chatbot humanizado

Afinal, como oferecer um chatbot humanizado? Confira!

Você provavelmente já viu um chatbot antes, quando tentou tirar uma dúvida por meio do chat de alguma empresa ou quando uma janela subiu à direita no navegador do site. Embora todos sejam focados nas respostas rápidas, nem todo bot é igual.

Assim, algumas empresas já adotam o chamado chatbot humanizado, capaz de responder em um tom de voz mais amigável e próximo das pessoas. Eles se encaixam muito bem em instituições de ensino, por exemplo, que lidam com muitas solicitações ao mesmo tempo. Continue a leitura para saber mais!

O que é um chatbot humanizado?

Um chatbot é uma tecnologia utilizada para que uma instituição se comunique de maneira ágil e eficiente com os clientes. Ele utiliza chats programados com padrões de resposta, o que garante uma interação dinâmica e capaz de tirar muitas dúvidas.

O chatbot traz rapidez ao processo de atendimento, além de poupar colaboradores desse trabalho de tirar dúvidas mais básicas. Para questões mais complexas, o bot pode acionar um funcionário, que então se integrará à conversa em tempo real.

Por meio do chat, é possível atender demandas mais simples, mas também oferecer um grande número de respostas para as pessoas — tudo isso sem a necessidade de intervenção humana direta.

Uma instituição de ensino em que os colaboradores passam muito tempo no atendimento, por exemplo, pode implementar um chatbot para que esses funcionários não fiquem exclusivamente nesse serviço de atendimento mais básico. Contudo, é muito importante que o sistema seja humanizado.

O chatbot humanizado é programado de modo a oferecer uma abordagem educada e personalizada para os clientes. Isso é feito por meio de uma linguagem mais amigável, assim como por um bot personificado (com imagem) e com um nível maior de compreensão das demandas.

Por isso, o chatbot humanizado é uma evolução da tecnologia tradicional, que pode acabar respondendo a questões com um tom que seja considerado muito seco ou formal pelos clientes.

O melhoramento contínuo do chatbot, até que ele se torne mais e mais humanizado, é feito por meio de tecnologias de inteligência artificial e Machine Learning, por exemplo — o que garante que ele seja capaz de copiar o comportamento de um atendente ideal e reproduzir respostas parecidas.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Instituições de ensino, por serem empresas envolvidas com um assunto sério, como o aprendizado, e por lidarem com muitos alunos ao mesmo tempo, podem ter receio de implementar essa estratégia. No entanto, os benefícios compensam. Vamos conhecê-los!

Simplificação do atendimento

O chatbot humanizado age como um colaborador altamente treinado para prover o melhor atendimento possível, mas sem perder a objetividade e a rapidez que caracterizam essa tecnologia. Assim, ele será capaz de resolver as demandas de maneira mais ágil, sem gastar muito o tempo do cliente.

Modernização e valorização da empresa

Chatbots personalizados são ferramentas que valorizam a empresa nas quais elas foram implementadas, já que é uma opção mais moderna e ágil que ela disponibiliza para seus clientes.

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Assim, um chatbot humanizado mostra que a instituição de ensino investe em uma representação visual eficiente, que não só promove um atendimento mais rápido, mas também a torna única.

Tom de voz amigável

O chatbot humanizado deve ser um meio termo: não deve responder secamente como as opções tradicionais de bot, mas também não pode se alongar no atendimento e deixar de responder objetivamente às dúvidas. Por isso, ele é programado para ter um tom de voz amigável, mas com foco nas respostas diretas.

Assim, é possível humanizar o chatbot do modo com que a instituição preferir. É possível adotar um tom de voz mais informal, próximo da linguagem dos estudantes, por exemplo. Alguns deles conseguem até utilizar gifs e emojis na conversa com os alunos.

Redução dos custos

Manter uma equipe no atendimento durante 24 horas por dia pode se tornar algo bastante caro para as empresas, mas é exatamente isso que o chatbot humanizado faz: ele trabalha em tempo integral, com custos reduzidos e habilitado a responder diversas dúvidas.

Como integrar o chatbot humanizado ao seu atendimento?

Existem dois tipos de treinamento para o chatbot humanizado: o inicial, que utiliza dados que a sua instituição já tem dos clientes, e aquele que busca humanizar um bot que já está implementado.

Os dois treinamentos são essenciais para construir um chatbot humanizado. No primeiro deles, a instituição avalia os dados e as interações com os clientes, como o tom de voz adotado pela maioria deles e suas demandas. A partir daí, o chatbot é configurado de modo a responder às principais dúvidas.

Já o segundo treinamento acontece quando o bot já está em funcionamento, mas o desempenho ainda não é o esperado. Isso é feito por meio da análise de números de satisfação e as avaliações dos clientes.

Além disso, também é possível utilizar uma solução já adaptada para instituições de ensino, como o Lyceum Chatbot. Ele garante que a sua instituição tenha o melhor assistente virtual de atendimento aplicado ao ensino. Com ele, será possível oferecer um serviço completo para um grande número de alunos.

Além da quantidade de alunos que uma instituição de ensino pode ter, também é preciso lembrar que os estudantes querem ser atendidos quando quiserem e onde estiverem. Qual é a melhor maneira de prover um atendimento 24 horas por dia?

O Lyceum Chatbot possibilita esse atendimento ininterrupto, com a possibilidade de gerar mais inscrições 24 horas por dia — e sem a necessidade de intervenção humana. Outros benefícios são:

  • redução em até 90% dos custos relacionados a cada atendimento;
  • ganho em escala, já que o bot consegue atender a milhares de alunos ao mesmo tempo;
  • padronização, afinal, o Lyceum Chatbot está sempre de bom humor, mas sem deixar de lado a objetividade nas respostas.

Como você viu no post, implementar um chatbot humanizado, mais conectado ao comportamento dos alunos e responsáveis, é perfeitamente possível. Soluções como o Lyceum investem em um tom de voz amigável, além de representar um ganho em escala no seu atendimento e uma gestão inovadora.

Gostou do artigo e quer saber como implementar o chatbot humanizado em sua instituição de ensino? Então, entre em contato conosco!

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