De que maneira a tecnologia ajuda no engajamento e retenção de alunos?
Atualmente, a maior parte dos setores da economia depende da tecnologia para alavancar seus negócios. Com os serviços educacionais, a situação não é diferente. As soluções informatizadas são importantes para otimizar processos, reduzir custos e, principalmente, para o engajamento e retenção de alunos das novas gerações.
Quer saber como isso acontece? Vamos contar a você como a tecnologia pode favorecer a retenção de alunos em sua instituição de ensino superior (IES). Continue a leitura e descubra como ele é capaz de facilitar a comunicação, promover o engajamento e contribuir para o crescimento da instituição.
Tecnologia como ferramenta estratégica de negócios
Em sua maioria, os alunos das instituições de ensino superior pertencem às gerações Y e Z. Esses estudantes, nascidos em um período em que a tecnologia já fazia parte do cotidiano das pessoas, são conhecidos como nativos digitais.
Para essas gerações, o mundo virtual e o real são um só. Por isso, seu relacionamento se baseia na conexão, e isso vale tanto para pessoas quanto para todo tipo de organização.
Dentro desse contexto, a empresa ou instituição que não utiliza a tecnologia como uma ferramenta estratégica perde seu principal canal para se comunicar e conquistar esses alunos. Isso reduz drasticamente suas chances de captação e retenção de estudantes.
Aplicativos, softwares e marketing
Não se trata apenas de garantir uma presença virtual sólida. Atualmente, dos mais de 100 milhões de internautas brasileiros, 80% acessam a rede por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.
A cada dia, os antigos desktops são deixados de lado e substituídos por dispositivos que acompanham seus proprietários o dia inteiro e que proporcionam respostas rápidas aos seus questionamentos.
Isso não mudou apenas o ponto físico de acesso à rede, mas também a mentalidade das pessoas. Os usuários não esperam ter os mesmos recursos de um site convencional em suas mãos, mas um canal dinâmico, interativo e rápido, com uma interface simples e amigável.
Mas que vantagens uma instituição de ensino pode obter ao se adequar a essas expectativas?
Fortalecimento da marca
Quando a instituição contrata um portal para o aluno que possibilita a personalização com sua identidade, a instituição fortalece sua marca. Ela se posiciona como uma organização que entende o contexto em que está inserida e que se coloca à frente da concorrência, conferindo credibilidade ao seu nome.
Conexão com os alunos
Como já falamos, o aluno do século XXI se relaciona por meio da conexão. Portanto, se a sua IES deseja captá-lo, essa é a forma e a linguagem que essa geração entende. São esses os meios que produzem o engajamento fundamental para a retenção de alunos.
Diferencial competitivo
Ao permitir o acesso por portais ou aplicativos, uma instituição deixa para trás 64% das organizações que até gostariam de investir nesses canais, mas que não conseguem fazer isso porque não entendem como essas ferramentas funcionam e qual é a linguagem utilizada para engajar seus alunos.
Aptidão para preparar as futuras gerações
Uma IES precisa capacitar seus estudantes para o futuro. Como ela pode demonstrar que tem condições de fazer isso quando não consegue utilizar os canais e ferramentas possibilitados no presente?
Melhora na performance acadêmica
Os aplicativos para dispositivos móveis incentivam o engajamento dos alunos na aprendizagem. Eles estão sempre à mão e podem ajudá-los a se organizar quanto às exigências acadêmicas, como entregas de trabalhos ou datas de avaliações.
Além disso, ao usar um sistema virtual de aprendizagem, a instituição conta com um instrumento que favorece a participação em chats relacionados aos temas das aulas ou um canal para tirar dúvidas, o que pode auxiliar na melhora do desempenho desses estudantes e na redução dos índices de evasão.
Como aumentar o engajamento e a retenção de alunos
Amplie as oportunidades de aprendizagem
Foi-se o tempo em que os livros da biblioteca e a sala de aula estavam entre as poucas oportunidades para aprender sobre um tema. Hoje, o aluno pode encontrar infinitas abordagens sobre um tópico em vídeos, artigos, sites e até mesmo jogos.
Por meio de portais online, os docentes ou assessores pedagógicos da instituição podem disponibilizar esses materiais e links para os estudantes do Ensino Superior. Com seus smartphones, eles têm a possibilidade de aproveitar o tempo livre ou em trânsito para mergulhar no conteúdo.
Dessa forma, eles garantem não só um aprendizado aprofundado dos temas propostos, mas melhoram seu desempenho no curso escolhido. Seu preparo para o mercado de trabalho pode ser ainda melhor, contribuindo para o aumento do conceito da faculdade em sua área de atuação
Promova a interação
Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, a instituição de ensino pode disponibilizar materiais informativos e/ou lúdicos que incentivam a participação e facilitam a aprendizagem ativa. Ela faz da gamificação, por exemplo, uma realidade na vida dos alunos, promovendo o engajamento.
Quando um aluno passa um tempo sem acessar o ambiente, o próprio software é programado para enviar convites para o estudante se engajar novamente na plataforma, além de alertar os orientadores, que podem realizar ações preventivas. Como nem sempre o estudante pensará em abrir o aplicativo espontaneamente, com o sistema de notificação via push, o alerta emitido será visualizado na tela de abertura do celular, levando o usuário até a informação completa com um único toque.
Facilite os processos
Muitos estudantes de IES trabalham e, por isso, não dispõem de muito tempo para ir à escola e solucionar questões burocráticas no horário comercial.
Ao usar uma Secretaria Virtual para atender alunos, a instituição facilita a vida dos estudantes. Ela dispensa o comparecimento à secretaria ou departamento financeiro para resolver a maioria dessas necessidades. Por meio dela, é possível fazer matrícula, requisições, enviar documentos, consultar a situação financeira e eventual inadimplência, negociar débitos e efetuar pagamentos em qualquer horário, sem sair de casa ou do local de trabalho, deixando mais tempo para o aluno se dedicar ao estudo.