protagonismo do aluno

Como um software pode contribuir para o protagonismo do aluno?

webinar_PIX

As instituições de ensino superior (IES) estão sempre em busca de melhorar a qualidade da educação oferecida, dando espaço para que novas tecnologias e metodologias sejam aplicadas. O protagonismo do aluno é uma tendência relevante e que pode ser facilitada com a utilização da tecnologia no cotidiano educacional.

Muitas vezes, o modelo tradicional de ensino deixa o estudante apenas como um agente passivo no processo educacional, o que diminui a eficiência do método e o desenvolvimento das habilidades. Por isso, é interessante buscar uma abordagem que coloque o aluno em posição de protagonismo, sendo capaz de, com a ajuda de professores e colegas, construir o conhecimento.

Neste artigo, vamos entender o que é protagonismo do aluno e a importância desse conceito para o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, mostraremos como um software pode contribuir com essa tendência. Continue a leitura!

O que é protagonismo do aluno?

O protagonismo do aluno passa por uma mudança nos papéis de cada pessoa envolvida no processo de aprendizagem. As abordagens mais tradicionais de ensino, quando o professor detinha todo o conhecimento, deixam de ser o único método e abrem espaço para que a construção do saber seja feita em conjunto, com grande participação do estudante.

Desse modo, o protagonismo do aluno se baseia fundamentalmente na participação do estudante, dando a ele voz ativa nos debates que o envolvem. O objetivo é diminuir a hierarquia em sala de aula e aumentar o engajamento dos jovens nas atividades propostas.

Isso não significa, entretanto, a desvalorização da figura do professor, que continua tendo a sua importância no processo educacional, mas em uma função diferenciada. O novo cenário reforça o papel do docente e o posiciona como um guia, capaz de apontar os caminhos para um aprendizado mais consistente e completo.

Diante disso, os estudantes deixam de ter uma postura passiva e passam a participar das decisões que afetam a aprendizagem. Isso ajuda a estimular o pensamento crítico, a inteligência emocional e outras habilidades relevantes para o futuro, tanto pessoal quanto profissional.

Qual a importância dessa estratégia?

O protagonismo do aluno é muito importante para que ele se desenvolva de forma completa, ficando capacitado para atuar com destaque no mercado de trabalho. Essa abordagem é uma alternativa para desenvolver indivíduos mais preparados para enfrentar os desafios de um ambiente dinâmico e volátil. Confira alguns benefícios que ela traz!

Desenvolve o pensamento crítico

Um dos benefícios de incentivar o estudante como protagonista é o desenvolvimento do pensamento crítico. Os jovens que são capazes de enxergar o contexto e visualizar todos os elementos que alteram cada situação tendem a ter mais cautela em suas decisões e a não aceitar qualquer conclusão.

Isso permite que o estudante aprenda a duvidar de algumas coisas e busque conhecer a verdade com o auxílio da pesquisa. Essa característica ajuda a formar cidadãos mais equipados para enfrentar os desafios contemporâneos.

Estimula a criatividade

A criatividade é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Ela está diretamente relacionada à capacidade de pensar em soluções inovadoras para problemas recorrentes e atuais. Desse modo, profissionais criativos são capazes de oferecer excelentes resultados para suas empresas e carreiras.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Quando a IES coloca o estudante como protagonista, ela permite que ele encontre as melhores soluções e alternativas para o seu desenvolvimento. Sendo assim, os alunos se tornam aptos para encontrar opções que otimizarão o aprendizado e o desenvolvimento de suas habilidades.

Incentiva a responsabilidade

Outro aspecto importante do protagonismo do aluno é o incentivo à responsabilidade de cada um no processo de aprendizagem. Essa é uma forma de tirar todo o peso do aprendizado do professor e dividir o crescimento e o desenvolvimento com a participação dos estudantes nas atividades propostas.

Dessa maneira, o estudante precisa se envolver para crescer e aprender o que é necessário para a sua profissão. Isso ajuda a criar responsabilidade e a melhorar a preparação dele para o mercado de trabalho.

Como um software promove esse aspecto?

A tecnologia é fundamental para que o protagonismo do aluno seja possível em uma instituição de ensino. Na sequência, veja como um software pode contribuir nesse aspecto!

Aumenta a participação nas aulas

Um das principais vantagens de contar com os recursos tecnológicos é aumentar a participação dos alunos nas aulas. Muitas vezes, os estudantes ficam entediados com conteúdos que são apenas expositivos, o que dificulta a concentração e prejudica a aprendizagem.

Com a tecnologia, os professores podem incentivar a participação em diferentes projetos e atividades cotidianas, aumentando o envolvimento dos estudantes. Essa abordagem é crucial para que o engajamento cresça, facilitando também a otimização da aprendizagem.

Permite o gerenciamento dos estudos

Outro benefício que um software pode oferecer é o gerenciamento dos estudos. Por meio do sistema, os alunos são capazes de reunir as principais informações de que precisam para se desenvolver, conseguindo deixar todos os compromissos e obrigações em um local.

Isso facilita o gerenciamento das atividades que precisam ser feitas, contribuindo para aumentar a responsabilidade de cada estudante. Desse modo, eles aprendem a controlar seus horários e a evolução nas disciplinas e participam de forma ativa do processo de desenvolvimento de habilidades.

Facilita o acompanhamento do desempenho

Com a utilização do software, os alunos também conseguem acompanhar o desempenho de modo mais fácil. Por meio desse recurso, é possível verificar as notas, a frequência, baixar boletos e fazer diversas solicitações que são importantes no contexto da educação superior.

Essa possibilidade traz mais agilidade para os processos estudantis, facilitando até mesmo a realização de matrículas e rematrículas. Sendo assim, os alunos se tornam responsáveis por resolver pendências, aprendendo a solucionar seus problemas.

Neste artigo, vimos como o protagonismo do aluno é importante e de que forma um software pode contribuir para que essa abordagem seja implementada em sua instituição de ensino. A tecnologia vem cada vez mais sendo utilizada nas IES, portanto é interessante encontrar as ferramentas e os sistemas que melhor contribuem para o desenvolvimento completo dos estudantes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este tema? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saiba como nosso sistema pode colaborar com a sua instituição de ensino!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros