Educação continuada: cursos online gratuitos durante a quarentena!

Atualizado em

A educação continuada é uma excelente forma de aproveitar o tempo durante o período de quarentena, recomendada por conta da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).

Este momento deve ser encarado com positividade e, claro, como uma oportunidade de otimização do seu tempo e educação.

Entenda a importância da educação continuada e conheça alguns cursos gratuitos disponibilizados em plataformas virtuais neste período de isolamento social.

Vamos lá?

Por que investir em educação continuada?

Aprendizagem contínua, que tem como fundamento a constante atualização do indivíduo em diferentes aspectos da vida: profissional, acadêmico e pessoal. É esta a premissa que ampara a educação continuada.

“Nunca é tarde para se aprender algo novo”. Esta é uma das máximas utilizadas neste conceito educacional. Porém, apesar de muito difundido no cotidiano, muitas pessoas não o aplicam de maneira eficaz.

A educação continuada auxilia o indivíduo que está em busca de recolocação no mercado de trabalho e também valoriza o currículo de um profissional em sua colocação atual. Em resumo, a realização de cursos e especializações deve ser encarada como uma grande oportunidade de crescimento.

Neste momento de crise devido à pandemia do Covid-19, há uma grande chance de repensar a carreira e atualizar os conhecimentos, por meio de cursos gratuitos ofertados por instituições reconhecidas.

Separamos algumas dicas a seguir!

Leia também: Covid-19: Conheça ferramentas úteis para o ensino à distância

Educação continuada

Educação continuada: IEs disponibilizam cursos online gratuitos

O impacto do avanço do novo coronavírus na educação foi significativo e culminou na adaptação de cursos que atendem desde a educação básica até o ensino superior, passando por pós-graduações e cursos livres, para a modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Neste processo, várias instituições de ensino disponibilizaram cursos de aprimoramento e especialização de forma online e gratuita, para quem deseja otimizar seu tempo e enriquecer o currículo.

Mais de 600 cursos de qualificação profissional estão disponíveis em plataformas virtuais.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Dentre as instituições de ensino que os ofertam, está a Universidade de Harvard, que liberou mais de 100 cursos gratuitos na modalidade EaD. É importante lembrar que as aulas são em inglês e contemplam 14 áreas do conhecimento. Confira!

Aqui no Brasil, a Escola Nacional de Administração Pública desenvolveu uma grade curricular com mais de 156 cursos gratuitos com temas variados, que vão de saúde à economia. É possível acessá-los no site da escola virtual.

O Senado também disponibilizou, através da Plataforma Saberes, cursos em duas modalidades:

  • Cursos EaD sem tutoria, destinados a todas as pessoas;
  • Cursos EaD com tutoria, em que o público em geral poderá fazer a pré-matrícula. Porém, os inscritos só serão selecionados se houver disponibilidade de vagas.

Há ainda o Senac, que está oferecendo uma série de cursos gratuitamente. As inscrições devem ser realizadas a partir do site da rede.

Para quem tem mais de 50 anos de idade, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon está oferecendo mais de 80 cursos na modalidade EaD. Dentre eles, estão os seguintes temas:

  • Aposentadoria e seu aspecto financeiro;
  • Word Básico, Excel Básico, Inglês básico, Comunicação oral.

Já para quem deseja desenvolver habilidades digitais, a ComSchool oferece quatro cursos gratuitos online:

  • Como montar uma loja virtual;
  • Como vender no Instagram;
  • Facebook ADS;
  • Marketing no Youtube.

Também podemos destacar a plataforma digital da instituição Sest Senat, que está ofertando diversos cursos sem quaisquer custos. Confira a lista!

Você conhece a plataforma de ensino on-line Udemy? Ela liberou 40 cursos gratuitos, introdutórios e avançados, voltados às áreas da programação e tecnologia. Saiba quais são clicando aqui.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) abriu inscrição para 55 cursos na modalidade EaD. Vale a pena conferir.

Cursos da Universidade de São Paulo também estão sendo ofertados de forma gratuita. Porém, há cobrança de taxa para a emissão do certificado. Saiba mais.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Como você pôde ver, o momento por que passamos acarretou em uma série de mudanças na educação. Reforçou, inclusive, a importância da adoção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelas instituições de ensino.

O AVA é uma plataforma criada para gerenciar cursos através da internet. Com a necessidade do isolamento social para frear o avanço do novo coronavírus, as instituições precisaram adaptar-se à modalidade de Ensino a Distância (EaD), a partir da qual são oferecidos todos os cursos que indicamos acima.

Leia também: Covid-19: Tecnologia facilita educação a distância

Quer saber mais sobre ferramentas que auxiliam o EaD? Acesse o Blog Lyceum e fique por dentro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros