Transformação digital em instituições de ensino: os impactos e desafios

Atualizado em

Vivemos um período completamente atípico, pois a pandemia causada pela Covid-19 trouxe a necessidade de isolamento social e a impossibilidade de aulas presenciais. Nesse contexto, a transformação digital em instituições de ensino se tornou algo obrigatório e urgente, o que gera impactos.

Se antes esse era um processo que poderia ser feito com planejamento prévio, agora, as empresas estão sendo forçadas a adotar essas medidas. Isso impactou diretamente o setor educacional, que não pode ficar parado e precisa oferecer novas soluções aos professores e alunos.

Neste artigo vamos conhecer os principais benefícios e impactos da transformação digital em instituições de ensino. Além disso, listamos alguns desafios desse processo. Acompanhe!

Quais são os principais benefícios da transformação digital em instituições de ensino?

A transformação digital oferece algumas vantagens às instituições de ensino que devem ser ressaltadas. Continue a leitura e confira os principais benefícios!

Proporciona flexibilidade ao ensino

Um dos principais benefícios que a transformação digital oferece é a flexibilização do ensino. Ela traz diferentes possibilidades de metodologias, processos de aprendizagem e estratégias que podem ser aplicadas. É possível utilizar o modelo a distância, a educação híbrida, entre outros.

Isso se torna ainda mais importante no contexto da pandemia que estamos vivendo, pois permite a continuidade das aulas sem prejudicar os estudantes. Esse é um processo vital para a manutenção da qualidade de ensino durante esse período e em situações normais.

Aumenta a satisfação e a produtividade dos profissionais

Com recursos que facilitam as atividades dos professores e demais profissionais envolvidos no processo de educação, é possível fazer mais em menos tempo. Isso colabora para que o fluxo de trabalho seja otimizado e as rotinas operacionais aconteçam de maneira ágil.

Desse modo, a motivação em tarefas corriqueiras tende a aumentar, o que contribui para melhorar a qualidade dos processos de educação. Isso beneficia a instituição, os professores e principalmente os estudantes, que recebem conteúdos e estratégias mais eficientes.

Melhora o engajamento dos estudantes

A utilização dos recursos tecnológicos também oferece benefícios aos alunos. Um deles é o acesso fácil aos conteúdos e materiais necessários para o estudo, o que pode ser feito diretamente em um sistema, por exemplo. Além disso, a disponibilização das notas tende a ser mais rápida.

Quando utilizados de maneira inteligente, os recursos tecnológicos também oferecem aulas mais dinâmicas, capazes de prender a atenção dos estudantes e melhorar a qualidade do ensino. De modo geral, o engajamento dos alunos com a instituição aumenta, qualificando o processo de aprendizagem.

Como a transformação digital pode impactar a gestão de uma instituição de ensino?

A gestão educacional é uma das grandes beneficiadas com integração de tecnologia e educação. São diversos processos que precisam ser feitos diariamente de forma manual, o que não contribui com a agilidade e eficiência. Desse modo, as ferramentas podem resolver muitos desses problemas.

como se preparar para a quarta revolução industrial

A tecnologia é uma aliada para otimizar processos, aumentar o índice de acertos e garantir melhores resultados em suas iniciativas e planejamentos. Sem um controle apropriado de estudantes, professores e fluxos, é muito difícil garantir procedimentos ágeis e que assegurem aos alunos a compreensão de seus pontos fortes e fracos.

Da mesma forma, a falta de automação aumenta o trabalho dos docentes, que deixam de se preocupar com ações estratégicas e passam a gastar mais tempo com burocracias e processos manuais. Isso pode prejudicar a qualidade de ensino, já que o tempo para a preparação das aulas e novas estratégias seria limitado por outras preocupações.

É essencial implementar uma alteração na cultura digital da instituição, preparando os professores, funcionários e estudantes para a evolução necessária na área educacional. É preciso mudar a mentalidade para que não haja resistência a essa transformação, colaborando para que ela aconteça de forma natural.

Com os dados recolhidos pelos sistemas, os gestores também passam a ter uma tomada de decisão mais precisa, de acordo com as reais necessidades da instituição. Desse modo, é possível criar estratégias pedagógicas e administrativas mais eficientes, gerando bons resultados.

Quais são os principais desafios atuais para adotar essa digitalização?

Apesar de ser um processo necessário, a transformação digital ainda apresenta alguns desafios para a gestão educacional. Listamos alguns deles a seguir. Confira!

Recursos financeiros

Um dos primeiros desafios é a falta de recursos financeiros para as transformações necessárias. As tecnologias precisam ser de alta qualidade para entregar um serviço que cumpra o seu papel de forma eficiente para a instituição. Além disso, investir em equipamentos ultrapassados reforça a necessidade de novos gastos no futuro.

Mudança de mentalidade da alta gestão

Acostumados a realizar a gestão educacional de um modo convencional, muitos profissionais do setor não estão confortáveis com a utilização das novas tecnologias. Isso acontece porque os gestores precisam utilizar ferramentas e sistemas diferenciados, que não fazem parte do cotidiano.

Para diminuir a resistência ao processo de transformação, é necessário demonstrar os principais benefícios da transformação digital na educação. Desse modo, os gestores entenderão que alguns processos serão facilitados, garantindo mais agilidade e precisão às atividades.

Preparação dos professores

Os professores também são parte importante para que a transformação digital seja eficiente. A utilização das tecnologias alterou o papel desses profissionais no processo de ensino-aprendizagem, já que eles não mais os únicos detentores do saber.

Sendo assim, os professores passam a agir como intermediários entre os estudantes e o conhecimento. A resistência frente a esse novo modelo ainda é grande entre os docentes, que não se sentem à vontade para utilizar as ferramentas disponíveis e oferecer mais autonomia aos alunos. Para romper essa barreira, é preciso que os profissionais sejam treinados e saibam interagir com as ferramentas disponíveis.

Neste artigo, vimos como a transformação digital em instituição de ensino é importante e os benefícios que ela oferece, além dos impactos e desafios apresentados para gestão educacional. Investir em ferramentas tecnológicas é uma forma de aperfeiçoar os processos e trazer agilidade para atividades rotineiras. Além disso, a utilização desses recursos facilita a vida de professores e alunos, contribuindo para melhorar o processo de aprendizagem.

Quer saber como melhorar a sua gestão educacional com a transformação digital? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua instituição!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros