Aplicativo para escola

Aplicativo para escola: 8 vantagens para as instituições de ensino

Atualizado em

A tecnologia oferece ferramentas fundamentais para melhorar a gestão das atividades escolares e transformar o relacionamento das instituições de ensino com os alunos e responsáveis. O aplicativo para escola é um desses recursos e traz diversas vantagens para a instituição.

Existem vários processos escolares que podem ser otimizados com o auxílio da tecnologia, como comunicados, pagamentos, calendário, entre outros. A utilização do app para escola consegue resolver grande parte dos problemas, tornando mais simples a rotina de gestores e professores.

Neste artigo, apresentaremos 8 vantagens que o aplicativo para escola oferece. Continue a leitura e saiba como se beneficiar com esse recurso!

1. Melhora a comunicação entre escola, pais e alunos

Uma das principais vantagens que um app para escola pode trazer é melhorar a comunicação entre instituição, pais e alunos. Ele permite que as informações mais importantes cheguem rapidamente para os públicos desejados, diminuindo os desencontros.

A comunicação convencional por meio da agenda com bilhetes, anotações e circulares ainda pode ser usada, entretanto, as novas tecnologias trazem oportunidades de otimização para esse processo. É possível mandar os recados por meio do aplicativo, facilitando a vida dos responsáveis e oferecendo mais alternativas de contato.

2. Simplifica o acompanhamento do desempenho dos alunos

O acompanhamento das atividades dos alunos é fundamental para os pais, que desejam verificar como os filhos estão se desenvolvendo. Por meio do app do aluno, é possível verificar as notas, as atividades entregues, a frequência em sala de aula, ocorrências e outros aspectos relevantes.

O aplicativo é uma forma de possibilitar que o acompanhamento aconteça de maneira simples, sem que os pais precisem entrar em contato com os professores e pedir que eles contem como está o filho. Dessa maneira, as famílias têm mais segurança sobre as atividades que são realizadas durante o período escolar e sobre o desempenho dos estudantes.

3. Facilita o controle de pagamentos

A geração de boletos e seu envio virtual aos pais é outro benefício do uso do aplicativo escolar. Assim, é possível enviar avisos de vencimento ou lembretes de que o boleto ainda não foi pago, contribuindo para melhorar o controle de pagamentos , diminuindo a inadimplência e facilitando a vida dos responsáveis.

Além disso, é possível realizar consultas ao setor financeiro, sendo um canal de resolução de problemas no pagamento ou outras pendências que possam existir. Por meio do aplicativo, o responsável pode tirar suas dúvidas e gerar boletos em qualquer hora do dia, não ficando limitado ao expediente da instituição.

4. Otimiza a rotina do professor

O professor tem muitas atividades para realizar, sendo que toda ajuda na rotina é importante para que ela seja mais ágil e menos estressante. O aplicativo facilita o envio de comunicados e avisos para os pais, tornando essas atividades práticas.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Com um aplicativo para o professor, ele tem mais agilidade no lançamento de notas e faltas, assim ganha mais tempo para planejamento e elaboração das aulas, além da preparação individual, aumentando sua produtividade. O desempenho dos alunos também é beneficiado, pois o docente consegue analisar de modo objetivo o desenvolvimento de cada estudante, elaborando estratégias que contribuam para um aprendizado mais efetivo.

5. Incentiva o estudo em casa

Os aplicativos também podem ser uma ferramenta importante para o compartilhamento de conteúdo e atividades, inclusive para colocar em prática a sala de aula invertida. Alguns permitem que professor envie materiais extras como vídeos e textos para leitura, para que o aluno reforce o estudo mesmo fora do ambiente escolar.

Esse é um recurso interessante que interfere de forma benéfica no desempenho dos estudantes. Os materiais recebidos costumam ser atrativos, como vídeos e atividades dinâmicas, aumentando o engajamento dos estudantes e colaborando com o processo de aprendizagem, já que eles chegam mais preparados para as aulas.

6. Oferece vantagem competitiva

Na hora de encontrar uma educação de qualidade para os filhos, os pais sempre buscam uma instituição que seja moderna e ofereça os melhores recursos para o ensino. Usar meios ultrapassados para se relacionar com a família não é uma boa alternativa, pois o acesso às tecnologias recentes demonstra a capacidade de se adaptar aos espaços digitais.

Ao disponibilizar o aplicativo, a escola ganha visibilidade, credibilidade e competitividade no mercado educacional. Desse modo, a marca de sua instituição será vista como moderna e diferenciada, o que contribui para aumentar a permanência e a captação de alunos.

7. Favorece a gestão escolar

A gestão escolar é um processo bastante complexo, que envolve diversas atividades e desafios. Controlar todos esses elementos é mais difícil quando as informações não estão em um sistema integrado ou ainda não passaram pela digitalização, dificultando uma visão geral dos pontos fortes e fracos.

O app para escola favorece esse controle, pois disponibiliza as principais informações sobre o desempenho do aluno e as atividades dos professores e também contém os dados financeiros. Desse modo, o gestor consegue ter uma visão mais completa do que está acontecendo na instituição, estando preparado para agir nos aspectos que precisam de correção.

8. Possibilita o feedback de alunos e responsáveis

A comunicação da escola com os responsáveis e alunos melhora, assim como dito anteriormente. Porém, o app também permite que a comunidade escolar tenha um canal direto com a instituição. Desse modo, é fácil sugerir a melhoria dos serviços e dar feedback sobre o que está sendo feito.

Ter um canal que possibilite opiniões, reclamações, sugestões e pedidos de esclarecimentos é uma estratégia boa de relacionamento com alunos e responsáveis. Além disso, essas informações podem ser úteis para detectar onde a escola está falhando e descobrir novas formas de melhorar o processo de aprendizagem.

Neste artigo, trouxemos as principais vantagens que o aplicativo para escola oferece para as instituições de ensino. Como vimos, esse é um recurso poderoso e que possibilita a melhoria em diversos processos escolares. O relacionamento com alunos e responsáveis é otimizado, assim como o tempo dos professores e gestores. Desse modo, a instituição consegue oferecer uma educação de excelência e melhorar o processo de aprendizagem.

Gostou de conhecer estas vantagens? Então, aproveite para entrar em contato conosco e veja como o app do Lyceum pode contribuir com sua escola!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros