Livros sobre gestão educacional

4 livros sobre gestão educacional que você precisa conhecer

O gestor de uma instituição de ensino precisa de muitas informações e conhecimento diversificado para atuar de forma eficiente. Os livros sobre gestão educacional são boas fontes de informação e trazem aprendizados que podem ser úteis para melhorar processos e obter resultados mais satisfatórios.

A leitura é fundamental para que os profissionais que atuam nessa área conheçam as melhores práticas de gestão do mercado da educação. Por isso, vale a pena procurar boas referências e novidades que contribuirão com sua profissão.

Pensando nisso, apresentamos 4 livros sobre gestão educacional para quem deseja se atualizar e inovar na instituição de ensino. Confira nossas sugestões!

1. Administração educacional: teoria, pesquisa e prática

Esse livro, escrito por Wayne Hoy, Cecil Miskel e C. John Tarter, é um guia completo sobre os melhores hábitos de administração educacional. Ele apresenta conceitos que abordam desde a aprendizagem até a gestão de instituições de ensino.

O objetivo é fortalecer a liderança, auxiliando os gestores a compreender os contextos educacionais por meio de uma perspectiva de sistemas. Além disso, traz informações interessantes para solucionar problemas do dia a dia da profissão.

2. Planejamento, gestão e legislação escolar

O planejamento é fundamental no contexto educacional, o que é o foco desse livro escrito por Geraldo José Sant’Anna. Desse modo, o autor apresenta atitudes, posturas e valores que transformam o clima organizacional, levando a equipe a se comprometer e se engajar de verdade no cotidiano da instituição.

guia da gestão educacional

A obra apresenta teorias de administração, mostra as diferenças do plano e do projeto e ressalta a importância de tomar decisões de forma coletiva. Além disso, traz conteúdo sobre os aspectos financeiros da instituição, elemento que tem sido a ruína de diversos gestores.

3. Educação digital

A transformação digital é um processo que faz parte de qualquer contexto corporativo, sendo fundamental também para as instituições de ensino. Portanto, é preciso entender como a tecnologia pode contribuir nos métodos de aprendizagem.

Escrito por Luiza Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa, o livro traz exemplos práticos que orientam educadores e gestores a terem resultados eficazes em sala de aula com o auxílio da tecnologia, demonstrando como essas ferramentas podem ser utilizadas.

4. Gestão educacional: uma nova visão

A obra escrita por Sonia Simões Colombo reflete sobre a necessidade de profissionalizar e modernizar a gestão das instituições. A autora trata de vários aspectos da administração, como questões acadêmicas, administrativas, financeiras e diferenças existentes entre o ensino básico e o superior.

O conteúdo mescla considerações sobre problemas atuais com tendências que devem tomar parte desse setor. Desse modo, o leitor terá acesso a análises e conhecimentos que serão úteis para mudar processos no presente, além de planejar mudanças futuras.

Neste artigo, apresentamos alguns livros sobre gestão educacional que oferecem conteúdos interessantes para sua instituição de ensino. Além da leitura, você também pode buscar inovação nesse mercado por meio das ferramentas oferecidas pelo Lyceum, que traz diversos sistemas que otimizam processos e melhoram a administração das instituições.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que fala sobre como será a sala de aula do futuro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros