Como ser persuasivo em gestão escolar? Confira 4 melhores dicas
A persuasão começa com a identificação das pessoas que estão propensas a serem persuadidas. Dificilmente alguém que não tem interesse no que você está dizendo será persuadido, então, é preciso conquistar a atenção real do interlocutor.
O primeiro passo da arte da persuasão é aprender a falar consistentemente com as pessoas. Se você fizer isso corretamente, sempre terá a atenção do seu público. Para ajudar no entendimento de como ser persuasivo em gestão escolar, apresentamos 4 dicas valiosas para atingir esse objetivo. Confira!
1. Utilize uma linguagem corporal positiva
Estar ciente dos próprios gestos, das expressões e do tom de voz — garantindo que sejam positivos — facilita o envolvimento das pessoas e faz com que elas se disponham a ouvir os seus argumentos.
Usar um tom entusiasmado, descruzar os braços, manter contato visual e inclinar-se em direção a quem está falando são formas de linguagem corporal positiva que pessoas persuasivas usam para se tornarem mais atrativas.
Nesse cenário, podemos dizer que, quando se trata de persuasão, a forma como você diz algo pode ser mais importante do que o assunto que está sendo discutido.
2. Busque clareza e concisão
Dificilmente você conseguirá ser persuasivo se não conseguir comunicar as suas ideias de forma rápida e clara. Para isso, você deve ter autoridade sobre o assunto que está falando e tornar o argumento leve, divertido e claro para os leigos.
Uma boa estratégia é conhecer o assunto tão bem que você possa explicá-lo a uma criança. Se você consegue fazer uma pessoa que não tem experiência no assunto entender do que se trata, certamente pode criar um argumento persuasivo para alguém que tem.
3. Seja transparente
Esse é um ponto importante para separarmos as pessoas persuasivas das manipuladoras. Enquanto as primeiras tentam alcançar objetivos, sem deixar de lado a honestidade e a genuinidade, as segundas estão dispostas a tudo, mesmo que isso signifique jogar sujo.
As pessoas tendem a ser persuadidas por interlocutores que se mostram genuínos porque sabem que podem confiar neles. É difícil acreditar em alguém quando você não sabe quem essa pessoa é e como ela se sente de verdade.
Seja transparente, mesmo que isso não beneficie a gestão escolar em um primeiro momento. Eventualmente, isso vai contribuir para a conquista da confiança do outro, facilitando a sua capacidade de convencimento, quando necessário.
4. Seja flexível
Uma tática de persuasão extremamente poderosa é a de conceder o ponto. Admita que o seu argumento não é perfeito, mostrando que você tem a mente aberta e disposição para fazer concessões, em vez de se apegar teimosamente à sua opinião.
As pessoas persuasivas permitem que os outros tenham direito às próprias opiniões e tratam esses pontos de vista como válidos. Elas fazem isso por respeito, o que torna a outra pessoa mais propensa a considerar outro ponto de vista quando chegar a vez delas de falar.
As principais consequências de não ser uma pessoa persuasiva na gestão escolar são: perder a capacidade de negociação e de convencimento, além de ter menos agilidade na hora de atingir os objetivos. Em uma situação de divergência, o gestor pode acabar soando, inconscientemente, como uma pessoa insistente e manipuladora, ou seja, que está pensando apenas em benefício próprio e ignorando as vantagens mútuas.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha as ferramentas iniciais para saber como ser persuasivo em gestão escolar. O ganho de confiança a cada contato, utilizando as técnicas corretas, aumentará a abertura do interlocutor, facilitando que você consiga atingir os seus objetivos por meio de uma persuasão que vise ao benefício mútuo.
Gostou de saber mais sobre o tema? Você utiliza técnicas de persuasão na gestão escolar?