campanha de rematrícula

8 dicas para uma campanha de rematrícula eficiente

Você sabe qual a importância de realizar uma campanha de rematrícula eficiente na sua instituição de ensino? A estratégia oferece muitas vantagens, ajudando a manter a estabilidade financeira e a prever a quantidade de estudantes para o próximo ano letivo.

Além disso, a ação também é uma ótima oportunidade para melhorar a satisfação dos estudantes e aperfeiçoar os processos da gestão acadêmica. Para isso, é fundamental planejar bem a campanha para garantir a fidelização dos alunos.

Acompanhe a seguir e entenda o que é uma campanha de rematrícula na prática, além de conferir 8 dicas para realizá-la de maneira eficiente na sua IE!

O que é uma campanha de rematrícula?

A campanha de rematrícula é uma iniciativa para captar e manter os estudantes já matriculados. É um processo essencial para as instituições de ensino que desejam ter mais previsibilidade e alcançar as suas metas e objetivos para o período do ano letivo. 

Em geral, os gestores acadêmicos dão preferência por adiantar esse tipo de estratégia, dando início às ações com meses de antecedência. Dessa forma, é possível definir como será feita e quem serão os profissionais responsáveis pela mobilização da rematrícula.

Para ter sucesso na campanha, é fundamental pensar em uma série de fatores, como orçamento disponível e divulgação dos diferenciais da IE. Também é importante definir quais ações serão colocadas em prática para realizar os investimentos de maneira a captar e reter uma maior quantidade de alunos.

Por que é importante criar uma campanha de rematrícula eficiente?

Organizar uma campanha de rematrícula na instituição de ensino oferece muitos benefícios e diferenciais. Antes de tudo, as IEs que adotam a estratégia se antecipam e, com isso, têm mais chances de manter a saúde financeira e a previsibilidade orçamentária ao longo do ano letivo. 

Mais do que isso, uma campanha de rematrícula eficiente gera outras vantagens competitivas para a IE. Por exemplo, a instituição de ensino pode aproveitar a oportunidade para fazer pesquisas sobre o que pode ser aperfeiçoado na infraestrutura e na metodologia de ensino. 

Assim, a IE conhece melhor o seu público-alvo, assim como as suas principais necessidades. As informações obtidas ainda podem ser utilizadas para melhorar a prestação de serviço como um todo, elevando cada vez mais a possibilidade de satisfação dos estudantes. 

Igualmente, uma campanha de rematrícula bem elaborada contribui para gerar expectativas positivas nos alunos. Com isso, a instituição de ensino consegue tanto garantir a taxa de fidelização quanto continuar apresentando crescimento todos os anos.

Como criar uma campanha de rematrícula eficiente?

Construir uma campanha de rematrícula eficiente pode ser desafiador para muitas IEs. Mesmo assim, com o devido planejamento, é possível elaborar a estratégia e ter bons resultados. Acompanhe a seguir e confira como realizar a iniciativa na prática!

1. Alinhe as expectativas

O primeiro passo é alinhar as expectativas, entendendo o que os alunos esperam da IE. Nesse sentido, é interessante que a gestão acadêmica foque em ações que contemplem os estudantes em suas necessidades e anseios, por exemplo, priorizando a melhoria de seus processos educativos.

2. Tenha objetivos claros

Definir objetivos claros para a campanha de rematrícula também é fundamental para o alcance das metas. Vale a pena considerar, por exemplo, a quantidade de alunos que deseja captar para se diferenciar das IEs concorrentes. Com isso, fica mais simples elaborar os próximos passos da sua estratégia. 

3. Analise a concorrência

Outro ponto é conhecer o que as instituições de ensino concorrentes têm feito como forma de garantir o sucesso da sua campanha de rematrícula. Assim, as chances de criar mensagens atrativas e de destacar as vantagens de se matricular na sua IE são bem maiores.

4. Ofereça condições especiais

A gestão acadêmica ainda pode oferecer condições especiais para captar cada vez mais alunos. Por exemplo, a instituição de ensino pode elaborar um programa de descontos nas mensalidades para motivar a permanência dos estudantes e a renovação das matrículas.

5. Aprimore a presença digital

Também é muito importante manter o foco na presença digital da IE, por meio de campanhas de marketing que reforcem os seus principais diferenciais. As informações podem ser veiculadas via anúncios, nas redes sociais, em sites e em outros tipos de mídias.

6. Facilite o processo

Outro ponto imprescindível é facilitar ao máximo o processo de rematrícula dos alunos. No caso da captação, é interessante definir medidas para agilizar o trabalho dos profissionais responsáveis, como simplificar burocracias e disponibilizar serviços on-line que aumentam a eficiência das ações.

7. Invista em um atendimento diferenciado

A instituição de ensino que deseja construir uma boa campanha de rematrícula precisa investir em um atendimento diferenciado e de qualidade. As informações, por exemplo, devem ser repassadas com bastante clareza e objetividade, evitando malcompreendidos e transtornos com o público.

8. Apresente os diferenciais da instituição de ensino

Os diferenciais da sua IE não podem ser ignorados ao elaborar a campanha de rematrícula. Por isso mesmo, busque sempre reforçar os pontos positivos e que atribuem valor à instituição de ensino, já que muitos estudantes são influenciados por esses fatores.

Como a tecnologia pode facilitar a criação da campanha de rematrícula?

Como vimos, a campanha de rematrícula deve ser pensada com meses de antecedência para apresentar bons resultados. É necessário ter como foco, por exemplo, ações práticas e eficientes que ajudam a captar e reter os alunos já matriculados. 

Nesse caso, a tecnologia pode ser um grande diferencial para as instituições de ensino. Atualmente, existem plataformas e softwares educacionais que facilitam de forma significativa as atividades da gestão acadêmica, apresentando um importante suporte para o seu sucesso.

As soluções tecnológicas tornam os processos mais ágeis e integram as demandas da IE e dos alunos em um único lugar. Além disso, os gestores têm a oportunidade de obter dados valiosos que podem ser utilizados como métrica para a definição das campanhas de rematrícula.

Até aqui, vimos que investir em uma campanha de rematrícula eficiente é vantajoso por uma série de motivos. Para isso, é fundamental contar com um sistema que forneça recursos e ferramentas inovadoras para aperfeiçoar a gestão e as ações acadêmicas.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e comente se a sua IE já realiza campanhas de rematrícula para impulsionar os resultados!

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