6 erros ao adotar estratégias para captar alunos
Captar alunos de maneira eficiente requer um bom planejamento e a adoção de estratégias eficazes. Contudo, por mais cuidados que a instituição de ensino (IE) tenha, sempre pode haver algum detalhe que impeça o alcance das metas projetadas.
A seguir, entenda como funciona a captação de alunos e conheça os principais erros que podem ocorrer ao adotar uma estratégia projetada para esse objetivo. Saiba também como evitá-los. Confira!
Entenda como funciona a captação de alunos
A fase de captação é uma etapa muito importante nos processos internos de qualquer IE. Ela depende, essencialmente, da estruturação de marketing e estratégias adequadas que precisam ser planejadas e realizadas para atrair e encantar potenciais alunos, levando-os a se matricularem.
Mas a captação de alunos é mais do que uma simples ação de marketing por envolver diversos fatores, como:
- definição das personas;
- estabelecimento de objetivos de captação alinhados às metas da instituição;
- posicionamento da instituição no mercado;
- qualidade e nível de engajamento com leads;
- segmentação do mercado e do público que a instituição de ensino se enquadra.
Todos esses aspectos vão muito além de panfletos, publicidades em ambiente on-line e propagandas em outdoor. São ações direcionadas com base no conhecimento do perfil do aluno ideal para cada tipo de curso oferecido.
Além disso, é importante considerá-las parte de uma estratégia que precisa ser monitorada, mantida e melhorada. Isso significa que você deve trabalhar a captação de alunos durante todo o ano.
Importância da captação
A captação de alunos é essencial para o desenvolvimento de uma instituição, já que o seu principal objetivo é atrair mais estudantes. Dessa forma, é um aspecto crucial que os gestores devem prestar muita atenção.
Além de garantir o fluxo financeiro por meio de novas matrículas, as estratégias de captação proporcionam mais visibilidade à marca da IE. Esse é um ponto muito importante para a jornada de crescimento da instituição, aumentando a sua competitividade e escalabilidade.
Conheça os erros que devem ser evitados para captar alunos
A seguir, veja os principais erros que devem ser evitados ao adotar estratégias para captar alunos.
1. Desconhecimento do público-alvo
Focar em vários públicos com apenas uma estratégia é um erro que deve ser evitado a todo custo. É necessário criar uma persona para cada um dos cursos, compreendê-la e traçar ações diferentes para atraí-las.
Nesse sentido, em vez de pensar em uma mesma mensagem para inúmeras pessoas, o mais indicado é desenvolver estratégias segmentadas para impactar um público específico.
2. Falta de planejamento
O planejamento é fundamental para uma captação eficiente de alunos. A falta dessa importante etapa ou a realização inadequada desse documento é outro erro comum a ser evitado. Isso porque, quando a instituição não tem um planejamento, todos os processos administrativos são afetados.
Não planejar significa, para o gestor, não contar com instrumentos para agir, não conseguir identificar as decisões que devem ser tomadas ou até mesmo como se posicionar em relação aos novos desafios.
Sem ter um plano de captação de alunos para direcionar as ações, o gestor, muito provavelmente, vai se posicionar de maneira inadequada, sem conseguir adotar estratégias eficazes. Dessa forma, os objetivos não serão alcançados, podendo levar a uma cascata de erros, com consequências negativas para os lucros da instituição.
3. Ausência de metas
Um bom trabalho de captação de alunos exige o estabelecimento de metas certas, que indiquem onde a instituição deseja chegar. Quando essas metas não estão bem claras, as equipes podem ficar desmotivadas e o trabalho perder o sentido.
Além disso, por meio das metas, as equipes de trabalho conseguem ter mais clareza sobre quais demandas priorizar e em quais projetos é preciso concentrar esforços e energia. Dessa forma, é possível evitar perda de tempo com atividades de menor importância para atingir os objetivos da instituição.
4. Desorganização no atendimento
Um atendimento de qualidade consegue conquistar a confiança e, assim, obter mais matrículas. Nesse sentido, o modo como o atendimento é realizado é um dos fatores que influenciam a decisão dos seus leads (alunos potenciais).
Por isso é que o contato com potenciais e atuais alunos precisa ser organizado e seguir o timing correto. Isso significa que a equipe de atendimento deve contar com informações centralizadas para identificar com agilidade o estágio da jornada de matrícula no qual o potencial aluno se encontra.
Para isso, é preciso mapear o funil de captação de alunos, estratégia que mostra o caminho percorrido pelo aluno em potencial, desde a fase da descoberta da própria necessidade até o momento da decisão de efetuar a matrícula.
A equipe de atendimento ou call center educacional também precisa ser empática, ágil e objetiva, devendo retornar os contatos o mais rápido possível para aumentar as probabilidades de converter os leads em alunos.
5. Comunicação ineficaz
Há inúmeras opções para se conectar com o público de interesse em uma estratégia de captação de alunos. Contudo, se não existir uma abordagem ativa direcionada a elas, é muito provável que o sucesso seja limitado.
Isso inclui, principalmente, os canais digitais, como o WhastApp e as redes sociais. Quando a instituição de ensino não utiliza esses meios para engajar e manter uma conversa relevante e próxima, pode perder um público potencial. Além disso, poderá causar um acúmulo de atendimento nos demais canais.
Nesse contexto, o mais recomendado é analisar as informações sobre o perfil de comportamento do público ideal para a instituição. Dessa forma, será possível para o gestor e a sua equipe de marketing entender quais redes sociais devem ser priorizadas e como a comunicação deve ser conduzida.
Assim, será possível alinhar todos os pontos importantes para captar alunos de maneira mais objetiva, além de garantir a presença mais consistente da instituição no meio digital.
6. Falta de conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante é essencial para a atração e captação de alunos. O marketing de conteúdo é um dos meios mais eficazes de conquistar a confiança de potenciais alunos. Isso porque, ao proporcionar informações interessantes para as suas personas, a IE se torna relevante para elas.
Dessa forma, a instituição de ensino agrega valor aos cursos oferecidos e mostra ao potencial aluno que proporciona aquilo que ele deseja. Nesse sentido, adotar a metodologia do marketing de conteúdo educacional para oferecer um conteúdo relevante é uma eficiente estratégia que a instituição pode desenvolver.
Como vimos, são diversos os erros que uma instituição pode cometer no processo de captar de alunos. Para evitá-los, é fundamental fazer um bom planejamento, identificando a persona para cada curso e estabelecendo metas e objetivos, além de canais de comunicação e atendimento adequados.
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