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Chatbot na educação: 8 razões para utilizar!

chatbot na educação é uma solução moderna, capaz de trazer mais eficiência e menos custos para uma instituição de ensino. Podemos ver essa tecnologia em diversos lugares, como sites, lojas virtuais e redes sociais, sendo uma forma de as instituições e órgãos governamentais terem uma comunicação mais fluida e próxima com o público.

No ramo educacional, é possível aproveitar os chatbots de diversas formas. Ao longo do texto, vamos apresentar algumas possibilidades, destacando 8 motivos para eles serem usados em instituições de ensino. Ficou interessado no tema? Continue a leitura deste artigo completo até o final!

Como funciona o chatbot na educação?

Basicamente, um chatbot funciona de duas maneiras: com e sem aprendizado. No primeiro caso, ele é programado para responder às perguntas mais recorrentes das pessoas, de modo que, se houver uma demanda mais específica, ele vai encaminhar o pedido a um atendente humano.

Já no segundo caso, o chatbot aprende por meio da interação com os usuários. Na prática, as suas respostas tendem a ficar mais eficientes ao longo do tempo, inclusive com a capacidade de responder dúvidas e solucionar problemas mais específicos.

Trazendo para o contexto educacional, os chatbots podem ser aproveitados de diversas formas. Por exemplo, ele pode facilitar o processo de enviar documentos referentes à matrícula dos estudantes, transferência de instituição, trancamento e vários outros procedimentos.

Também é possível usar esses robôs para simplificar tarefas administrativas, tornando o fluxo mais ágil e produtivo, inclusive ajudando os profissionais a se dedicarem àquelas demandas mais criativas e estratégicas do dia a dia de uma instituição.

Por que usar o chatbot na educação?

Para o estudante, estar a par de tudo o que acontece na instituição de ensino é de suma importância. Desde a data de provas e trabalhos até o período de matrícula, é preciso melhorar essa comunicação constantemente, e os chatbots são de grande ajuda nesse sentido. A seguir, confira 8 motivos para adotar essa tecnologia!

1. Esclarecimento de dúvidas

Quando o estudante se aproxima do término do curso, é normal ele ter dúvidas sobre o TCC e a formatura. Da mesma forma, quando chega o momento de fazer o estágio supervisionado ou uma bolsa de iniciação científica, usar chatbots é uma grande ajuda, evitando que esse estudante fique perdido e perca o prazo de envio de documentos, por exemplo.

2. Auxílio nos processos educacionais

Quando alguém ingressa em uma graduação, por exemplo, é normal essa pessoa ficar um pouco perdida em relação aos processos acadêmicos. Usando chatbots, ela fica informada sobre os processos educacionais da instituição, bem como detalhes referentes às disciplinas, reprovação por falta, segunda chamada e uma série de outros pormenores.

3. Disponibilidade

Ao contrário do atendente humano, o chatbot fica disponível todos os dias, durante 24 horas. Logo, ele vai poder responder dúvidas enviadas em qualquer horário, tendo em vista que os estudantes têm períodos diferentes de maior rendimento — ou seja, tem pessoas que preferem estudar de manhã sozinhas, já outras à noite ou até de madrugada.

4. Atendimento otimizado

O estudante, assim como o consumidor da atualidade, é um indivíduo muito imediatista. Por consequência, ele dificilmente vai ficar satisfeito quando o atendimento humano ocorre por meio de filas ou informações desencontradas. Quando se adota o chatbot na educação, no entanto, tudo pode ser padronizado, tornando a experiência dos estudantes mais satisfatória.

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5. Redução de custos

Seria muito caro manter uma equipe humana para atender os alunos durante 24 horas todos os dias. Contudo, um único chatbot pode responder simultaneamente diversas dúvidas com a mesma ou até mais eficiência do que uma pessoa.

6. Melhora das estratégias de comunicação

As instituições de ensino precisam se comunicar com clareza e cordialidade. Além disso, é importante divulgar os cursos e eventos que ela está promovendo, de modo a aumentar nos estudantes o interesse em participar.

Com o uso dos chatbots, todo esse contato é melhorado, substituindo ou complementando aqueles avisos tradicionais colocados em um quadro ou nos corredores da instituição.

7. Auxílio no processo de matrículas e rematrículas

Imagine o quão difícil seria para o aluno ter de se deslocar até a secretaria para resolver alguma pendência de matrícula. Com o chatbot, é possível simplificar esse processo, de modo que não haja necessidade de sair de casa.

Na prática, uma possibilidade é o envio de documentos em PDF dentro da conversa com o chatbot, tendo em vista que agora é possível assinar eletronicamente, de modo seguro e prático.

8. Faz pesquisas de satisfação

Outra possível capacidade de um chatbot é coletar e analisar dados. Nesse sentido, o uso da tecnologia ajuda a instituição a aprimorar os seus processos de atendimento, bem como as práticas administrativas e acadêmicas.

Além disso, é possível usar perguntas menos genéricas e mais específicas, tendo em vista que os chatbots auxiliam os gestores por meio de métricas, funcionando como um bom parâmetro para a tomada de decisão.

Quais são as formas de usar o chatbot na educação?

Um dos meios mais básicos de usar essa tecnologia é pelo serviço de atendimento ao aluno. Outra possibilidade é uma tutoria personalizada, de modo a adaptar o ritmo de aprendizado de cada estudante, fornecendo, entre outras coisas, exercícios e feedbacks específicos.

Em um cenário de ensino remoto, o papel dos chatbots se torna ainda mais importante. Isso porque eles podem ser usados para oferecer suporte técnico, acesso a recursos online e orientações sobre o uso de plataformas educacionais.

Outras formas de usar o chatbot na educação que merecem destaque são:

  • avaliações e testes — essa tecnologia é útil na criação e administração de avaliações, testes e questionários, fornecendo de modo instantâneo os resultados e feedbacks;
  • orientação vocacional — os chatbots podem, por exemplo, sugerir cursos complementares e trilhas acadêmicas, com base em seus interesses e habilidades;
  • acompanhamento do progresso — por meio de monitoramento é possível ajudar a gestão de tempo dos alunos, enviando lembretes sobre tarefas e trabalhos.

chatbot na educação pode melhorar consideravelmente a gestão das instituições de ensino. Nós temos o Lyceum, que é um software completo, capaz de entregar uma excelente experiência ao estudante, desde a entrada até a sua saída da instituição. Além do próprio chatbot, nossa solução tem funcionalidades como app do aluno, diploma digital e acervo econômico digital.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o Lyceum e os impactos que ele pode proporcionar na sua gestão educacional!

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