Como tirar maior proveito de um ambiente virtual de aprendizagem?
O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do inglês Learning Management System (LMS), é capaz de melhorar a educação digital oferecida por instituições de ensino (IE). Isso porque o AVA possibilita a distribuição de conteúdo para cursos on-line, aulas a distância e semipresenciais, promovendo um local de interação, entrega de qualidade de materiais e troca de conhecimentos.
Adotar esse tipo de sistema pode ajudar sua IE a otimizar não só o ensino, como também o atendimento digital oferecido a professores e estudantes. No entanto, é preciso saber como aproveitar adequadamente esse instrumento em benefício de todos os envolvidos nele, como a própria instituição, os alunos e até mesmo os gestores e coordenadores de cursos.
Para conseguir esse objetivo, continue lendo e veja as informações que preparamos sobre o assunto!
A ideia de construção coletiva na EaD
Segundo Lars Janér, diretor da Instructure para América Latina — empresa que desenvolve soluções voltadas para a educação, como a Canvas — “a tecnologia tem que ser uma ferramenta para permitir que a construção coletiva aconteça”.
Ele acredita que metodologias ativas de aprendizagem, a EAD e a construção colaborativa do conhecimento e do conteúdo são muito mais ricas quando se conta com elementos multimídia. Isso também ocorre quando se consegue usar componentes aos quais não se teria acesso se não fosse por meio da tecnologia voltada ao ensino, como:
- plataformas de vídeo;
- ferramentas de colaboração;
- documentos que permitem cooperação;
- quizzes on-line;
- trabalhos on-line em grupo;
- correção de trabalhos on-line.
“São ferramentas que, hoje, dão muito poder aos professores e aos alunos para construir conteúdo de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, com o mínimo de barreiras possível”, aponta Janér. Para enriquecer ainda mais essa construção, deve-se promover:
- a criação dos seus próprios vídeos;
- a utilização de vídeos de terceiros;
- a montagem de fóruns para discussão;
- a presença de componentes novos e aplicativos de terceiros.
“Realmente, depois de muito tempo, estamos finalmente caminhando para uma construção em que a educação está se reinventando e deixando de ser apenas ‘uma pessoa’ (o conhecedor do conteúdo) que fica na frente da sala falando para os outros”, explica o diretor. “Ela [a educação] está se tornando uma construção em grupo, coletiva, com debate e discussão apoiados pela tecnologia”.
Os ambientes virtuais de aprendizagem
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem é um local digital em que professores e alunos se encontram para criar, consumir e compartilhar conteúdo e conhecimento. Uma de suas premissas é a interação entre seus participantes, o que pode ser feito por meio de bate-papo, discussões, correções de trabalhos etc.
Na versão na nuvem, geralmente todo o conteúdo fica on-line e disponível para ser acessado em qualquer hora, dia e local do planeta, desde que haja uma conexão à internet.
“Do ponto de vista da instituição, ao contar com esse tipo de plataforma [na nuvem], com essas características, é possível se dedicar ao que se sabe fazer de melhor, que é preparar conteúdo, trabalhar junto aos alunos e desenvolver melhor o processo de ensino e aprendizagem”, explica Lars. “Isso sem ter aquele estresse da área técnica de informática dedicada ao LMS, pois você precisaria ter uma equipe e uma estrutura para a solução rodar dentro de casa”.
A utilidade do AVA no gerenciamento de conteúdo
Na plataforma alojada na nuvem, o material costuma ser atualizado constantemente, além do próprio sistema ser escalável, isto é, poder ser aumentado conforme o crescimento de sua base de integrantes e do conteúdo gerado nele.
“Acreditamos que a geração que já nasceu na era pós-internet tem uma expectativa diferente das ferramentas que ela usa no dia a dia e espera que, no mínimo, elas estejam disponíveis e atualizadas”, comenta o diretor. “Além disso, que cada ferramenta seja, idealmente, intuitiva, fácil, simples e que ela possa executar as tarefas”.
Um dos focos desse tipo de sistema é assegurar uma boa experiência de aprendizado aos alunos, que têm mudado seus comportamentos nos últimos anos devido à evolução tecnológica e comunicacional. Além disso, há plataformas que possibilitam a customização de recursos e a integração do AVA com outros produtos virtuais, o que pode ser feito para melhorar a interação nelas e o acesso a materiais diversos.
A Internet, a instituição de ensino e o AVA
Atualmente, há uma concorrência grande entre IE no Brasil, inclusive na internet, o que faz com que elas busquem diferenciais para se destacar. Nesse contexto, oferecer um serviço bom por um preço competitivo é uma das metas principais.
De acordo com Lars, “o AVA é, na visão do aluno, um software oferecido pela instituição. O estudante não vê ali, por exemplo, o Canvas e o provedor da plataforma”, diz ele ao se referir à solução desenvolvida por sua empresa. “Ele vê a IE, associando a plataforma, a experiência de assistir a uma aula no celular, o fato do aplicativo atendê-lo satisfatoriamente e o correto funcionamento do site à marca da instituição”, explica ele.
“Se é uma plataforma robusta, poderosa e fácil de usar, ele terá uma imagem muito melhor da instituição”, prossegue Lars. “O ponto principal de contato do aluno com a IE acabará sendo o AVA. Então, eu acho que hoje ele deixou de ser um local em que professor e aluno colocam conteúdo e passou a ser o coração e a alma da instituição”.
Isso, é claro, considerando um contexto da nova geração de alunos, de uma nova era das informações para a educação e para a gestão das escolas, conforme ele pontua.
Formas de educação usando a informática
A informática é capaz de aumentar o engajamento, a adoção e a participação dos alunos. Ela ainda serve de base para a inovação, a diversificação e a adaptação de diferentes formas de educação.
Além das mídias e modalidades citadas acima, ela entrega várias funcionalidades a serviço do ensino, como a chance do professor corrigir provas on-line diretamente em um tablet, computador, smartphone etc., podendo:
- fazer marcações;
- efetuar anotações;
- fazer highlight de alguns trechos;
- escrever comentários;
- interagir com os alunos;
- enviar feedbacks em vídeos, entre outras opções.
Dá ainda para implantar metodologias de evolução da aprendizagem. Lars cita os “caminhos de domínio”, nos quais é permitido, caso aplique um quiz, um teste ou um trabalho, determinar uma trilha diferente para o aluno em função da nota.
“Por exemplo, os alunos que tiraram entre 4 e 7 serão direcionados a um conteúdo de reforço ou terão a opção de fazer outro teste. Isso será determinado pelo professor e acontecerá de forma automática”, explica ele. “O aluno que tirou 10 pode ser encaminhado a outro trabalho mais desafiador, um novo texto, algo que o estimule, sem precisar fazer intervenções manuais”, acrescenta Lars.
“O potencial para ampliar as possibilidades e melhorar o processo de ensino e aprendizagem é enorme se você passar a utilizar essas ferramentas”, destaca o diretor. “Isso se você não utilizar o LMS/AVA apenas como repositório de conteúdo”, alerta ele.
A interatividade nos AVA
A grande possibilidade que o AVA oferece, como os quizzes, os bate-papos e os vídeos, permitem que os alunos tenham maior interatividade. A troca de feedbacks e os trabalhos em grupo no ambiente também colaboram para melhorar as relações entre estudantes e professores.
Assim, existem outras maneiras de se comunicar e compartilhar conteúdo no AVA, de forma que a prática potencialize o ensino. Isso é possível, inclusive, quando os alunos não estão conectados.
Portanto, eles podem receber notificações push, sms, ou e-mails sobre o que o ocorre no ambiente digital, sem estarem on-line. “Você fica sabendo de tudo o que acontece sem fazer login o tempo inteiro”, ressalta Lars. “Você ainda pode integrar o calendário do AVA ao seu calendário Outlook ou Google”.
É importante destacar que é possível ainda unir o sistema de gestão educacional (SGE) da IE com o AVA empregado, potencializando a gestão de ambas as soluções. “O SGE vai permitir que você tenha dados muito mais consolidados em relação às atividades realizadas no AVA e às demais informações estratégicas da instituição”, destaca Lars.
As vantagens do ambiente virtual de aprendizagem para os alunos e para a IE
Diante do atual cenário, permitir que as aulas e a transmissão do conhecimento ocorram por meio de ferramentas tecnológicas é fundamental para garantir a renovação das matrículas e também o cumprimento do ano letivo. O que muitas pessoas não entendem é a relevância dos ambientes virtuais de aprendizagem nesse sentido.
Com a plataforma, estudantes, professores e a gestão da IE podem melhorar o engajamento e definir formatos de ensino mais atrativos que permitam um bom aproveitamento. Assim, toda a comunidade acadêmica pode se beneficiar do AVA para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem.
Até porque o ambiente virtual trabalha com diferentes estratégias e, geralmente, utiliza novas metodologias e didáticas para repassar o conhecimento. Aliar diversos tipos de mídias é um ponto importante para que a prática pedagógica seja interessante e de fácil compreensão para o aluno.
Isso permitirá que os discentes apresentem maior aceitação e tenham experiências cada vez melhores nas atividades desenvolvidas no AVA. Por isso, o ideal é que a plataforma conte com funcionalidades e seja intuitiva e de fácil uso.
A seguir, veja algumas das principais vantagens que o ambiente virtual de aprendizagem oferece para estudantes e para a gestão da IE.
Aumento da interação entre alunos
O AVA possibilita que diversos tipos de informações e materiais sejam facilmente compartilhados pelos estudantes, incentivando a colaboração entre a turma. Assim, a plataforma virtual é capaz de aumentar a interação entre os alunos e os professores, favorecendo uma formação ainda mais completa e rica em conhecimento.
Os discentes também apresentam maior motivação com o uso dos recursos tecnológicos, pois geralmente eles despertam grande interesse e curiosidade. Diante da realidade da era mobile, a gestão escolar deve orientar a comunidade acadêmica para que utilize as ferramentas da melhor forma, aumentando as chances de alcançar resultados ainda mais positivos e significativos.
Aprendizado dentro e fora de aula
Muitas das atividades propostas dentro de um ambiente virtual de aprendizagem recomendam que a turma se aprofunde nos temas das disciplinas abordadas nos cursos. Sendo assim, o ensino ocorre tanto dentro quanto fora da sala de aula on-line, uma vez que os estudantes devem buscar por conhecimentos que não foram repassados, oficialmente, pela IE.
Isso é interessante para desenvolver a autonomia e a responsabilidade de cada aluno em relação ao seu processo de aprendizado. Dessa maneira, é possível ter maior poder de decisão para cumprir com os prazos das entregas de tarefas, atividades e trabalhos escolares e acesso a diferentes pontos de vista e experiências ao estudar determinadas matérias.
Possibilidade de gamificação
Outra grande vantagem que os ambientes virtuais oferecem para a dinâmica de ensino é a possibilidade de incentivar a gamificação nas aulas. Atualmente, os jogos digitais estão cada vez mais inseridos no cotidiano escolar, sendo considerados recursos inovadores, além de aliados relevantes para o bom desenvolvimento da educação on-line.
A gamificação permite que a instituição supere a desmotivação e a falta de interesse dos estudantes, dando espaço para se ter maior interação social e participação em sala de aula. Além disso, a ferramenta faz com que a turma se mantenha engajada e curiosa, desenvolvendo a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os colegas.
Envio de trabalhos mais facilitado
Uma excelente funcionalidade que o ambiente virtual de aprendizagem oferece é a possibilidade de contar com o envio facilitado de trabalhos e atividades por meio da plataforma. A entrega pode ser realizada em formato digital, poupando dinheiro e tempo do estudante, que não terá que se preocupar em fazer a entrega pessoalmente para o professor.
Geralmente, no AVA os alunos também têm acesso ao calendário de prazos e datas para as entregas das atividades. O mais bacana disso é que é possível prever e antecipar alguns exercícios ou, até mesmo, se dedicar com mais tempo a um determinado assunto que será abordado nas aulas seguintes.
Otimização do trabalho do professor na correção dos trabalhos
Muitas vezes os professores trabalham em um ritmo acelerado para dar conta de todas as demandas e tarefas que precisam desempenhar com as turmas. Nesse sentido, o AVA pode ser uma ferramenta excelente para otimizar o tempo de dedicação, principalmente no momento de corrigir os trabalhos enviados pelos alunos na plataforma.
Isso porque o ambiente virtual de aprendizagem apresenta indicadores importantes para a prática pedagógica, permitindo que os educadores tenham acesso a dados e estatísticas de ensino por meio da tecnologia. Com isso, passa a ser viável identificar as maiores necessidades, fraquezas e pontos fortes do processo de transmissão do conhecimento e elaborar um plano de ação para aperfeiçoar ainda mais o desenvolvimento educativo.
Personalização do ensino
A possibilidade de personalizar o ensino é, sem dúvidas, uma das vantagens mais atrativas para diretores e professores de IE. Esse tipo de abordagem educacional respeita as necessidades, habilidades e interesses de cada estudante, oferecendo metodologias eficientes para auxiliar os discentes em suas maiores dificuldades e desafios.
Assim, a instituição aumenta as chances de desenvolver um aprendizado significativo e que leve em consideração o contexto e a realidade estudantil. Nesse caso, os alunos se tornam mais confiantes e seguros em relação à sua formação acadêmica, tendo a certeza de que seus resultados estão sendo avaliados constantemente.
Aumento do protagonismo do aluno
Outro grande benefício que o ambiente virtual oferece é em relação à participação e ao protagonismo dos estudantes. Isso significa que, no decorrer do processo de construção do conhecimento, os discentes são considerados os personagens principais do aprendizado, ou seja, fontes diretas de criação de conteúdo.
A IE que prioriza o protagonismo também ensina autonomia, pensamento crítico, curiosidade, liberdade de expressão, dentre outros valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade. Portanto, a gestão deve ter em mente que possibilitar espaços de participação é pertinente para aperfeiçoar as metodologias e as didáticas praticadas em sala de aula, servindo como um importante elemento para a formação educativa.
Contar com um bom ambiente virtual de aprendizagem é relevante para a IE se destacar no mercado, agregando mais um motivo para o estudante escolhê-la entre a concorrência. Também colabora para a retenção de alunos, já que fornece todo o suporte necessário para o seu aprendizado. Assim, o AVA vem se tornando um recurso cada vez mais relevante para a melhora do processo de ensino, representando uma solução eficiente e ágil para manter a qualidade e a continuidade das atividades escolares.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem vem se tornando um recurso cada vez mais relevante para a melhoria do processo de ensino, representando uma solução eficiente e ágil para manter a qualidade e a continuidade das atividades escolares.
Com a pandemia de Covid 19, vimos que as escolas tiveram que se reinventar. O fato é que muitos de nós não estávamos preparados para tantas mudanças. Quem já estava com a gestão escolar on-line e utilizando essas ferramentas com os pais, alunos, professores e toda a comunidade acadêmica saiu na frente.
O uso de Ambientes Virtuais de Aprendizado na escola é uma realidade pós-covid, isso é fato. Além de uma gestão muito mais eficiente e diversas vantagens que falamos até aqui, o ambiente virtual será um reforço às aulas presenciais.
A aula presencial é um importante espaço de interação social dos alunos e uma ambiente responsável por desenvolver a parte prática de toda uma teoria. Acreditamos que aprendemos mais na prática, e os professores estarão, de forma remota e presencial, prontos para auxiliar os alunos a desenvolverem a habilidade de aprender, além de acompanhá-los com os relatórios e as conexões geradas pelo ambiente virtual.
Como o Lyceum pode ajudar você
Temos um princípio muito enraizado dentro da nossa instituição: gostamos de buscar soluções simples e efetivas para problemas complexos. Nosso Ambiente Virtual de Aprendizado tem tudo o que você precisa para fazer a melhor gestão escolar, tanto relacionada à gestão pedagógica quanto à financeira. Utilizamos as melhores práticas de gestão e construímos algo robusto, completo, personalizado e, ao mesmo tempo, simplificado.
Queremos que você consiga focar em trazer a melhor qualidade de ensino para os seus alunos. Você poderá fazer essa gestão por meio do painel de Inteligência Educacional. Nele, você encontra uma visão completa de diversas informações, como:
- o desempenho da sua instituição;
- a evolução dos professores ao longo do tempo;
- a situação em tempo real dos alunos da instituição;
- tudo sobre os processos de captação de novos alunos e rematrículas;
- o faturamento em cada ciclo.
Percebe o quanto nos esforçamos para aprimorar o nosso sistema de gestão escolar e deixá-lo cada vez mais completo e fácil de usar? Sabemos que nem todas as pessoas estão confortáveis com o uso de novas tecnologias, por isso, oferecemos um sistema com excelente usabilidade. A vida está cada vez mais corrida, e ter informações importantes a um clique de distância e a qualquer hora do dia é essencial.
Assim, as famílias têm toda facilidade para acompanhar a evolução dos jovens na escola e podem ajudar a instituição no direcionamento do ensino. Para os professores, como mentores, ter essas informações em mãos auxilia no suporte aos alunos em tempo real e a propor soluções de ensino personalizadas, de acordo com a realidade de cada um. Essa interatividade garante diversos benefícios que não seriam possíveis sem o Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com o Lyceum agora mesmo! Junte-se a nós para construir um ensino de ótima qualidade e adaptado às novas realidades!