Covid-19 na educação

Covid-19: Conheça ferramentas úteis para o ensino a distância

O mundo vem enfrentando uma grande crise devido à pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Na educação, o cenário não é diferente.

Sendo assim, chegou o momento de contar ainda mais com a utilização da tecnologia, para que este cenário não traga prejuízos à educação dos alunos que estão cumprindo a quarentena.

A perspectiva é que o momento de instabilidade pelo qual passamos perdure por alguns meses e, desta maneira, não pode haver implicação no calendário letivo, concorda?

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a realização das aulas de forma remota para evitar aglomerações e o risco de contágio na pandemia pelo novo coronavírus.

Neste artigo, você conhecerá algumas ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e no atendimento de alunos on-line.

Vamos lá? 

Impacto do Covid-19 na educação: Saiba como explorar o ambiente virtual de aprendizagem

A tecnologia nos permite atravessar fronteiras, e com o ensino não é diferente. A grande maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) já contam com plataformas de educação que permitem o ensino a distância.

O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do inglês Learning Management System (LMS), é capaz de melhorar a educação digital oferecida por Instituições de Ensino (IE).

Com este cenário de quarentena imposto pelas autoridades públicas devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais precisaram ser substituídas pela modalidade a distância.

Para que o calendário letivo e a educação dos alunos não sejam prejudicados, a utilização de ferramentas que auxiliem no processo ensino-aprendizagem se faz necessária.

O AVA faz parte da educação na modalidade EAD e simula o ambiente presencial de uma sala de aula trazendo a mesma qualidade de ensino aos alunos.

Este ambiente virtual permite a integração de ferramentas e recursos que são de gran valia tanto para professores quanto para alunos, permitindo a continuação e otimização do processo de ensino-aprendizagem.

Na plataforma de EAD (software) ou página online, os conteúdos são dispostos, organizados e acessados pelos alunos da instituição e seus docentes.

Geralmente todo o conteúdo fica on-line, armazenado na nuvem, e disponível para ser acessado em qualquer hora, dia e local do planeta, desde que haja uma conexão à internet.

Confira, a seguir, como explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem:

  • O docente tem a possibilidade de programar as aulas, seguindo o mesmo calendário educacional presencial;
  • Os alunos têm acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores;
  • As ideias podem ser debatidas no fórum do ambiente e as dúvidas dos alunos podem ser tiradas pelos professores em tempo real;
  • Acompanhamento do avanço tanto pelos alunos, quanto pelos professores, de forma remota (virtual).

Para que o AVA seja bem aproveitado, é importante que os alunos e professores façam sua parte. A disciplina é um item fundamental no processo educacional na modalidade EAD.

Existem outros recursos que possibilitam a interatividade neste tipo de ambiente de aprendizagem. Destacamos alguns deles:

  • Quizzes;
  • Vídeos que podem ser enviados aos alunos;
  • Bate-papos que o sistema permite;
  • Troca de feedbacks;
  • Trabalhos grupais dentro do ambiente também melhoram as relações entre alunos e professores.

No entanto, existem outras formas de se comunicar e compartilhar conteúdo neste ambiente, que potencializam o ensino, inclusive, quando os alunos não estão on-line. Isso porque eles podem receber notificações push, SMS ou e-mail sobre o que ocorre no ambiente digital.

Blackboard

Como estamos falando de ambiente virtual de aprendizagem, é válido falar sobre a Blackboard, líder em tecnologia educacional, que oferece uma experiência de aprendizagem conectada e orientada para análise de dados.

A plataforma oferece recursos que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua. A solução de aprendizagem permite impulsionar a eficácia acadêmica, promover o engajamento dos alunos e possibilitar a melhoria contínua através da geração de insights educacionais.

Canvas

Outra plataforma educacional importante é a Canvas. Nativa em nuvem, ela oferece as ferramentas digitais e de criação de conteúdo de forma que professores e alunos criem uma experiência de aprendizado mais intuitiva e, neste momento, mais conectada.

Permite que as instituições de ensino construam seus próprios ambientes virtuais de aprendizagem de forma customizada.

Moodle

O software livre de apoio à educação Moodle vem sendo utilizado também como suporte a cursos presenciais, grupos de estudo e  treinamento de professores, além de, claro, como apoio à educação a distância.

Leia também: Como tirar maior proveito de um ambiente virtual de aprendizagem?

Você conheceu as três principais plataformas de AVA e agora já sabe que o sistema de gestão educacional Lyceum possui integração com o sistema de aprendizagem virtual da instituição.

Conheça outras ferramentas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, neste momento de quarentena!

Google Hangouts Meet na educação

A ferramenta conta com versões gratuita e paga. Porém, diante do cenário atual, a equipe do Google disponibilizou a plataforma Hangouts Meet de forma totalmente gratuita até o dia 1 de julho de 2020.

O Google Hangouts Meet é uma ferramenta que facilita a participação nas vídeos-chamada de trabalho. O usuário pode criar reuniões e compartilhar o link com seus colegas.

No caso da educação, os professores conseguem realizar a transmissão das aulas em vídeo-chamada com sua turma de alunos.

A plataforma conta com uma interface rápida e leve, permitindo o gerenciamento inteligente de participantes.

Por ser integrado ao G Suite, é possível participar de reuniões a partir de um evento criado no Google Agenda ou através de um convite enviado por e-mail.

Os aplicativos Meet criados para as plataformas iOS e Android possibilitam a visualização das reuniões do dia. Aplicado à educação, os alunos e professores conseguem programar-se para as aulas do dia.

Google Agenda para organizar a educação!

Outra plataforma, já citada anteriormente, é o Google Agenda (ou Google Calendar).

É um serviço de agenda e calendário ofertado gratuitamente pelo Google. Neste cenário de trabalho na modalidade home office e ensino a distância, esta ferramenta é muito útil para o planejamento das aulas, atividades educacionais e distribuição de conteúdo.

Através do Google Agenda, o docente consegue adicionar e controlar atividades e compromissos; compartilhar a programação com seus alunos; e agregar à sua agenda outras agendas públicas.

Leia também: Covid-19: Tecnologia facilita educação a distância

Covid-19 na educação

 

Lyceum: Sistema de Gestão Educacional

Concentrado na utilização de tecnologia de ponta voltada ao setor educacional, o sistema de gestão educacional Lyceum proporciona maior fluidez nos processos das instituições de ensino. Possibilita, por exemplo:

  • Gestão de toda vida acadêmica dos alunos;
  • Secretaria acadêmica virtual;
  • Divulgação de notas e faltas;
  • Atendimento aos estudantes, inclusive com demandas mais burocráticas;
  • Unificação das informações;
  • Acesso a todos os indicadores de desempenho da instituição pelos gestores.

A solução também disponibiliza portais responsivos para que instituições de ensino básico, superior e de cursos livres captem alunos pela internet. Inclusive com um e-commerce de cursos, ideal para captar alunos on-line.

É importante ressaltar que o Lyceum também conta com portais voltados aos alunos, docentes e coordenadores; secretaria virtual, em que é possível tratar de assuntos como matrícula e rematrícula, movimentações e atendimentos; e módulo voltado à gestão acadêmica, financeira e administrativa.

O Sistema de gestão Educacional, Lyceum, é integrado ao sistema virtual de aprendizagem da instituição de ensino. Sendo assim, listamos as três principais plataformas que são mais utilizadas pelas instituições de ensino . Confira!

Lyceum Chatbot para atendimento aos alunos

Como todos estão acompanhando, as instituições de ensino superior foram autorizadas pelo MEC a adotar a modalidade de ensino a distância (EAD).

A transformação digital que estamos vivenciando desde os últimos tempos, vem possibilitando o crescimento na oferta de serviços de qualidade e sua assistência de forma integral ao usuário.

Na educação, a inteligência artificial é uma grande aliada e está presente em diversas plataformas e aplicativos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e também prestam suporte aos alunos e/ou seus responsáveis.

Você conhece o ChatBot?

O ChatBot é um robô (robot) que conversa com as pessoas via chat. Representa uma grande evolução entre pessoas, marcas e tecnologia.

Diante do cenário da pandemia pelo Covid-19 e a quarentena imposta pelas autoridades públicas para evitar a disseminação do vírus, a aplicação do atendimento via chat é uma alternativa extremamente viável e útil.

O Lyceum possui o Lyceum Bot integrado a seu sistema. Ele pode ser utilizado tanto para tirar dúvidas simples quanto para realizar funções mais complexas.

Entre as funcionalidades da ferramenta, podemos destacar:

  • Auxílio na escolha do curso e inscrição;
  • Auxílio do aluno no entendimento do seu desempenho com base nas notas obtidas;
  • Verificação de pendências financeiras;
  • Realização de pagamentos.

O Lyceum Bot foi desenvolvido através do IBM Watson, uma plataforma que usa, como recurso, a linguagem humana e a Inteligência Artificial para analisar grandes volumes de dados, garantindo o machine learning (aprendizado de máquina), que gera respostas precisas às demandas.

A proposta é a recriação da mente humana.

Dados divulgados pela Juniper Research estimam que até 2022 os chatbots mundialmente devem promover uma redução de custos nas empresas na ordem de U$$ 8 bilhões.

Leia também: Saiba como o chatbot apoia a transformação digital em uma IES

Confira, a seguir, as vantagens dos chatbots nas IES:

  • Redução de custos: É possível oferecer um atendimento de qualidade a qualquer hora do dia com a mínima necessidade de intervenção humana;
  • Otimização das estratégias de comunicação;
  • Ampliação das divulgações de cursos e serviços;
  • Suporte à secretaria da organização;
  • Orientação aos alunos;
  • Agilidade no atendimento e na resolução de chamados.

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