chatbot na educação

Saiba como o chatbot apoia a transformação digital em uma IES

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A transformação digital é a principal marca da quarta revolução industrial. As relações sociais e de mercado estão sendo amplamente pautadas pelo uso da internet e os consumidores exigem um atendimento cada vez mais dinâmico.

Como a Educação também entra na esteira desses novos paradigmas tecnológicos, o chatbot posiciona-se como uma solução favorável ao atendimento e engajamento dos alunos.

Para que você compreenda o significado desse recurso e quais impactos pode causar na sua IES, este artigo aborda o uso do chatbot na educação e quais os benefícios para a secretaria acadêmica, gestão administrativa e serviço de atendimento ao aluno de uma instituição de ensino. Acompanhe!

O que é a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem evoluído a passos largos nos últimos anos e acompanha a esteira da transformação digital. Sem que nos demos conta, ela está já está presente há um bom tempo em inúmeras situações e ferramentas que utilizamos no dia a dia. Por exemplo:

  • nos aplicativos do celular;
  • nos painéis de controle dos veículos;
  • na segurança de dados na internet;
  • na saúde;
  • nos equipamentos industriais;
  • na aviação;
  • na publicidade;
  • nos atendimentos de call center;
  • ou simplesmente no Google.

Todos esses casos têm em comum uma tecnologia que faz com que dispositivos e softwares consigam trabalhar de modo autônomo, aprendendo por meio da repetição de informações e dados recebidas e, com isso, conseguem respostas mais exatas às demandas dos usuários ou, até mesmo, “preveem o futuro”.

Como a transformação digital trouxe um dinamismo nunca visto no mercado ― e à sociedade, como um todo ―, a Inteligência Artificial já tomou boa parte do mundo corporativo e é uma importante ferramenta para criar melhores experiências aos consumidores, e aí entram os chatbots, que podem contribuir muito para o atendimento nas instituições de ensino. Vamos conhecê-lo?

O que é e como funciona o chatbot

O chatbot é um robô (robot) que conversa com as pessoas via chat. Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia.

Um dos desdobramentos da inteligência artificial, o chatbot é uma ferramenta interativa que procura imitar a linguagem humana. Para isso, integram um sistema de informação que consegue cruzar as mensagens enviadas por usuários e fornecem automaticamente respostas presentes em sua base de dados.

Cada vez mais sofisticados, esses robôs conseguem aprender a partir das respostas dadas por uma uma pessoa real e evoluir em seu atendimento. É o chamado machine learning.

Em versões avançadas, a interação chega a ser tão real que os usuários podem achar que estão falando com um ser humano de verdade, ou seja, um atendente real. Algo excelente para caracterizar um atendimento rápido, personalizado e com respostas confiáveis.

Por meio de uma caixa de mensagens ou aplicativo, o usuário digita uma dúvida ou questionamento. Como o sistema já aprendeu com dados de situações anteriores, consegue identificar esses padrões e tomar decisões rapidamente sem intervenção humana.

Ao simular o atendimento humano via chat, a morosidade costumeira do atendimento telefônico e os problemas com os interlocutores são minimizados, o que acaba gerando menor estresse no usuário e maior índice de satisfação.

Um exemplo de chatbot para atendimento no ensino superior é o Lyceum Chatbot, que pode ser utilizado tanto para tirar dúvidas simples quanto para realizar funções mais complexas. Como está integrado ao sistema de gestão educacional, pode ajudar na escolha de cursos e fazer a inscrição, auxiliar o aluno a entender seu desempenho com base nas notas obtidas, verificar pendências financeiras e realizar pagamentos.

IBM Watson e o Lyceum Chatbot

Os chatbots existentes no mercado são concebidos por meio de diferentes tecnologias de Inteligência Artificial. Para os desenvolvedores do Lyceum Chatbot, a que oferece os melhores recursos e garante um sistema sofisticado é o IBM Watson.

Trata-se de uma plataforma que usa, como recurso, a linguagem humana e a Inteligência Artificial para analisar um enorme volume de dados que garantirá aprendizado da máquina e gerará respostas precisas às demandas do público. Além disso, a cada nova interação de um usuário, o sistema aprende mais e consegue se adaptar rapidamente.

Em resumo, a proposta é recriar a mente humana. Tanto que o IBM Watson já está sendo utilizado em diversas áreas, como:

  • gestão estratégica;
  • procedimentos médicos;
  • automobilismo;
  • segurança etc.

Portanto, em razão da tecnologia de ponta e rapidez na construção de chatbots, não haveria solução mais ideal que o IBM Watson para o desenvolvimento do Lyceum Chatbot.

Como a quarta revolução industrial desafia as IES

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, é marcada por um conjunto de tecnologias que permitiram a fusão entre os mundos físico, biológico e digital.

Os principais impactos recaem sobre a produtividade, com redução de custos, customização da informação, controle sobre o processo produtivo, relações com os consumidores e, por consequência, completa alteração na planta das empresas.

Para se ter uma ideia, a consultoria norte-americana Tractica realizou um estudo no qual afirma que até 2025, o mercado da inteligência artificial deve saltar dos atuais R$ 8,01 bilhões para $105,8 bilhões de dólares.

Com essa onda de automação, certas profissões estão deixando de existir e diploma da graduação também já não tem a mesma relevância de antes em processos seletivos.

Até mesmo grandes empresas já estão eliminando a obrigatoriedade dele e preferem profissionais altamente criativos, pautados pela experiência e que saibam vencer desafios e resolver problemas. Com isso, os cursos a distância, de curta duração e com um foco específico, têm crescido a passos largos.

E para acompanhar essas velozes mudanças e sobreviver no mercado, o investimento em tecnologia digital urge. A britânica Juniper Research, por exemplo, estima que até 2022 os chatbots mundialmente devem promover uma redução de custos nas empresas na ordem de US$ 8 bilhões.

Isso significa que as IES cada vez mais precisam considerar esse tipo de sistema integrado aos seus serviços administrativos e educacionais. O objetivo é que o engajamento e fidelização do aluno aumentem, o desempenho educacional melhore e a evasão escolar seja evitada.

Qual a relevância dos chatbots para as IES

Como os alunos têm cada vez mais distrações, engajá-los tem sido um dos maiores objetivos das instituições de ensino. Nas IES, isso não é diferente. Então, veja, a seguir, as principais vantagens da implantação de chatbots para atendimento no ensino superior.

Redução de custos

Se sua IES optar por fornecer um atendimento acadêmico e administrativo 24 horas sem o uso do chatbot, os custos seriam altíssimos. Com esse recurso, é possível oferecer um atendimento de qualidade a qualquer hora do dia com a mínima necessidade da intervenção humana.

Dessa forma, a instituição pode investir em colaboradores que atuem em questões em complexas e estratégicas, ao passo que o trabalho mecânico e repetitivo fica a cargo de um robô.

Otimização das estratégias de comunicação

Por meio dos chatbots, é possível otimizar as estratégias de comunicação da IES e, até mesmo, ampliar as divulgações de cursos e serviços.

Primeiramente, a grande vantagem é uma comunicação mais alinhada e com linguagem dentro do padrão esperado pela IES, algo mais difícil de ser trabalhado no atendimento humano, em que lidamos com emoções, temperamentos e históricos pessoais.

As variações de personalidade e o próprio humor dos atendentes não terão influência na qualidade do serviço. Mais ainda, com o uso do chatbot é possível criar uma identidade para o atendimento da empresa, seja em tom mais formal ou descontraído.

Além disso, como diversas mídias sociais suportam os chatbots, é possível entrar em contato com seus alunos de forma personalizada, garantir a entrega de mensagens muito mais eficiente e ganhar em eficácia na comunicação.

Suporte à secretaria da organização

Os chatbots também são eficientes para que a secretaria da IES amplie seu atendimento e ganhe em eficiência. Entre essas possibilidades estão às solicitações de serviços financeiros, em que os alunos procuram a secretaria para solicitar a reemissão de boletos ou negociar datas de mensalidades em atraso.

Com respostas programadas, essas solicitações podem ser feitas automaticamente sem que seja necessário o deslocamento até o setor e, tampouco, que o fluxo de trabalho da secretaria seja interrompido para esse fim.

E como a questão financeira é um ponto muito delicado da relação entre alunos e IES, as emoções serão atenuadas com a agilidade do atendimento. Os setores envolvidos ganham em produtividade; os alunos ganham em agilidade e satisfação.

Orientação aos alunos

Tanto a secretaria quanto serviços de recepção e telefonia acabam gastando muito tempo com a transmissão de informações corriqueiras que poderiam ser informadas de maneira prática e rápida.

Por isso, os chatbots contribuem para que informações de orientação aos alunos sejam feitas sem demandar esforço desses setores. Por exemplo:

  • datas de vencimento de boletos;
  • calendário de provas, exames e divulgação de notas;
  • data limite para entrega de trabalhos;
  • inscrições em oficinas e cursos extracurriculares;
  • datas de eventos;
  • fornecimento de senhas perdidas para acesso a ambientes virtuais.

Pesquisas de satisfação

Os chatbots também podem ajudar a coletar opiniões dos alunos a respeito dos serviços da IES e do desempenho educacional. Por meio da ferramenta, será possível realizar pesquisas de satisfação e criar métricas para melhoria do atendimento, bem como saber o que os alunos pensam e sentem a respeito da organização.

Para acompanhar a quarta revolução industrial, os gestores precisam estar atentos à inovação, de forma que possam levar a sua IES ideias que promovam as melhores práticas e garantam não apenas a melhoria da qualidade do ensino, mas, principalmente, a competitividade no mercado.

Nesse sentido, o chatbot para atendimento é uma das soluções inteligentes da atualidade, que apresentam amplo diferencial para a captação e retenção de alunos com maior eficiência, ao mesmo tempo em que reduzem falhas humanas e possibilitam maior credibilidade às IES.

Fale com um de nossos consultores para conhecer o Lyceum Chatbot.

 

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