o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação

Qual o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação?

Quando se está à frente de uma escola, é preciso lidar com todas as estratégias que envolvem a qualidade do ensino, a gestão financeira e a coordenação de equipes pedagógicas. É um grande feito principalmente se considerarmos o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação hoje em dia. Neste post, você vai entender mais sobre esse assunto!

Quem atua na profissão sabe que, além das funções mais tradicionais dentro do ambiente escolar, também é tarefa do gestor acompanhar o que acontece no mundo da educação. As tendências da área, tanto do ponto de vista administrativo quanto pedagógico, podem trazer novas soluções para aspectos do dia a dia.

Por essa razão, decidimos reunir mais informações sobre qual é o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação. Vamos começar esclarecendo questões já conhecidas a respeito da atuação desse profissional para, em seguida, trazermos mais detalhes sobre os desafios atuais. Confira!

O que faz o gestor escolar?

Muito se discute sobre os desafios da educação nos tempos atuais. São tendências importantes que derrubam velhos paradigmas e nos fazem repensar questões de ensino e aprendizagem. Mas, em meio a tantos debates, não podemos nos esquecer de falar sobre as questões a respeito do papel essencial do gestor, que merece ser relembrado e fortalecido.

As responsabilidades do gestor escolar podem servir de norte para instituições que precisam reorganizar seus métodos internos para o contexto atual. Em primeiro lugar, quando pensamos sobre as funções do gestor, algumas vêm à mente, por exemplo, coordenação, diretoria e assistência pedagógica.

Além disso, outras funções mais específicas também podem ser destacadas, como:

  • liderar a elaboração e atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP);
  • acompanhar as atividades da instituição, prezando pelo cumprimento do calendário escolar;
  • otimizar recursos humanos e financeiros;
  • avaliar treinamentos e outros tipos de capacitação para professores;
  • contratar profissionais;
  • investir em tecnologias para otimizar tarefas administrativas.

É uma prática profissional que demanda um perfil colaborativo e de liderança, já que o gestor precisa respeitar o feedback da comunidade sobre as atividades escolares, fazer reuniões com a coordenação e equipe pedagógica e tomar decisões sobre questões acadêmicas e financeiras.

Quais são os principais desafios da educação?

Agora que esclarecemos algumas características essenciais sobre a atuação do gestor escolar, é hora de você se aprofundar nos principais desafios da educação no contexto atual.

Participação da família na educação escolar

Promover o engajamento da comunidade acadêmica é um dos grandes desafios dos gestores escolares. É parte dessa tarefa aumentar a participação da família na vida educacional dos alunos. No Brasil, essa é uma das preocupações centrais tanto para instituições de ensino particulares quanto públicas.

Se não há comunicação efetiva entre a escola e os pais dos alunos, outros problemas podem surgir, como casos de inadimplência. Quando a família tem participação ativa na vida escolar dos alunos, a tendência é que haja um canal aberto para fazer novas negociações.

Capacitação dos professores

A formação continuada é uma necessidade para todos os integrantes do corpo docente de uma escola, e é uma pauta que merece atenção da gestão escolar. Com a valorização do profissional da educação, há um investimento na escola como um todo, pois é o professor o principal responsável pela formação do aluno.

A capacitação do professor continua sendo um dos desafios mais relevantes da educação, pois muitos profissionais ainda precisam enfrentar longas cargas horárias diariamente para conseguir pagar as contas e acabam sem tempo para se dedicar aos estudos. O reconhecimento da importância da formação continuada pela gestão é o primeiro passo para mudar essa realidade.

Adaptação à transformação digital

A transformação digital engloba uma série de mudanças promovidas pela tecnologia nos últimos anos. Ela impacta diversos setores da sociedade, inclusive a educação. Sua premissa básica é a substituição de processos repetitivos e burocráticos por sistemas que realizam as mesmas atividades de maneira automatizada, rápida e mensurável.

Na rotina escolar, esse tipo de inovação tem como principal representante o sistema de gestão escolar. Essa tecnologia otimiza o tempo de trabalho de quem lida com tarefas administrativas, como recebimento e envio de documentos, além de automatizar tarefas manuais, como lançamento de notas, e muito outros benefícios.

Qual é o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação?

Até aqui, esclarecemos alguns pontos importantes sobre a atuação do gestor escolar e abordamos brevemente os principais desafios da educação hoje em dia. Você pôde perceber como questões antigas ainda são barreiras a serem ultrapassadas e como as inovações tecnológicas estão fazendo a diferença na rotina das escolas.

Nesta seção, vamos entender de que maneira o gestor escolar pode enfrentar as questões que mais impactam a realidade das instituições de ensino. Confira logo abaixo!

Ter transparência com as famílias

A maioria dos pais não tem uma noção exata do quão responsáveis são pela educação das crianças. Nesse sentido, a escola tem condições de ajudar no trabalho de conscientização, realizando ações que estimulem a integração de toda a comunidade acadêmica a partir do compromisso ético de empatia para entender diferentes realidades.

Lidar com casos de inadimplência

A inadimplência é um dos principais problemas presentes na gestão escolar. Para lidar com essa questão, sem deixar que ela prejudique a saúde financeira da instituição, é importante planejar estratégias de prevenção, cobranças mais eficientes e identificação rápida de atrasos no pagamento.

Melhorar a rotina dos professores

Professores capacitados, com boa formação e condições de trabalho que facilitem suas tarefas de rotina, podem desempenhar seu papel com mais tranquilidade. É tarefa da gestão escolar elaborar meios de permitir à equipe pedagógica ter uma visão abrangente acerca do seu trabalho e conseguir identificar problemas com maior rapidez.

Implementar tecnologias na gestão escolar

Os desafios que descrevemos acima passam pelo investimento que a gestão escolar faz em novas tecnologias. O Lyceum, por exemplo, é um sistema de gestão capaz de fornecer, às equipes de uma escola, inúmeras funcionalidades automatizadas, como gestão de boletos, controle de cobranças, registro de notas e faltas, planejamento didático-pedagógico, entre outras.

Neste post, vimos as principais questões que envolvem o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação. Vale ressaltar que é muito importante contar com uma empresa especializada para superar as barreiras da sua instituição, principalmente quando falamos sobre a adoção de novas tecnologias.

Então, se você ainda não conhece o Lyceum, chegou a hora de entender mais sobre as funcionalidades do nosso sistema de gestão acadêmica e financeira. Para dar o próximo passo, basta acessar o nosso site e entrar em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros