7 melhores práticas para garantir a renovação de matrícula dos alunos

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Buscar estratégias para garantir a permanência dos alunos é fundamental para o sucesso de uma escola. A renovação de matrícula é uma das etapas importantes nesse processo, que precisa ser conduzido de modo atrativo e eficiente.

Ao se aproximar o início de um ano escolar, a atenção sobre o assunto deve ser ainda maior. As estratégias para a gestão de permanência de alunos dão à instituição mais força para os próximos anos e estabilidade financeira. Quando esse trabalho não é realizado, os resultados são impactados, podendo influenciar até mesmo na qualidade do ensino.

Neste artigo, vamos listar 7 práticas que ajudam a aumentar a taxa de renovação de matrícula. Continue a leitura!

1. Ofereça benefícios

Oferecer descontos ou outros tipos de benefícios é uma forma de atrair os pais e responsáveis pela matrícula. Portanto, pense em vantagens que você possa oferecer em relação aos concorrentes.

Algumas escolas retiram a taxa de matrícula para quem tem mais de um filho na instituição, por exemplo. O objetivo dessas ações é antecipar as matrículas, o que ajuda a garantir a renovação antes do fim do ano letivo.

Outra possibilidade é oferecer a participação em um sorteio para quem fizer a rematrícula até determinada data. Essa é uma forma de chamar atenção, que acaba trazendo benefícios para a escola.

2. Facilite o processo de renovação

O excesso de burocracia e a demora excessiva prejudicam muito a renovação das matrículas, pois os responsáveis perdem tempo em filas e deslocamento até a instituição. Portanto, o processo deve ser simplificado, buscando otimizar o tempo de atendimento e beneficiando os dois lados, alunos e escola.

A maioria das informações necessárias para rematricular um aluno que já estava na instituição já estão acessíveis para a escola. Em geral, não são necessários outros dados, o que facilita o processo.

Desse modo, é possível pensar em oferecer uma opção de renovação online, facilitando a vida dos responsáveis e garantindo a permanência dos alunos. Isso trará mais agilidade e o reconhecimento de que a sua escola se importa com a qualidade do atendimento.

3. Busque um diferencial

Durante as campanhas de rematrículas, é essencial que a escola apresente os seus diferenciais e novidades para o próximo ano. Um investimento em estrutura, a chegada de novos equipamentos e uso de metodologias ativas são alguns exemplos. Desse modo, os responsáveis compreenderão que a instituição está em constante desenvolvimento, o que é ótimo para os alunos.

Lembre-se de que, se os responsáveis e estudantes forem conquistados durante o ano, as campanhas de renovação de matrícula serão mais eficientes, além de menos custosas. Quando a família acredita que essa escola é a melhor para os filhos, a probabilidade de fazer a rematrícula aumenta.

4. Automatize os processos

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de permanência de alunos. Por meio dela é possível comunicar-se da melhor maneira com os responsáveis. Desse modo, eles podem receber informações relevantes sobre o desempenho dos estudantes.

guia da gestão educacional

Uma ferramenta de qualidade permite o gerenciamento das finanças, o cadastro de novos estudantes, o reconhecimento da situação financeira e outras questões importantes para a gestão da escola.

O sistema automatizado ajuda a identificar os bons pagadores. Desta forma, é possível oferecer desconto, por exemplo, na efetuação de uma nova matrícula, o que contribui para a permanência do aluno.

5. Invista em marketing educacional

Cada novo ano letivo requer a permanência dos atuais alunos, assim como a captação de novos estudantes. Portanto, invista em uma boa ação de marketing durante suas campanhas de rematrículas. Esse investimento pode ser feito durante o ano inteiro, porém, deve ser intensificado nos finais de semestre.

Campanhas publicitárias em shoppings, outdoors, redes sociais e outros locais contribuem para estimular a renovação da matrícula. Aproveite para mostrar quais sãos as vantagens da sua escola, como diferencias, corpo docente qualificado e outros fatores.

Procure deixar clara a importância de permanecer na mesma instituição de ensino. Além de atrair os responsáveis para fazer a rematrícula, essa divulgação também atinge potenciais novos alunos, ajudando na captação.

6. Estreite laços

O relacionamento entre pais e a escola é fundamental para que a renovação de matrícula aconteça de forma natural. Assim, demonstre que a sua instituição de ensino é a melhor opção para os filhos deles, durante todo o ano letivo.

Para isso, seja transparente, apresente o planejamento pedagógico no início do ano, explique como as avaliações serão realizadas e, principalmente, envolva os pais no processo de desenvolvimento dos alunos. A realização de eventos que integrem a comunidade escolar também contribui, pois permite que os responsáveis vejam as qualidades da escola.

Estar inserido na vida escolar é essencial para a maioria dos pais. Além de reconhecerem que a instituição oferece um ensino de excelência, as pessoas querem informações sobre como ele está sendo aplicado.

7. Tenha uma comunicação eficaz

Os prazos existem para ser cumpridos, portanto, ter um cronograma definido contribui para o sucesso nas rematrículas. É preciso definir quais serão as datas limite para a renovação, quando começará a divulgação dos valores, entre outros fatores.

Além disso, é preciso definir como será feita a divulgação da campanha — afinal, os pais e responsáveis precisam saber que o período de renovação de matrícula está se aproximando. O envio de comunicados e avisos digitais, além dos encontros pessoais em reuniões de fechamento ou início de semestre, são boas estratégias de comunicação e ajudam a aumentar a permanência dos alunos.

Neste artigo, vimos algumas práticas que contribuem para aumentar as taxas de renovação de matrícula dos alunos. A escola não deve ignorar esse processo e pensar que os pais já sabem como acontece. Além disso, o bom trabalho feito durante o ano é fundamental para garantir a satisfação dos responsáveis, que perceberão que a instituição é a melhor opção de estudo.

Portanto, é preciso trabalhar para fazer campanhas efetivas e que chamem atenção dos responsáveis, pois isso ajuda a melhorar o índice de renovações e garante a permanência dos alunos.

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