como criar ofertas de EAD

Como e por que criar ofertas de Ensino a Distância (EAD) para captar mais alunos?

O Ensino a Distância pode ser a solução que a sua instituição de ensino procura para captar mais alunos.

Como a tecnologia permite a diminuição de gastos, ao mesmo tempo que possibilita acesso a um mercado maior, ampliando a sua área de abrangência e, portanto, a quantidade de alunos matriculados, o uso da tecnologia pode fazer com que seus resultados sejam melhores sem que haja perda de qualidade na educação.

É isso o que pretendemos mostrar a você neste artigo. Entenda como funciona essa modalidade e o que é necessário para que ela comece a dar bons resultados. Sendo assim, confira.

O EAD

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade que possibilita ao aluno os mesmos benefícios do ensino presencial sem que ele precise, necessariamente, ir até às unidades de ensino para acompanhar as aulas.

Nela, o diferencial é poder usar a tecnologia para exercer esse papel, ou seja, de casa, o aluno pode ter acesso ao conteúdo do curso e todas as atividades, imprimindo o ritmo de estudos que julgar mais adequado, inclusive escolhendo os horários de acordo com as suas possibilidades.

Trata-se de modalidade que se expande cada vez mais no mundo todo a ponto que já se fala em Educação sem necessidade de especificar se é presencial, a distância ou híbrida. A mais popular, na verdade é a modalidade híbrida que mistura atividades presenciais e a distância.

Para cursos de graduação e pós-graduação é necessário seguir a regulamentação, mas há uma infinidade de cursos de aperfeiçoamento, de atualização tecnológica, de especialização que podem ser oferecidos independente do reconhecimento do MEC.

Se a sua instituição ainda não utiliza EAD, está mais do que na hora de começar a introduzir essa modalidade de ensino porque ela tende a ser dominante no futuro próximo.

Regulamentação

A regulamentação exige que o curso tenha mais de 70% de seu conteúdo desenvolvido de maneira que professor e aluno não estejam ocupando o mesmo espaço no momento da aula.

Além disso, cabe ao Ministério da Educação (MEC) autorizar as instituições de ensino a oferecerem cursos nessa modalidade, independentemente da área, seja no ensino médio ou superior.

O Decreto 9.057/2017

Para uma instituição de ensino disponibilizar ao aluno um curso a distância, é preciso, primeiramente, cumprir as exigências básicas do MEC. O Decreto 9.057/2017 serve como parâmetro principal para definir suas ações.

Nele, consta que:

  • é permitido às instituições de ensino superior (IES) fazerem o credenciamento para cursos de EAD sem que haja o credenciamento para os mesmos cursos presenciais, ou seja, sua unidade não precisa necessariamente oferecer um curso de História na modalidade presencial para ter um curso de História na modalidade EAD;
  • as IES públicas são automaticamente credenciadas para ofertar cursos de EAD, devendo se recredenciar em, no máximo, cinco anos após terem oferecido o primeiro curso;
  • esse credenciamento deve ser feito no MEC, que exige também que todas as instituições mantenham cursos de graduação em funcionamento, impedindo a oferta somente na modalidade de pós-graduação lato sensu.

O MEC disponibiliza uma lista com os Polos Credenciados para EAD. Para fazer parte deles, é preciso seguir os procedimentos a seguir.

Busca de autorização

Cabe à IES procurar o MEC para cumprir com todas as exigências legais para obter a autorização para ofertar um curso a distância.

Universidades e Centros Universitários que têm autonomia não dependem dessa autorização, precisando somente informar à Secretaria competente os cursos que oferecem para que possam ser supervisionados, avaliados e reconhecidos.

O processo é realizado de acordo com cada curso, sendo que, nos casos de Direito e da área médica, é preciso contar também com o aval do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Nacional de Saúde, respectivamente.

Você pode ofertar cursos sem passar por esse procedimento, entretanto, sem a autorização do MEC, eles serão considerados como cursos livres.

Validação do diploma

Quando o curso de graduação tiver completado 50% da carga horária, a IES deverá solicitar o seu reconhecimento. Ele é condição para que os diplomas sejam certificados em âmbito nacional.

É sempre bom lembrar que os diplomas de EAD têm a mesma validade dos presenciais, não constando no documento qualquer diferenciação em relação a isso.

guia da gestão educacional

Ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), será preciso renovar esse reconhecimento na secretaria competente.

Desafios na gestão do EAD

Com o percentual de matrículas crescendo mais que no ensino presencial, o EAD tem democratizado o acesso ao ensino superior no nosso país. Sendo assim, o caminho que o futuro apresenta é o da convergência desse modelo com o ensino presencial, muito em função da intensificação do uso de novas tecnologias no meio educacional.

Incorporar ferramentas digitais, migrando também os serviços administrativos para o virtual, é algo que pode elevar o padrão de qualidade e oferecer ganhos maiores às instituições de ensino.

Desafios também se apresentam na gestão dos polos de apoio presencial, a unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado das atividades pedagógicas e administrativas que dizem respeito aos cursos a distância.

Questões como a infraestrutura física e logística de funcionamento precisam ser organizadas para garantir o melhor atendimento aos estudantes. Um polo precisa ter espaços para ensino, laboratórios de informática, biblioteca e recursos tecnológicos compatíveis com as necessidades dos cursos.

Por que criar ofertas de ensino a distância

O que faz com que a modalidade EAD seja muito competitiva é a economia e o ganho de escala que ela pode proporcionar. Como combina tecnologias convencionais com tecnologias modernas, o EAD dá condições para que o aluno estude fora do ambiente de sala de aula, o que permite redução de gastos com energia elétrica, profissionais de segurança e limpeza e, principalmente, com horários de professores e plantonistas ao romper a limitação física de alunos que podem ser alocados em uma sala de aula.

A questão é oferecer as condições necessárias para os alunos, de modo que o fato de eles não se encontrarem no mesmo lugar físico que o professor que ministra as aulas não represente uma perda de qualidade do curso.

Questões técnicas envolvidas

Para o aluno, é preciso estabelecer os requisitos mínimos de sistema para que as aulas fluam com qualidade. Sendo assim, a instituição pode determinar já no oferecimento do curso quais obrigações são essas.

Via de regra, é exigido somente um computador com configurações básicas e acesso à internet banda larga, bem como o entendimento mínimo de procedimentos como downloads, reprodução de vídeos on-line, entre outros.

Além disso, é preciso que a instituição oriente a comunidade acadêmica em relação a programas específicos que podem ser exigidos ao longo do curso.

Precificação

Em média, os preços cobrados em cursos a distância são mais baixos do que nas modalidades presenciais, em função da economia que os gastos com a manutenção do ambiente escolar exigem e do ganho de escala.

É com infraestrutura e horários de professores e plantonistas que a instituição de ensino obtém sua maior economia e, dessa forma, pode cobrar menos nas mensalidades.

Outro aspecto fundamental do EAD é o material didático, pois é preciso pensar também em soluções que envolvam as diferentes possibilidades de mídias presentes no processo, pois a relação entre educando e educador passa pela interação com essas mídias. Um exemplo de sucesso na elaboração de material didático é a Unicesumar, cujo material didático desenvolvido para o curso de Gastronomia EAD conquistou o primeiro lugar na categoria Material Didático On-Line no Prêmio ABED Belas Artes Design para EAD 2017.

Autonomia dos alunos

Um diferencial do EAD é a possibilidade de o aluno estudar de maneira flexível, ou seja, é ele quem determina o período em que vai aprender. Isso significa que a organização é muito mais individual, justamente pela liberdade que a modalidade oferece. Nesse caso, a instituição oferece os conteúdos e programa as atividades para serem realizadas dentro de determinado prazo.

A entrada no curso pode ser feita via processo seletivo e as avaliações ficam a critério da organização. Em alguns casos em que elas só podem ser realizadas presencialmente, cabe ao aluno ir até ao local indicado pela instituição para realizar os exames.

O futuro do EAD

A tendência é que, no futuro, a integração entre os modelos mais tradicionais e os de EAD seja cada vez maior, convergindo para o modelo híbrido de ensino, e isso diferencie instituições que investiram nessa alternativa de maneira estratégica.

Por isso, talvez a grande questão que envolva o EAD para gestores seja o entendimento dessa modalidade como uma oportunidade e um desafio.

Oportunidade para fazer com que a instituição amplie seus resultados significativamente em função da adaptação a uma alternativa que muitas vezes não é bem vista por profissionais da educação.

Nesse sentido, o desafio é transformar o EAD não somente em uma fonte de resultados, mas, sim, em uma referência de qualidade para a instituição. E isso a tecnologia tem mostrado que é perfeitamente possível.

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