comparação aos últimos 4 anos, e, na rede privada, a redução foi de cerca de 40 mil matrículas. Isso sugere a adoção de alguns investimentos, com o intuito de reter os estudantes até o final do ensino.
Uma das consequências desse problema é a posterior dificuldade do jovem de se inserir no mercado de trabalho, o que acaba aumentando a taxa de desemprego e a desigualdade social, além de favorecer o aumento da violência.
Assim, é fundamental buscar formas de combater a evasão, em qualquer nível escolar. É necessário compreender por que e como ela ocorre, além de ter dados que sinalizem quais pessoas são mais propensas a abandonar o ensino antes do tempo.
Professores têm um papel importante nessa questão, já que têm maior e mais constante contato com os estudantes. Assim, precisam estar por dentro das maiores dificuldades de cada um.
Então, na gestão de permanência, é possível ter um controle mais preciso dos alunos, analisando comportamentos, faltas, atrasos e particularidades. Por exemplo, podemos ter aquele universitário que precisa trabalhar para pagar seu curso, mas também aquele que mora com os pais e enxerga o ensino superior como uma extensão do ensino médio. São perfis diferentes e, assim, tenderão a encarar o curso de forma distinta.
Desse modo, o objetivo é traçar um perfil de cada estudante, para premeditar quem tem mais probabilidade de abandono e, então, entrar com a solução antecipadamente.
Qual a importância da gestão do aluno?
A partir de uma gestão do aluno mais apurada, é possível, por exemplo, perceber um declínio no desempenho. Esse fato pode sugerir a investigação de elementos que colaboram para essa consequência, como bullying, pendências financeiras ou problemas familiares.
Também, por meio de uma monitoração, a escola pode descobrir disciplinas com índices mais altos de dificuldade e elaborar atividades de reforço, a fim de manter os alunos dentro do nível exigido de conhecimento. O fato de controlar a inadimplência também é outro ponto positivo, já que isso faz com que a gestão financeira fique mais apurada e saudável.
De qualquer forma, é importante lembrar que toda instituição precisa ter mecanismos para fazer o gerenciamento dos alunos, desde a captação até o registro acadêmico, incluindo nota, falta, financeiro, gestão dos contratos, geração dos pagamentos etc.
A retenção do conhecimento por parte de cada aluno precisa ser levada a sério, já que é por meio da performance dele que a instituição de ensino consegue obter um bom ou mau desempenho geral.
O que o sistema Lyceum pode fazer pela instituição?
O Lyceum é um sistema que possibilita que gestores, professores e alunos tenham mais controle sobre os cursos. Ele acompanha a evolução tecnológica, entregando ao aluno uma interface do jeito de que ele necessita, com informações acadêmicas disponíveis em celulares, tablets e computadores. Alguns de seus benefícios estão dispostos a seguir.
Otimiza os processos
Com o objetivo de oferecer mais praticidade, o Lyceum trabalha, também, com aplicativos, os quais são agradáveis de usar e mostram notificações a cada atualização. Ele informa sobre a nota da matéria que acabou de sair, lembra sobre o pagamento do boleto, dá recados importantes para a próxima aula e notifica sobre o dia da festa junina, por exemplo.
Se o aluno quer solicitar um serviço, ele o faz pela plataforma e, caso haja necessidade de um documento oficial, ele tem todos os registros para, depois, receber presencialmente.
Integra as informações
As informações acadêmicas, gerenciais e financeiras ficam centralizadas em um único lugar. Tendo em vista que uma instituição gera enorme quantidade de dados diariamente, é fundamental ter tudo organizado. A integração de áreas distintas de uma instituição é outro ponto positivo e permite ao gestor ter o controle de processos e conferir a redução de gastos.
Também, pela plataforma, é possível acompanhar como que o polo está se saindo em questão de captação de alunos, matrícula e retenção.
Melhora a comunicação
Uma grande facilidade aos estudantes é a questão de eles poderem negociar suas dívidas com a secretaria virtual, além de solicitar outra via do boleto, no caso de atrasos de pagamento.
Isso já evita longas filas de espera, além de faltas nas aulas, o que é bastante comum de acontecer quando precisam resolver essas pendências de forma presencial. Unindo isso ao fato de os alunos — e, no caso de crianças e adolescentes, os pais — terem fácil acesso a rendimento escolar, notas, faltas, atrasos e recados importantes dos professores, pode-se dizer que o Lyceum permite uma boa experiência na comunicação com a instituição.
Agrega valor à instituição de ensino
O sistema ajuda a instituição a agir rápido, com soluções para os problemas. Em situação de possível evasão, a escola pode oferecer meios para facilitar ao estudante sua continuidade no curso. Além disso, quando a instituição obtém bons desempenhos dos alunos, consequentemente, ela consegue mais reconhecimento perante a sociedade.
A gestão do aluno é fundamental para toda instituição, já que, por meio desse processo, é possível conhecer melhor seus estudantes e ter mais controle sobre suas demandas e necessidades. É importante que a escola fique atenta às novas tendências do mercado para que, eventualmente, busque atualizar o seu sistema, a fim de acompanhar essas novidades e não se contentar com uma plataforma desatualizada.
Não deixe sua instituição ficar para trás. Entre em contato conosco e invista em inteligência para a sua gestão educacional!