ocr o que é

O que é OCR? Veja aqui!

Imagine que você recebeu um contrato por e-mail e tenha que pesquisar algumas informações importantes. Você prefere ler todo o documento ou buscar por uma palavra-chave para encontrar as informações necessárias? Para isso, é importante utilizar o OCR, tecnologia que separa as letras da imagem, permitindo realizar pesquisas por meio de palavras-chave.

A gestão de dados é fundamental em qualquer negócio, mas, ainda mais importante é realizá-la de modo automatizado. Com isso, é possível ter documentos em dados que podem ser editados e pesquisados por um dispositivo.

Neste post, vamos explicar o que é OCR, como funciona e as suas vantagens. Confira!

O que é OCR e para que serve?

O OCR (Optical Character Recognition) é uma tecnologia que permite converter documentos de diversas espécies, como papéis escaneados, imagem capturada por câmera digital e arquivos em PDF em dados que os usuários poderão editar e pesquisar por meio de um computador.

Assim, ele transforma as imagens obtidas em conteúdos legíveis e editáveis de frases, palavras ou letras — parecido com o que estava no documento original, como:

  • páginas de relatórios;
  • notas fiscais;
  • atestados;
  • comprovantes;
  • contratos.

Como funciona o OCR?

Com o OCR, todos os documentos digitalizados são tratados como documentos de texto. A ferramenta analisa-os e compara os caracteres com fontes armazenadas no banco de dados.

Para que ela funcione, é necessário utilizar um método de entrada para o computador, como máquina digital, celular, scanner ou outros dispositivos de hardware que capturem o texto que se quer editar, alterar ou pesquisar.

como se preparar para a quarta revolução industrial

As imagens digitalizadas são medidas de acordo com suas áreas escuras ou claras, como em um processo binário: as áreas brancas são tidas como fundo e as em preto são consideradas figuras.

Com o avanço tecnológico, sistemas mais atualizados possibilitam o uso de imagens coloridas, deixando de lado a preocupação com contrastes.

Quais são as vantagens do OCR?

Quando é possível transferir páginas e documentos impressos em formatos legíveis no computador em forma de textos editáveis, você poderá usar as informações de diferentes modos, o que antes seria difícil.

Veja, abaixo, algumas das vantagens de utilizar a tecnologia do OCR na gestão de dados em instituições de ensino!

Ampliação de acessibilidade ao documento

Com o OCR, você consegue converter JPG, TIFF ou PDF baseado em imagem em um arquivo de texto legível por máquina. Nesse caso, o arquivo digital como faturas, contratos e recibos são:

  • reaproveitáveis e editáveis;
  • visualizados;
  • pesquisados dentro de um elevado repertório e banco de dados.

Maior segurança

O OCR é responsável por eliminar processos manuais de entrada de dados, o que automatiza as tarefas e eleva o grau de segurança e precisão nessas operações. Além disso, as instituições conseguem reduzir o risco de extravios ou perdas dos documentos impressos.

Agora que já sabe o que é OCR e como funciona, saiba que ele pode ser aderido em qualquer instituição, independentemente do porte. Portanto, não deixe de implementar essa tecnologia para conhecer todas as vantagens proporcionadas!

Gostou do post e quer receber conteúdos como este em seu e-mail? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros