lyceum e inadimplência

Lyceum e inadimplência: como a ferramenta auxilia na gestão de pagamentos

O pagamento das mensalidades dos alunos é a principal fonte de receita de uma instituição de ensino privada. Desse modo, quando há um alto índice de inadimplência escolar, os gestores enfrentam desafios no planejamento financeiro — o que pode levar a dificuldades amplas nas rotinas da instituição.

Por isso, uma boa gestão de inadimplência é essencial. Ela inclui o controle sobre os pagamentos recebidos e a receber, boas estratégias de negociação e atenção à legislação. A boa notícia é que as tecnologias digitais são grandes aliadas nessas tarefas.

Um sistema de gestão educacional, administrativa e financeira como o Lyceum traz diversas funcionalidades que garantem o controle da inadimplência, além de contar com integração com uma empresa especializada em cobrança educacional. Neste post, vamos falar sobre o Lyceum e inadimplência, então, continue a leitura!

Qual é a importância da gestão de inadimplência nas instituições de ensino?

A gestão de inadimplência é uma tarefa tão crucial quanto desafiadora para uma instituição de ensino. Em um contexto de crise, como o ocasionado pela pandemia de covid-19, pode ser ainda mais difícil manter um bom percentual de alunos adimplentes.

Segundo dados do Sindicato das Instituições de Ensino Superior Privado (Semesp), a taxa de inadimplência chegou a quase 30% nos meses de pandemia, o que representa um aumento de 72% em relação ao mesmo período de 2019. A mesma tendência pode ser observada em instituições de ensino básico.

Além da inadimplência, o levantamento do Semesp também indica um crescimento significativo nas taxas de evasão de alunos. Desse modo, cuidar dos pagamentos com o máximo de eficiência e atenção nesse período pode ser decisivo para a saúde da instituição de ensino.

Abaixo, veja os principais impactos de uma boa gestão de inadimplência!

Receita da instituição em dia

Em primeiro lugar, manter os pagamentos dos alunos em dia é sinônimo de conservar a receita da instituição. Afinal, ao lado das taxas de matrícula, as mensalidades são a principal fonte de recursos para uma instituição de ensino privada e responsáveis pela sobrevivência dela, pelo aporte para investimentos e também pelo lucro.

Planejamento financeiro em ordem

Sem o controle da receita, é difícil ter um planejamento financeiro em ordem. Isto é, as tarefas administrativas e estratégicas da instituição ficam bastante prejudicadas. Entre elas, podemos incluir:

  • pagamento de despesas fixas;
  • gastos variáveis;
  • planos de investimentos;
  • fornecimento de materiais;
  • folhas de pagamento;
  • insumos básicos etc.

Qualidade dos serviços educacionais garantida

Como a adimplência dos estudantes é o motor que faz a instituição de ensino funcionar, os impactos da diminuição no número de pagamentos também se estendem à qualidade dos serviços educacionais. Isso porque a falta de estrutura compromete a operação pedagógica, seja pela queda nos recursos utilizados, seja pela desmotivação docente, entre outros motivos.

Como o Lyceum ajuda na gestão de inadimplência da sua instituição?

Como você viu, a gestão de pagamentos deve ser uma prioridade nas instituições de ensino. Quanto mais efetiva, menores as chances de que os atrasos nas mensalidades se tornem uma constante no dia a dia. É aí que entra o Lyceum!

guia da gestão educacional

Trata-se de um sistema de gestão acadêmica, administrativa e financeira que reúne funcionalidades para o acompanhamento de toda a vida acadêmica de cada aluno, além de possibilitar a automatização de rotinas educacionais.

Entre as soluções do Lyceum estão mecanismos para otimizar tarefas financeiras e mitigar a inadimplência. Por meio da Secretaria WEB, você pode:

  • acompanhar rematrículas, trocas de disciplinas e transferências de cursos;
  • controlar pagamentos e gerar relatórios de inadimplência para tratativa;
  • elaborar planos de negociação e possibilidades de acordo on-line, de acordo com os parâmetros da instituição;
  • gerir os contratos dos estudantes e bolsas de estudo, entre outras funcionalidades.

Especialização da cobrança

Para otimizar ainda mais a gestão de inadimplência da sua instituição, o Lyceum conta com um grande diferencial que é a parceria com a Cobrafix, a primeira empresa do Brasil especializada em cobrança no setor educacional. Assim, as mensalidades inadimplentes ficam nas mãos de profissionais que podem se dedicar a essa tarefa da melhor forma.

E o melhor é que o Lyceum é totalmente integrado com a Cobrafix. Desse modo, as ocorrências de atrasos nos pagamentos são enviadas em tempo real para a empresa e, inversamente, as informações de negociações, acordos e quitações registradas pela Cobrafix são atualizadas automaticamente na parte de gestão financeira do Lyceum.

Todos os procedimentos são alinhados com a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, a automatização dos processos traz mais confiabilidade, eficiência e precisão em relação aos controles de pagamentos realizados de forma manual.

Segundo o Diretor Executivo da Cobrafix, Caio Raya, o foco da empresa “é recuperar os recebíveis não pagos pelos alunos às instituições, assim, trazendo fluxo de caixa para os investimentos na educação.”

Ele explica ainda que a Cobrafix tem amplas soluções para a cobrança: “não somos somente um call center, temos soluções digitais, robôs, bots que fazem também uma grande diferença na alavancagem de resultados.”

Sistema completo e robusto

Além das soluções para a gestão de inadimplência, o Lyceum traz outras vantagens para a instituição de ensino. Na parte de gestão acadêmica, por exemplo, o sistema tem funcionalidades para um acompanhamento didático-pedagógico completo, incluindo:

  • autoatendimento;
  • controle de faltas;
  • registro de notas;
  • rematrícula;
  • consulta de informações acadêmicas etc.

Já em relação à captação de alunos, o Lyceum traz portais personalizados, de acordo com o público-alvo da instituição de ensino. Por eles, alunos e/ou pais e responsáveis podem agendar visitas e, no caso do ensino superior, escolher os cursos e, até mesmo, se inscrever para o vestibular.

O Lyceum também é facilmente integrável com outros sistemas e oferece uma plataforma amigável. Além disso, ao migrar os dados da sua base instalada de alunos, a estrutura do Lyceum garante a integridade das informações.

Agora que você já conhece a relação entre o Lyceum e inadimplência, viu que o nosso sistema é repleto de funcionalidades que otimizam a gestão de pagamentos da instituição de ensino. Tratando esse aspecto como prioridade, sua instituição tem muito a ganhar em organização, eficiência e qualidade dos serviços oferecidos.

Entre em contato conosco e converse com um consultor para ter mais detalhes sobre as soluções do Lyceum!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros