Solução de gestão de indicadores de desempenho para IES: quais as vantagens?

Atualizado em

Com um olhar crítico sobre a administração de instituições de ensino superior privadas, é possível afirmar que nem sempre são utilizadas estratégias maduras e bem planejadas, principalmente com o apoio de tecnologias para gestão de indicadores de desempenho.

Isso se confirmou nos últimos anos com a revelação de cenários antagônicos. Apesar de algumas instituições de ensino terem crescido consideravelmente, como a Unicesumar, outras foram fechadas ou tiveram queda nas matrículas. Ainda, vimos algumas instituições tradicionais tendo que se reinventar para sobreviver à turbulência do mercado.

Contudo, se vasculharmos a fundo os motivos para uma evasão tão grande é possível encontrar muitas arestas que sobrepõem questões financeiras. E, em razão da falta de métricas, os gestores nem sempre enxergam os verdadeiros “porquês” de sua IES perder alunos ou ter dificuldades de melhorar a taxa de aprendizado.

Pensando nisso, a Techne desenvolveu a solução de gestão de indicadores de desempenho Lyceum Metas. Que tal conhecê-la? Acompanhe as próximas linhas!

Entenda como funciona uma solução de gestão de indicadores de desempenho

A exemplo das indústrias, a utilização de indicadores integra as estratégias consolidadas de gestão como forma de avaliação do desempenho. Esses indicadores servem de base para apontar forças e fraquezas da organização, gerando informações transparentes. Eles são o ponto de partida para ações resultantes de metas focadas no aumento da produtividade e crescimento.

A proposta do Lyceum Metas é trazer a experiência da indústria para as IES. Esse produto inovador é resultado de uma parceria entre a desenvolvedora dessa solução e uma empresa com mais de 20 anos de experiência ajudando instituições a atingirem a alta performance.

Ao adotar uma solução de gestão desse tipo, os indicadores de desempenho começam a fazer parte da cultura organizacional, uma vez que a instituição passa a observar em quais pontos ela diverge de seus planos comerciais e de desenvolvimento.

Dessa forma, a partir da análise do histórico desses dados e do desempenho atual, é possível criar um ambiente sólido para a tomada de decisões, com foco no alcance de metas e uma gestão mais efetiva em cada departamento da IES.

Um exemplo disso é em relação à captação de alunos. Digamos que a IES deseje ter 20% a mais de alunos ativos no próximo ano. Isso significa que deverá implantar um mínimo no período de captação e gerir a permanência dos alunos mês a mês. Então, a partir daí, mensalmente é preciso medir quão próximo a instituição está de atingir a meta. Em caso de não conseguir o resultado pretendido, deverá esquematizar um plano de ação.

O contrário também é válido. Se em determinado mês havia uma previsão de 5% de crescimento na matrícula, mas foram obtidos 8%, significa que a campanha está dando certo. Dessa forma, podemos entender que os indicadores são um excelente instrumento de análise de erros e acertos e, portanto, aumentam a previsibilidade dos resultados.

Os indicadores são predefinidos?

No caso do Lyceum Metas, a solução vem com uma proposta inicial de indicadores. No entanto, cabe à IES acatá-la ou não. A instituição tem total liberdade de estabelecer os indicadores que achar mais adequados à sua realidade.

Confira alguns indicadores comuns ao cotidiano das IES:

  • taxa de evasão;
  • frequência de alunos;
  • desempenho em avaliações;
  • orçamento por departamento;
  • número de horas e dedicação dos docentes;
  • rotatividade de professores e funcionários;
  • número de bolsas de estudos concedidas;
  • ocorrências acadêmicas;
  • receitas e despesas;
  • pagamento das mensalidades.

Conheça os benefícios da solução

Veja, a seguir, algumas vantagens dessa solução de gestão de indicadores de desempenho.

Fácil integração ao sistema acadêmico

Se sua IES até tentou implantar a gestão por indicadores de desempenho, mas continua utilizando um sem-número de documentos, planilhas e relatórios para fazer suas análises, o risco de haver falhas e ter informações passando despercebidas é grande.

O Lyceum Metas é de fácil integração com o sistema acadêmico, o que permite uma visão ampla de todos os processos institucionais. Com isso, é criado um extenso banco de dados, cujas informações podem ser agrupadas na forma de indicadores.

Carregamento automático de indicadores

Como dissemos, com o Lyceum Metas é possível estabelecer os mais diversos indicadores, de acordo com a estratégia institucional. Para isso, os gestores podem inserir os indicadores que desejarem, a fim de identificar as informações e estabelecer e/ou acompanhar as metas.

Um exemplo disso é saber o desempenho geral das turmas comandadas por um professor específico. A partir das notas das avaliações, frequência nas aulas e, até mesmo, índices de satisfação, aponta-se com maior clareza se o rendimento desse docente está sendo favorável ou não. De posse dessas informações é possível traçar um plano de melhorias.

Em outro aspecto, digamos que sua IES tenha a intenção de ampliar a concessão de bolsas de estudo. Para isso, é preciso saber com exatidão as receitas e despesas e como está o fluxo de caixa. Como a solução é adaptável às necessidades da IES, sua gestão jamais ficará estagnada a um número de indicadores predeterminados pelo fabricante.

Facilita a análise dos indicadores

Com um sistema integrado, a IES consegue fazer uma análise global dos indicadores de maneira muito mais eficiente. Dessa maneira, você ganha tempo no planejamento e amplia a rapidez na tomada de decisões.

Para tanto, as informações ficam dispostas por meio de dashboards com informações claras e intuitivas que facilitam a leitura e o cruzamento de dados.

Compartilha as informações para as várias unidades da IES

Como as informações ficam disponíveis online, a solução permite o compartilhamento para todos os campus. Isso permite que os gestores de cada unidade comparem os indicadores gerais da IES e específicos da sua unidade.

De posse desses dados, os gestores conseguem articular, de maneira linear, as estratégias de ação, a fim de que a IES consiga alcançar as metas e fortalecer seu crescimento de forma multilateral.

Se você deseja encontrar uma solução de gestão de indicadores de desempenho, o Lyceum Metas é a metodologia que faltava à sua IES. Trata-se de uma incrível solução de gestão focada em melhoria das estratégias das instituições de ensino. Por meio dela fica mais evidente focar no que realmente importa e assegurar resultados sustentáveis. Além disso, todos os gestores e docentes podem ser envolvidos nos planos de ação, como forma de uma gestão colaborativa atenta a sempre corrigir o que for necessário e olhar para o futuro.

Gostaria de saber mais sobre os diferenciais do Lyceum Metas? Entre em contato conosco agora mesmo!

 

Post criado 177

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo