melhores softwares de gestão educacional

7 melhores softwares de gestão educacional para você adotar

webinar_PIX

As instituições de ensino se aproximam de vez da transformação digital, virtualizando quase todos os seus processos para reduzir custos, aumentar a produtividade, aumentar receitas e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Os softwares de gestão educacional têm sido a chave para esse processo, afinal, por meio deles é possível integrar todos os setores de uma instituição, conectando professores, alunos e pais ao que mais necessitam da IE. Recursos como secretaria virtual, portal do aluno, portal do docente, módulo de gestão acadêmica e financeira são algumas das ferramentas que um gestor deve avaliar na hora de escolher o sistema de gestão ideal para a sua instituição.

Para ajudar nessa escolha, neste post apresentamos os melhores softwares de gestão educacional. Continue a leitura e confira!

1. Sponte

Um dos sistemas mais populares, o Sponte, é uma plataforma completa que oferece gestão 100% em nuvem, amigável para dispositivos móveis. Pode ser empregado para a gestão de todas as modalidades de ensino — do ensino básico à pós-graduação, dos cursos livres aos cursos técnicos.

2. Galileu

O sistema Galileu é outra solução bastante popular e 100% online, que permite que a gestão escolar seja feita de qualquer lugar e em qualquer horário. O sistema permite a automação de processo e integração de dados para facilitar análises.

3. Gennera

Com esse sistema de gestão o usuário poderá realizar backups automáticos a cada hora, resguardando os dados importantes. Além disso, o Gennera oferece ferramentas que otimizam a gestão pedagógica e administrativa, com aplicativos nativos para smartphones Android e iOS.

4. Etutore

O Etutore é um sistema de gestão que tem como característica o seu pacote de serviços, com ferramentas que auxiliam tanto na coordenação acadêmica quanto na gestão financeira.

Por meio do app também é possível emitir relatórios diversos, disponibilizar atividades online, fazer o controle de frequência, de notas e das avaliações, além de propiciar o acesso a materiais de estudos e testes. A ferramenta também é amigável para dispositivos móveis.

5. Wpensar

Sistema elaborado com o auxílio de gestores escolares, o Wpensar está entre os mais completos e pode ser utilizado para otimizar a gestão dos mais variados segmentos da educação. O seu pacote de serviços é variado, trazendo funcionalidades que contribuem para as demandas pedagógicas, financeiras e acadêmicas de uma instituição.

Com o app é possível acompanhar tanto o desempenho dos alunos quanto dos professores, emitir boletins, fazer o controle de frequência, emissão de boletos, controle de matrícula etc.

6. Quality/Eduxe

O Quality é outra ferramenta completa que pode ser acessada via aplicativo e permite que os profissionais da educação, pais e alunos possam realizar as mais diversas consultas, como emissão de boleto para pagamentos, acesso a lições, conteúdos e mais.

Em termos de estudo, o app oferece uma plataforma completa para os alunos, que têm acesso a exercícios online, materiais especiais para estudar para provas, preparação para exames e outros. Já os professores passam a ter acesso a uma gama de informações e funcionalidades que facilitam o planejamento das aulas.

7. Lyceum

Lyceum é simplesmente a ferramenta mais completa e integrável para a gestão educacional, com tudo o que uma instituição de ensino precisa para otimizar a sua gestão em todos os níveis.

como se preparar para a quarta revolução industrial

O sistema tem disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser acessado de qualquer lugar, ou seja, está sempre pronto para otimizar seus processos e facilitar a inovação na gestão.

A qualidade do Lyceum é balizada pela cultura organizacional da empresa, que tem como foco não apenas prestar um serviço, mas contribuir para a melhoria da sociedade como um todo, viabilizando a educação, que é um dos principais pilares de transformação social.

Sendo assim, a equipe trabalha diariamente na busca por soluções inovadoras que possam suprir as demandas de seus clientes, as instituições de ensino e todos que fazem parte desse ambiente — profissionais, alunos, responsáveis e comunidade. Veja abaixo os recursos que o sistema de gestão Lyceum oferece.

Meios para a captação de novos alunos

O Lyceum contribui para que a instituição se mantenha economicamente crescente a partir de portais responsivos e configuráveis. A partir deles, a instituição tem a oportunidade de atrair e captar alunos por meio da internet por um e-commerce, por meio de processos seletivos ou por admissão.

Portal do aluno

No portal do aluno o estudante poderá se manter atualizado a respeito de sua vida acadêmica, tendo acesso às suas notas, frequências e atividades. Também terá acesso a serviços, como a emissão de boletos, e poderá fazer as mais diversas solicitações de documentos.

Portal do docente 

No portal do docente o professor poderá acessar e organizar as informações relativas às turmas — frequência, notas, diários, documentos, plano didático etc. O docente também pode solicitar serviços relativos à secretaria e fazer a gestão das disciplinas de forma 100% online.

Portal do coordenador

É o portal onde o coordenador tem a possibilidade de visualizar as informações referentes às turmas que coordena, tendo em mãos os mesmos recursos que os professores têm acesso para otimizarem os seus processos.

Gestão acadêmica

Nesse módulo, os profissionais poderão realizar todos os processos relativos ao setor, a começar pela organização dos cursos. É possível, também, ter acesso aos dados de desempenho acadêmico de cada aluno, da captação até a conclusão, para que seja feita uma avaliação contínua da qualidade do ensino e demais pontos relativos a toda a execução do projeto pedagógico.

Gestão administrativa 

É o módulo de gestão administrativa que garante o bom andamento da instituição como negócio, fornecendo uma visão ampla de todos os processos necessários para o bom funcionamento da instituição — para que a empresa consiga manter a sua viabilidade e sustentabilidade.

Gestão financeira

O módulo de gestão financeira traz ferramentas para reduzir a execução de trabalhos repetitivos, burocráticos, por meio da automação de tarefas. Nesse módulo, você encontra ferramentas para recebimento, emissão de notas fiscais eletrônicas e para a gestão de inadimplência

Você pode, também, utilizar plugins e extensão para receber pagamentos via PIX e cartão de crédito, dando muito mais opções para os responsáveis financeiros e reduzindo a possibilidade de falta de pagamentos por incompatibilidade.

Secretaria virtual

A secretaria virtual é onde, de forma digital, será possível realizar operações relativas ao atendimento dos alunos, dos professores e demais demandas relativas a esse setor. Também é possível gerir os processos de matrícula e rematrícula, processo esse que pode ser realizado pela secretaria ou a partir do portal do aluno.

Neste post, trouxemos alguns dos melhores softwares de gestão educacional, para que você possa fazer a sua melhor escolha. Lembre-se que o sistema de gestão deve otimizar todos os setores de sua instituição, dando fluidez e autonomia, inclusive para os estudantes, que devem ter a capacidade de resolver a maior parte dos problemas via portal do aluno.

Se você quer ter acesso a um software de gestão educacional completo, visite o nosso site e conheça os nossos diferenciais. Temos tudo o que sua instituição precisa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros