Como melhorar a comunicação interna nas escolas e instituições de ensino superior?
A interação entre professores e demais funcionários é um dos fatores que contribuem para a qualidade da educação ofertada pelas instituições de ensino escolar e superior. Contudo, manter todos os processos envolvidos na comunicação interna não é nada fácil. Com tantos setores, os gestores precisam estar preparados para investir em novas estratégias.
Alguns posicionamentos adquiridos nas estratégias de comunicação já fazem uma diferença considerável na organização do ambiente escolar ou acadêmico. Além disso, existem ferramentas tecnológicas indispensáveis para quem busca fomentar o diálogo institucional.
Neste post, reunimos o que você precisa saber sobre a importância da comunicação interna para instituições de ensino, as melhores estratégias para esse tipo de interação e por que vale a pena contar com um sistema de gestão educacional. Confira e tire suas dúvidas!
Qual é a importância da comunicação interna?
Antes de qualquer coisa, é importante saber que a troca de informações é a principal característica da comunicação interna de uma instituição de ensino. Em outras palavras, essa é a maneira pela qual todos os setores da instituição interagem entre si para alinhar processos, reduzir burocracias e agilitar as atividades.
Em empresas de todos os segmentos, o investimento em comunicação corporativa é o que mantém os membros motivados e prontos para atender às demandas do público. Nas escolas e instituições de ensino, não é diferente. Quando há harmonia entre as diferentes hierarquias, significa que cada funcionário entende qual é a sua contribuição para o crescimento da instituição como um todo.
De nada adianta ter os melhores profissionais, equipes qualificadas e infraestrutura diferenciada, se não há um gerenciamento com sintonia e transparência. Quando as equipes sentem que fazem a diferença, a tendência é que elas se engajem mais nas missões da instituição.
Se os professores percebem que suas opiniões e experiências são consideradas nas decisões da alta direção, trabalham mais motivados e engajados em dar o melhor. Além disso, a comunicação interna é capaz de criar um senso de pertencimento e familiaridade entre os membros da instituição, o que é fundamental para a produtividade no dia a dia.
Como melhorar a comunicação interna?
É possível adotar uma série de medidas para construir e aperfeiçoar estratégias de comunicação interna nas instituições de ensino. O primeiro aspecto a ser considerado é, sem dúvidas, a divisão da comunicação entre vertical (comunicação entre funcionários de diferentes hierarquias) e horizontal (comunicação entre funcionários da mesma hierarquia).
A partir dessas duas perspectivas de comunicação interna, fica mais fácil ver como as melhores estratégias podem ser aplicadas. Acompanhe logo abaixo!
Promover uma cultura do engajamento
Uma instituição de ensino é formada por um corpo de profissionais que vai muito além do gestor e do professor. Por essa razão, a comunicação interna depende do trabalho em conjunto de todos. É preciso mostrar que cada um é responsável pelo sucesso da instituição e estimular o comprometimento no trabalho.
Isso pode ser feito por meio de várias ações. Uma ótima maneira de promover o engajamento é oferecendo cursos e capacitações técnicas e estimulando o aprendizado continuado. Dessa forma, os profissionais se sentem naturalmente motivados a retornar esse investimento na forma de um bom trabalho.
Dar e receber feedbacks
A comunicação interna de uma instituição de ensino depende, por essência, da qualidade da relação estabelecida entre professores, gestores, diretores e demais funcionários. Melhorar a qualidade dessa relação, portanto, significa torná-la mais humanizada, transparente e resolutiva.
Os feedbacks têm um papel central nessa forma de se relacionar dentro da instituição de ensino. Eles permitem que cada funcionário tenha seu esforço reconhecido e valorizado, além de criar a possibilidade de sugerir novas soluções para o aprimoramento constante.
Usar a tecnologia a favor da instituição
Além de estabelecer novas medidas relacionadas ao estímulo à empatia, é possível investir em novas tecnologias para melhorar a comunicação interna das instituições de ensino. Hoje já existem ferramentas que automatizam uma série de tarefas e agilizam a comunicação entre setores. Um bom exemplo é o sistema de gestão acadêmica, pedagógica e financeira.
Como um sistema de gestão contribui para a comunicação interna?
Um bom sistema de gestão educacional, além de otimizar inúmeras questões burocráticas de ordem administrativa nas instituições de ensino, tem por objetivo contribuir para a comunicação interna tanto de escolas quanto de instituições de ensino superior. A partir de sistemas integrados e digitais, a comunicação fica muito mais rápida e acessível.
No Lyceum, por exemplo, os professores e coordenadores contam com portais online para conseguirem gerenciar com facilidade todas as questões administrativas de suas respectivas funções. Dessa forma, a escola consegue reduzir o número de papeladas e tomar decisões que impactam a rotina de alunos.
No portal do coordenador, por exemplo, o profissional pode visualizar, modificar e aprovar planos de aula elaborados pelos professores para determinadas turmas. Os diários de classe de cada turma também podem passar por modificações quando necessário.
Com a mesma facilidade, um professor pode solicitar à secretaria a substituição de aulas, documentos, recursos etc. Feita a solicitação, ela pode ser exibida para o coordenador e percorrer outros setores internos da escola.
Fica claro que a comunicação interna é um elemento fundamental na rotina de qualquer instituição de ensino. Quando há um diálogo frequente entre aluno e instituição, assim como entre professores e demais funcionários, os benefícios podem ser aproveitados na reputação da marca no mercado educacional, o que garante a atração e retenção de novos alunos.
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