Indicadores de desempenho educacional

Indicadores de desempenho educacional: conheça os mais importantes e saiba monitorá-los

Administrar uma instituição de ensino, seja ela de nível básico ou superior, exige que o gestor tenha uma boa visão sobre os dados a fim de conseguir tomar decisões estratégicas que aumentem a qualidade e visibilidade da organização. Para isso, pode-se contar com o auxílio dos indicadores de desempenho educacional.

Os indicadores são ferramentas que têm por objetivo apontar quando uma medida está fora dos padrões esperados dentro de uma instituição, isto é, eles tornam evidente sua situação atual, comparando-a com uma meta preestabelecida. Sendo assim, os indicadores são utilizados em uma instituição como forma de monitorar e aprimorar os processos de gestão educacional.

Por isso, neste artigo você vai conhecer os principais índices e como eles podem ser monitorados. Acompanhe!

Por que utilizar os indicadores nas instituições de ensino?

Os indicadores de desempenho educacional são capazes de fornecer vários benefícios à organização no sentido de permitir que o gestor monitore diversas variáveis e tome as ações necessárias para a evolução da instituição. Afinal, é muito complexo fazer análises individuais em busca de melhorias.

Com a utilização de um software de gestão, esse processo se torna totalmente automatizado, permitindo o acesso a informações como: notas, faltas, desempenho e opinião da comunidade acadêmica, por exemplo.

Além de possibilitar fácil acesso, os softwares permitem que sejam feitas comparações com as metas da instituição por meio de gráficos.

É possível contar com modelos de indicadores que fazem análises temporais, ou seja, as variáveis são geradas e comparadas dentro de um período específico, como 4, 5 ou 6 anos, tempo necessário para a conclusão de uma graduação.

Porém, há também o modelo “cockpit”, comparado ao painel de controle do avião, no qual o piloto (neste caso, o gestor) tem acesso às informações em tempo real e consegue monitorar alguns indicadores o ano todo. Assim, cada variável vai oferecer dados que serão analisados estatisticamente a fim de dar uma visão mais ampla sobre os problemas identificados.

Quais são os indicadores de desempenho educacional mais importantes?

É perceptível o quanto os indicadores são indispensáveis para a educação, mas, afinal, quais são eles e como podem ser mensurados dentro de uma instituição de ensino?

As taxas de avaliação podem ser separadas basicamente em três grupos, sendo que tal processo é feito por meio de um bom sistema de gestão acadêmica, que vai fornecer os dados de acordo com as necessidades de cada gestor. Confira quais são os mais utilizados:

Indicadores estratégicos

Primeiramente, é possível estabelecer um nível mais geral de mensuração, que inclui as variáveis de interesse principalmente dos coordenadores de curso e dos diretores acadêmicos. São eles:

  • número de formados/número de ingressantes: é essencial para avaliar a eficiência de uma instituição de ensino, pois por meio dele se analisa quantos dos alunos que ingressaram, de fato, se formaram naquele curso;
  • evasão/trancamentos/transferências/matriculados: esse indicador também é importante para avaliar a qualidade da organização, uma vez que está diretamente relacionado ao nível de ensino, ao suporte oferecido ao aluno, ou mesmo em relação aos valores das mensalidades, que também influenciam esses fatores;
  • notas gerais dos alunos da instituição: permite um cálculo mais geral do desempenho da comunidade acadêmica;
  • alunos matriculados/docentes: depende da estrutura didática do curso, mas se o numero da razão se apresentar muito abaixo, é sinal de que o curso está insuficiente;
  • avaliação da satisfação dos discentes: fornece dados sobre as melhorias acadêmicas a serem feitas tendo como base o ponto de vista dos alunos;
  • avaliação de satisfação dos docentes: também é importante para que os professores apontem críticas e ofereçam sugestões de melhorias;
  • candidatos/vaga no processo seletivo: avalia a concorrência da instituição ou de determinados cursos;
  • matriculados/aprovados: avalia a necessidade de uma segunda chamada no processo seletivo.

Indicadores de avaliação em sala de aula

As variáveis de sala de aula são mais específicas e determinam os problemas essencialmente pedagógicos. Exemplos:

  • frequência dos alunos: permite avaliar em quais matérias os alunos estão mais ausentes, demonstrando a insatisfação com determinada disciplina;
  • média das notas em uma disciplina: determina o grau de dificuldade de uma matéria;
  • avaliação dos alunos em relação ao professor: permite avaliar a didática dos docentes;
  • avaliação dos professores em relação ao aluno: considera o ponto de vista do corpo docente sobre o comprometimento ou desempenho de uma turma.

Indicadores nacionais e internacionais

Por fim, têm-se os indicadores quantitativos e qualitativos que determinam como um curso ou IES está posicionado em relação ao mercado de trabalho e aos órgãos nacionais, como o MEC.

Todavia, vale ressaltar que a perspectiva desses índices pode ser distinta da escolhida pelo gestor e, por isso, devem ser ponderadas com cautela.

Como tomar decisões a partir dos indicadores?

Deparando-se com esses inúmeros indicadores, é comum se questionar qual a utilidade de cada um para tomar as decisões corretas. Afinal, são vários aspectos a serem mensurados, tomando como base as prioridades da instituição.

Como exemplo, podemos citar o nível de satisfação dos alunos, tanto em relação à instituição de ensino no geral quanto ao professor.

A partir desse indicador, toma-se conhecimento da opinião do alunado sobre a infraestrutura que a IES oferece (qualidade da cantina, das salas de aula, laboratórios, banheiros), se as metodologias de ensino estão sendo efetivas, como é a didática dos docentes etc.

Sendo assim, cabe ao coordenador analisar essas críticas e estudar as melhores saídas para solucioná-las. Se o problema consistir no professor, por exemplo, deve-se realizar uma reunião para propor um planejamento pedagógico.

O mesmo pode ser feito em relação à infraestrutura ineficiente, sendo de responsabilidade dos administradores distribuírem melhor as verbas e fazer os investimentos necessários.

Indicadores estratégicos

Além disso, a frequência dos alunos é um indicador estratégico muito importante a ser avaliado, já que, se identificados os motivos com antecedência, pode-se evitar problemas como evasão e reprovação.

Isso porque, quando um aluno se abstém de uma aula regularmente, entende-se que esta não cumpre com seu objetivo e não está agregando valor, o que torna possível fazer melhorias na ementa antes que se tenha um alto número de desistências.

Portanto, observa-se que, com o auxilio dos indicadores de desempenho educacional, é possível identificar os principais problemas que estão impedindo uma instituição de ensino de crescer.

Ademais, um controle de qualidade eficiente auxilia na manutenção dos educandos e no aprimoramento da organização diante do mercado de trabalho, o que contribui também para uma maior captação de novos alunos.

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