Descubra como melhorar a captação e gestão da permanência de alunos

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O crescimento institucional está relacionado com a capacidade de captação e gestão da permanência de alunos. Essas duas práticas, se bem administradas, podem trazer qualidade ao ensino e força para que a instituição continue evoluindo.

Em busca de consolidação, a instituição precisa ter um índice alto de permanência de seus alunos e habilidade para captar novos estudantes. As estratégias de otimização para essas áreas da gestão podem ser semelhantes, visto que elas são complementares e têm o mesmo objetivo.

Neste artigo, vamos explicar por que é importante que a instituição de ensino adote estratégias que ajudem a melhorar a captação e gestão da permanência de alunos. Além disso, traremos algumas dicas sobre o assunto. Confira!

A importância da captação e gestão de permanência

Uma instituição de ensino de sucesso busca sempre captar mais alunos e melhorar a gestão de permanência deles na escola. Esses dois fatores somados trazem consolidação para a instituição e possibilitam que novos investimentos sejam feitos com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.

Os resultados obtidos pela instituição são impactados de forma direta pela capacidade de retenção e captação de novos alunos. Quando esses índices não são fortes e consolidados, há insegurança e incerteza sobre o futuro, trazendo dificuldades para o planejamento financeiro, pedagógico e administrativo.

A escola que apresenta bons índices de permanência de alunos demonstra que o trabalho feito é de qualidade e que agrada pais e estudantes. Essa é uma excelente maneira de melhorar a reputação da instituição e se colocar como uma opção de ensino diferenciada e capacitada.

Dicas para melhorar a captação e gestão de permanência de alunos

Para contribuir com a melhoria na sua captação e gestão de permanência de alunos, traremos algumas dicas valiosas para a sua instituição. Confira nossas sugestões!

Foque na qualidade do ensino

Não é possível falar sobre a capacidade de captação e gestão de permanência de alunos sem considerar a qualidade do ensino. Por meio de uma educação de excelência, a instituição é capaz de manter seus estudantes, além de estar em uma posição privilegiada para atrair interessados.

Para tal, invista em professores de qualidade, tenha um bom planejamento e uma proposta pedagógica inovadora. Além disso, é importante divulgar os resultados obtidos, demonstrando que o trabalho é feito com sucesso e que o ensino é uma prioridade.

Deixe os pais e alunos satisfeitos

A satisfação dos pais e alunos deve ser prioridade de qualquer instituição de ensino. Quando satisfeitos, eles fazem propaganda por conta própria, o que traz força para a escola e melhora sua reputação.

Para conseguir esse ideal, é interessante aplicar questionários de satisfação, ouvir os estudantes, entender o que está sendo feito de certo e errado e corrigir possíveis erros. Com essa comunicação sendo feita de forma correta, os níveis de satisfação aumentarão, ampliando a possibilidade de permanência dos alunos e contribuindo para a captação.

Invista em marketing digital

O posicionamento digital de uma instituição de ensino é importantíssimo para a captação de novos alunos. É normal que os pais procurem escolas pela internet, que vejam anúncios em redes sociais e encontrem o local ideal para o filho por meio dessas ferramentas.

guia da gestão educacional

Portanto, o investimento em marketing digital é decisivo para a captação de novos estudantes. As estratégias envolvem mídias sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing e links patrocinados, entre outras. Com um planejamento correto para essas áreas, é possível encontrar interessados e aumentar a reputação.

Estabeleça um canal de comunicação

Como falamos acima, é importante escutar o que os estudantes, pais, professores e demais membros da comunidade escolar têm a dizer a respeito da escola. Portanto, é preciso estabelecer um canal de comunicação que seja efetivo e de fácil acesso.

O grande benefício desse relacionamento é receber informações importantes sobre a instituição, como melhorias a serem feitas, pontos positivos, negativos e sugestões. Dessa maneira, consegue-se um panorama real de como a escola é vista e do que deve ser feito.

Aposte em uma proposta pedagógica inovadora

Com o avanço da tecnologia, os pais buscam propostas pedagógicas que sejam inovadoras. Por isso, construa uma estratégia que coloque a sua instituição em destaque, deixando o estudante como protagonista no processo de aprendizagem.

É preciso estimular os alunos para a pesquisa e participação ativa. Demonstre que sua instituição está por dentro de assuntos importantes no momento, como meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade. Essa é uma forma de posicionar a escola como inovadora e preocupada com o mundo ao seu redor.

Integre CRM e sistema de gestão educacional

Outra dica importante é o uso de um CRM (Customer Relationship Management) integrado ao sistema de gestão educacional. Isso permite a criação de uma base de dados com informações importantes, como alunos, ex-alunos, vendedores, empregados etc. Esse recurso é útil para quando for necessário acessar as informações de um contato.

Além disso, essas informações podem ser gerenciadas de maneira simples, facilitando o acompanhamento e a jornada da captação. Desse modo, é possível descobrir quais são as melhores estratégias e o que deve ser feito para aprimorar os processos.

Os resultados de não investir nesses aspectos

Quando uma instituição não investe em estratégias para melhorar sua captação e gestão de permanência de alunos, ela sofrerá consequências a longo prazo. Isso acontece porque a escola perde o poder de atração de novos estudantes e a capacidade de manter os que já estão na escola.

Com essa deficiência, em algum tempo, a escola terá dificuldades em se manter, pois mais alunos estarão em processo de mudança de instituição, e ela não será uma alternativa interessante para novos estudantes.

Além disso, a falta de investimento na área dificulta a atração de professores qualificados, diminui os recursos e faz cair o nível de educação oferecido. Com todos esses problemas, a continuidade do projeto será severamente prejudicada; por isso, é fundamental pensar constantemente em estratégias de captação e retenção.

Neste artigo, vimos como é importante investir em estratégias para melhorar a captação e a gestão da permanência de alunos. Quando a instituição não se preocupa com esses fatores, corre o risco de perder a estabilidade e sofrer para manter a qualidade de ensino. Por isso, é fundamental investir em relacionamento, comunicação e propostas pedagógicas que sejam atrativas e contribuam para fortalecer a escola.

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