Saiba como reduzir a inadimplência com o pagamento recorrente
A pandemia da COVID-19 já figura como a pior crise econômica desde a grande depressão e expôs drasticamente os perigos de um problema que é velho conhecido do mercado educacional: a inadimplência descontrolada, que prejudica toda a estrutura institucional e o relacionamento com alunos e familiares.
Para você ter uma ideia do quadro recente, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp, somente no ensino superior houve alta de 30% no número de inadimplentes no primeiro semestre em 2020, ou seja, 109 mil alunos a mais que em 2019 (de um total de 565 mil). Sem dinheiro em caixa, muitas instituições resistem a baixar os preços da mensalidade em meio a um alto número de inadimplentes, que protestam pela redução de valores.
Sem dúvidas, sofrem mais as instituições que não dispõem de uma boa gestão da inadimplência, o que pode tornar o problema uma bola de neve, aumentando as chances de prejuízos irreversíveis.
As instituições estão tentando encontrar medidas para conter a inadimplência e garantir a fidelização de seu alunado, especialmente nessa fase turbulenta da economia. Uma delas é o pagamento recorrente, que modifica a forma de contratação do serviço de ensino.
Continue a leitura deste post para conhecer melhor esse conceito e saber como implantá-lo na sua instituição.
O que significa pagamento recorrente?
O pagamento recorrente consiste na cobrança automática, principalmente por débito automático, cartão de crédito ou boleto bancário, pela assinatura de serviços prestados durante um período estipulado entre um contratante e a organização contratada.
O termo “recorrente” indica que, enquanto houver o pagamento do plano durante o período determinado, é garantida a prestação do serviço.
Você vai encontrar o pagamento recorrente como forma de contratação em estabelecimentos que utilizam planos mensais, semestrais e anuais, como academias, clubes, canais de assinatura, e, claro, as instituições de ensino.
Embora não seja um método de recebimento novo, o principal motivo da adoção do pagamento recorrente nas instituições de ensino é por conta da praticidade e garantia de recebimento, com rapidez e sem burocracia, uma vez que todas as autorizações de cobrança acontecem no momento da assinatura do contrato. Também, as chances de redução da inadimplência crescem, como veremos adiante.
Quais são os benefícios do pagamento recorrente para a gestão escolar?
Com a automatização proporcionada pelo pagamento recorrente, a gestão escolar ganha dinamismo, com benefícios em várias áreas, como financeira, administrativa, relacionamento com os alunos e familiares etc. Veja nossa lista, a seguir.
Redução da inadimplência
Nem sempre problemas financeiros são a principal causa da inadimplência escolar. Há certos casos em que o esquecimento é o fator faz com que as mensalidades fiquem em aberto. Como o pagamento recorrente é programado, o valor é debitado automaticamente na data acordada, sem prejuízo a nenhuma das partes, o que contribui para a redução da inadimplência.
Melhoria na relação com os responsáveis financeiros
Mensalidades em atraso podem ser um forte ponto de atrito com alunos ou responsáveis financeiros. Dependendo da abordagem por parte da instituição, as consequências dessa conversa podem ser desfavoráveis, não apenas levando à evasão de alunos, mas também a uma imagem institucional negativa perante o mercado.
Com o pagamento recorrente, além da automatização da cobrança, como dissemos, há flexibilidade na data do pagamento. Como a questão financeira pesa muito na hora da escolha ou permanência em uma instituição de ensino, esse detalhe pode fazer uma grande diferença e representar um diferencial competitivo, tanto na captação quanto na retenção de alunos.
Melhoria da gestão administrativo-financeira
O serviço de assinatura fornece uma série de dados em tempo real para a instituição, o que possibilita incrementar a gestão administrativo-financeira. É possível saber com mais precisão, por exemplo, quando e quanto a instituição de ensino receberá pelos serviços prestados, bem como quais mensalidades já caíram e quantas estão para vencer.
Além de um controle financeiro muito maior, isso permite melhorar as previsões para uma tomada de decisão mais acertada. Os seguintes pontos merecem destaque:
- acompanhamento criterioso das movimentações financeiras;
- criação de margens de renovações e cancelamentos de matrícula;
- melhoria no planejamento das despesas institucionais;
- negociação de prazos com fornecedores;
- melhoria nas estratégias de captação de alunos.
Aumento da produtividade
Com a automatização dos pagamentos, sua equipe financeira não vai mais perder tempo realizando tarefas repetitivas e pouco produtivas, como contatar, um a um, os inadimplentes.
Além do pagamento automático, podem ser disparados lembretes instantaneamente aos devedores. Dessa forma, o financeiro pode se dedicar a tarefas estratégicas que exigem concentração, gerando resultados reais para a instituição. O setor ganha em tempo e agilidade.
Como o pagamento recorrente pode ser implantado na instituição de ensino?
Para implantar o pagamento recorrente, é interessante contar com a tecnologia e a adoção de algumas boas práticas. Confira a seguir.
Apresente aos responsáveis financeiros os métodos de pagamento
Incluir a comunidade escolar na implantação do pagamento recorrente é importante para saber a opinião de todos. Além de explicar do que se trata, você vai fazer uma pesquisa para saber quais são as ferramentas mais utilizadas pelos pais.
Uma vez com as respostas em mãos, você saberá quais alternativas serão aceitas e poderá utilizá-las sem resistência.
Acompanhe as métricas relacionadas ao pagamento recorrente
Lembra-se das informações geradas em tempo real? A partir delas, você terá métricas importantes para acompanhar, as quais influenciam sua tomada de decisão.
- Taxa de Churn (rotatividade de alunos): aponta o percentual de cancelamentos de matrícula.
- Lifetime Value (LTV): mensura a média de tempo que os alunos permanecem na instituição após contratado o serviço.
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC): quanto a instituição gasta para conquistar cada novo aluno.
- Monthly Recurring Tevenue (MRT): quanto a instituição está recebendo mensalmente pelo serviço de assinatura contratado.
Contrate um sistema de gestão
Além de contar com uma boa plataforma de pagamento recorrente, é preciso associá-la a um sistema de gestão educacional que ofereça a você as soluções mais completas, especialmente integrando os sistemas financeiro, administrativo e acadêmico em um único lugar.
Assim, você conseguirá ter acesso a um relatório completo de todas as operações financeiras da instituição e, na iminência de inadimplências mais complicadas de resolver, poderá antecipar uma agenda positiva de ações para esses casos.
Se você não sabe por onde começar, sugerimos que conheça as soluções integrativas do Lyceum, um sistema de inteligência educacional robusto, que se adapta às suas necessidades acadêmicas, administrativas e financeiras.
Quer entender mais sobre como associar o pagamento recorrente ao uso do Lyceum? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas!