vantagens do pix

5 vantagens do PIX para as instituições de ensino

webinar_PIX

O PIX é uma ferramenta criada pelo Banco Central Brasileiro e que tem como foco a simplificação das transações financeiras entre contas em bancos diferentes. Antes, para mandar dinheiro da conta de um banco para outro, era necessário fazer um DOC, TED ou emitir um boleto, que demorava em média dois dias úteis para a compensação. Além disso, as transações ficavam condicionadas ao horário comercial, ou seja, não era possível fazer esse tipo de transferência em finais de semana e feriados.

O PIX chegou para desburocratizar o processo, permitindo a transação entre contas em diferentes bancos de forma simples e rápida, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além da disponibilidade total de tempo, outra simplificação do PIX é a possibilidade de criação de chaves, utilizando CPF/CNPJ, e-mail, telefone, QR Code ou código compartilhável. Isso facilita a personalização das identificações e deixa para trás a necessidade de memorização dos números de agência.

Neste post, vamos entender quais foram as vantagens do PIX para as instituições de ensino. Continue a leitura e confira!

1. Redução de custos

Por menores que sejam as taxas cobradas por máquinas de cartão, emissão de boleto, TED ou DOC, no longo prazo, o valor acumulado pode representar uma perda significativa para a instituição. Dependendo dos bancos — principalmente as fintechs — as operações de pagamento e recebimento de valores via PIX para CNPJ podem ser realizadas de maneira 100% gratuitas. Quando cobradas, os valores são bem pequenos.

Isso significa que há uma redução de custos, pois as operações financeiras ficam mais baratas, afinal, muitas empresas repassavam os custos das taxas nos preços de seus serviços ou produtos e agora podem praticar preços mais competitivos.

2. Possibilidade de receber instantaneamente

Falamos acima sobre as taxas que os métodos de transferência e meios de pagamentos tradicionais costumam cobrar nas transações. Mas há outro fator que muda com a utilização do PIX, que é o fato de a empresa cobradora receber os valores na hora, sem ter de esperar a compensação de boletos, a DOC cair no dia seguinte ou ter de pagar taxa para antecipar pagamentos via cartão. 

Isso simplifica o planejamento financeiro e acelera uma série de planejamentos, como o pagamento de contas antecipadas e investimentos. Além disso, pode evitar o pagamento de juros e multas por atrasos e pode responder mais rápido a eventuais demandas de mercado.

3. Está sempre disponível e acessível

Como vimos na introdução, o PIX está sempre disponível, 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem a necessidade de esperar horário comercial para pagar ou receber. Basta ao interessado ter um smartphone e internet, e pronto! Qualquer pessoa está habilitada a pagar e receber com PIX, utilizando uma das formas simplificadas de compartilhamento de meios de pagamentos. Basicamente, há três formas de utilizar o PIX, veja abaixo.

Via QR Code

A instituição pode, em vez de enviar boletos com código de barras para fazer as cobranças, enviar um boleto com QR Code ou compartilhar o código correspondente via WhatsApp ou app próprio. Assim, o aluno ou responsável poderá realizar o pagamento de forma instantânea com seu smartphones, evitando uma série de burocracias e filas.

Via chave PIX

As chaves PIX foram criadas com o intuito de facilitar o compartilhamento de informações, simplificando o processo, além de permitir a personalização. A instituição pode, por exemplo, criar um e-mail apenas para receber pagamentos, como “pagamentos@instuição.com.br”, valorizando a marca. Além do e-mail, também é possível utilizar CPF ou CNPJ, chave aleatória gerada, além do telefone.

como se preparar para a quarta revolução industrial

A única chave que não exige confirmação é o CPF, pois este já está vinculado à conta. Para utilizar o e-mail ou telefone, o usuário terá de confirmar a titularidade por meio de um código de validação.

Método tradicional

Mesmo quem não criou chaves ou não se habituou a utilizar o QR Code pode receber ou enviar valores via PIX. Basta utilizar o método tradicional, que é utilizar o número da conta, da agência e do CPF ou CNPJ do receptor. O dinheiro vai cair na hora, sem burocracia ou atrasos.

4. Portabilidade da chave

Aí está um benefício claro que as chaves PIX trouxeram, pois cada banco tem seu código, números de agência e conta diferentes, e a cada troca era necessário a atualização dos dados.

Atualmente, quando a instituição passa a receber via PIX por meio de uma chave personalizada, mesmo que troque de banco, poderá continuar utilizando a mesma informação, ou seja, não precisará modificar processos, criar campanhas de atualização e informação.

Basta cadastrar a chave na conta nova e pronto, nada muda para quem estiver pagando e as mudanças acontecem apenas do lado da organização. Isso ajuda a evitar atrasos e inadimplência por inconsistência de dados.

5. Mais segurança

Como são transações simples e diretas, os pagamentos via PIX reduzem a necessidade de troca constante de dados, como CPF, aumentando a proteção de quem paga e de quem recebe. Aliás, a preocupação com a segurança foi um dos fatores que levaram algumas pessoas a desconfiarem do PIX no início. Alguns achavam que a ferramenta poderia ser hackeada.

A verdade é que essa ferramenta apresenta os mesmo nível de segurança que as transações tradicionais, como TED e DOC. Além disso, o Banco Central fez questão de deixar claro que os dados dos usuários são protegidos pelo sigilo bancário, que está estabelecido na LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.

Como vimos, as vantagens do PIX para as instituições de ensino são variadas e podem contribuir para desburocratizar o processo de pagamento, reduzindo a possibilidade de atrasos e inadimplências, além de contribuírem para o planejamento financeiro.

Mas somente o PIX não basta para ter o controle de todos os processos relacionados aos pagamentos, centralização de dados e avaliação de métricas. É de suma importância contar com um sistema de gestão desenvolvido sob medida para instituições de ensino. O Lyceum é o sistema completo que você precisa para automatizar processos, facilitar comunicação e a acessibilidade para pais e alunos.

Gostou do nosso post? Quer saber como o Lyceum pode fazer uma bela dupla com o PIX na gestão de pagamentos de sua instituição? Entre em contato conosco e conheça os nossos diferenciais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros