gestão de pessoas na educação

O que é gestão de pessoas na educação e como montar a sua equipe?

Lyceum - Acervo Acadêmico Digital

A gestão de pessoas — como o próprio nome sugere — pode ser entendida como o gerenciamento de pessoas no local de trabalho, garantindo que os colaboradores tenham tudo o que precisam para realizar suas atividades de forma satisfatória. 

Mas a verdade é que a gestão de pessoas vai muito além disso: pode significar cuidar do bem-estar dos colaboradores, ajudá-los com empatia a superar obstáculos, inspirá-los a fazer seu melhor trabalho para atingir suas metas de desenvolvimento pessoal e profissional. Em suma, a gestão de pessoas inclui deveres, como contratação, treinamento, avaliação e disciplina de funcionários.

Neste post, vamos entender como um gestor pode fazer uma boa gestão de pessoas na educação, para montar e reter uma equipe de alta performance em sua instituição de ensino. Confira!

Defina metas mensuráveis

É difícil executar uma gestão quando não se sabe de onde está partindo e onde pretende chegar. Nesse cenário, podemos dizer que a definição de metas mensuráveis ​​e eficazes é fundamental para construir uma equipe de alto desempenho

Isso porque, quando há um objetivo comum a ser alcançado, os membros da equipe se sentem motivados, energizados e criativos. O estabelecimento de recompensas e reconhecimento pelo desempenho eficaz também mantêm o humor das equipes mais positivo, resultando em um ambiente mais eficiente.

Comunique-se de maneira adequada 

Uma comunicação clara e atenciosa é a base de qualquer relacionamento bem-sucedido. Incentivar funcionários a praticarem a escuta ativa cria confiança e conexões interpessoais saudáveis, que promovem uma cultura positiva e a produtividade.

Além disso, os gerentes que praticam a escuta ativa podem obter um feedback valioso e construtivo dos funcionários para melhorar a experiência do cliente final — pais e alunos.

Seja habilidoso na resolução de conflitos

Ser justo e resolver os eventuais conflitos com respeito pelos indivíduos envolvidos permite que os gestores solucionem situações desafiadoras com integridade.

Em vez de deixar passivamente um conflito sair do controle, os gerentes podem abordar os funcionários com empatia, o que, em última análise, pode fortalecer as relações interpessoais e estimular o sentimento de comunidade. 

Ofereça oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores

Os gestores de instituições de ensino podem ajudar os seus colaboradores a desenvolver suas habilidades fornecendo treinamento de desenvolvimento ou oferecendo ajuda de custo para que eles possam utilizar em outras plataformas educacionais — desde que a qualificação contribua para o desempenho dele em sua IE.

Investir na qualificação de seus colaboradores, seja via incentivo financeiro, seja flexibilizando o horário de trabalho, é uma forma de obter benefícios mútuos, otimizar o relacionamento com o colaborador e aumentar a qualidade dos serviços prestados pela IE.

Como vimos neste post, à primeira vista, gestão de pessoas na educação pode parecer uma prática “simples” de garantir que os colaboradores tenham o que precisam para fazer seu trabalho. Na verdade é muito mais do que isso: é o combustível que impulsiona a produtividade, o engajamento e a inovação.

A boa gestão de pessoas depende de uma comunicação forte (especialmente feedback), boa capacidade de resolução de problemas e confiança nas pessoas para fazer um ótimo trabalho.

Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros