implementação do diploma digital

Comprometimento e parceria: Unichristus conclui o processo de implementação do diploma digital

O Lyceum, sistema líder em gestão educacional, e a Unichristus, já mantêm um relacionamento longevo, de cerca de 15 anos.

“Confiamos na Techne pelo fato de sempre estar estudando as alterações do MEC, pois isso facilita a atualizarmos as necessidades acadêmicas”, pontua o pró-reitor do centro universitário, Estevão Rocha.

Foi em 2022 que essa relação enfrentou um dos grandes desafios em conjunto dos últimos anos: a implementação do diploma digital, prevista por portarias publicadas pelo Ministério da Educação (MEC).

A Unichristus foi a primeira a emitir e assinar o diploma digital com a solução do Lyceum, o que permitiu que o aprendizado acerca do assunto ocorresse de forma mútua.

Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o processo de implementação do diploma na Unichristus.

Integração com o acervo acadêmico digital

Não existe diploma sem um acervo acadêmico. E para iniciar o processo de implementação do diploma digital, a Unichristus teve que realizar a digitalização dos seus documentos. Para isso, a instituição de ensino superior (IES), contou com a ajuda do Lyceum.

Após muitos anos operando de uma forma, a IES se viu em um momento que precisava que os documentos estivessem no formato digital para, então, poder emitir o diploma digital. “A gente vinha de muitos anos fazendo um processo de uma forma e tivemos que mudar todos os nossos dados”, conta Anastácio Souza, colaborador da parte de suporte acadêmico.

A solução escolhida foi, justamente, a do Lyceum.

“Confiamos na Techne pelo fato de sempre estar estudando as alterações do MEC, pois isso facilita a atualizarmos as necessidades acadêmicas”, pontua o pró-reitor do centro universitário, Estevão Rocha.

Processo de implementação da solução de diploma digital: desafios e aprendizados

A Unichristus foi a primeira IES a utilizar a solução do Lyceum e gerar o xml, assinar e validar o diploma digital no portal do MEC. Porém, por se tratar de algo completamente novo, o processo enfrentou alguns desafios.

Ao longo do caminho, as dificuldades foram enfrentadas pelo comprometimento da equipe do Lyceum, juntamente a parceria com a IES, que ajudaram todos durante esse processo.

A analista de negócios do Lyceum, Aline Sividini, destaca que os problemas eram trazidos pela Unichristus e investigados pela equipe interna.

“Foram os primeiros a emitir e assinar. Grande parte dos problemas que tivemos no início, resolvemos com eles”, analisa Aline Sividini.

Durante o processo, o suporte do Lyceum identificou alguns desafios. Entre eles, a etapa assinatura eletrônica, que não teve como ser atestada antes. Isso trouxe benefícios para outras implementações posteriores.

Outro ponto encontrado durante o processo foi a customização da Representação Visual do Diploma (RVDD). A Unichristus possuía um modelo físico e desejava que ele fosse replicado no digital. “O desafio maior é deixar redondo. Eu acho que a customização foi, de fato, o maior problema de toda a implementação”, observa Anastácio Souza.

Rapidez no processo de emissão

Quando comparado ao processo de emissão físico, o diploma digital apresenta a vantagem da rapidez.

Se antes eram necessários alguns dias para ter os diplomas impressos e assinados, hoje, é possível finalizar em um turno.

“Se tiver tudo ok e com todas as assinaturas que eu preciso, leva menos de 10 minutos para emitir um diploma”, observa Anastácio Souza.

“Conseguimos emitir em um turno tudo o que é preciso emitir. Por exemplo, se temos 90 diplomas para emitir, fazemos isso em duas horas.”, afirma o pró-reitor, Estevão Rocha.

Continuidade no processo de emissões do diploma digital

A equipe da Unichristus conta, hoje, com quatro pessoas que exercem um trabalho voltado ao manuseio do sistema de gestão educacional. No entanto, toda a parte de infraestrutura e suporte ficam por conta do Lyceum.

Com o passar dos primeiros meses da implementação, as etapas ocorrem de forma mais fluida e os preparos para as próximas emissões ficam mais completos, como afirma Anastácio Souza: “acredito que cada semestre que vai passando vai facilitando, vai ser mais rápido o processo”, pondera. “Hoje as soluções são bem mais rápidas. Eu informo o problema e agora parece que já tem uma solução”, finaliza.

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