Bett-london- 2020

Inovação na educação: Saiba o que aconteceu no Bett London 2020!

Atualizado em

Maior encontro global em educação contou com mais de 40 mil participantes e discutiu o futuro da educação frente às novas tecnologias 

 Inovação na educação. Este foi o pilar dos temas debatidos no Bett Show que foi realizado em Londres e contou com a presença de mais de 40 mil participantes e mais de 800 empresas expositoras no encontro que durou quatro dias. 

Preparamos um post para você acompanhar o que aconteceu no evento e as principais tendências para o setor da educação nos próximos anos! 

Acompanhe a leitura.  

Bett Show: Conheça o evento! 

O maior encontro global em educação, Bett London 2020, foi realizado no ExCel London, em Londres, no mês de janeiro [2020] e foi promovido pela Bett, principal marca sobre o futuro da educação no mundo. 

Este ano, o evento contou com palestras e debates com grandes nomes reconhecidos do setor educacional e recebeu um público-alvo mais sênior e global, com mais de 40.000 participantes nos quatro dias do encontro. 

Nesta edição, foi apresentado o Conselho de Educação Global, no qual os membros compostos por líderes pioneiros de todo o setor da educação participaram de debates e compartilharam seus pensamentos acerca dos desafios e oportunidades para o ensino em 2030. 

Bett Show (British Educational Training and Technology Show) é um evento mundial de educação e tecnologia e sedia uma feira com as maiores empresas de tecnologia do mundo, como: 

  • Google 
  • Microsoft 
  • Cisco 
  • Sony
  • Apple 

Onde as empresas apresentam suas soluções e produtos, apontando as principais tendências do setor.  

Fora as citadas acima, mais de 800 empresas do mundo todo também participaram do evento, inclusive startups. 

Nesta edição, foram apresentados softwares, hardwares, aplicativos e soluções que participam ativamente e/ou auxiliam o processo de educação, bem como a professores, reitores e demais profissionais do setor educacional. 

Mais de 100 seminários foram realizados e discutiram diversos temas relacionados à inovação na educação. 

Discovery Educationconvidou professores e alunos a participarem de uma experiência imersiva, ao entrarem na sala de aula do futuro, realizando uma viagem ao planeta marte, através da Realidade Virtual. 

O objetivo desta experiência foi mostrar como as tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) transformarão o ensino e a aprendizagem no futuro. 

No palco da Bett Arena, aconteceu a “The Learning Amplifier: Uma viagem imersiva com tecnologia de Realidade Mista, que proporcionou o transporte dos passageiros para o planeta marte em 2133.  

Esta sessão mostrou como tecnologias imersivas podem se envolver e surpreender as crianças, sendo uma poderosa ferramenta de impacto à aprendizagem. 

O diretor sênior de conteúdo imersivo da Discovery EducationPhill Birchinall, explicou que as tecnologias imersivas são o futuro da educação.

“Trazendo o fator “uau” para a sala de aula, eles são mais do que apenas um “truque”. AR e VR têm o poder de envolver e inspirar crianças e realmente aprofundar seu aprendizado. Estamos ansiosos para mostrar aos professores como isso funciona em ação, demonstrando a pedagogia por trás de nossas experiências e acolhendo escolas em nossa incrível viagem à marte”, contou. 

 Bett Show: Conheça algumas das tecnologias abordadas no encontro mundial de educação 

Quando falamos em avanço tecnológico, é imprescindível pensar em como aliar as novas tecnologias ao mundo educacional.  

Em tempos de smartphones e tablets, não é difícil pensar nas plataformas digitais que possam ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.  

Crianças, jovens e adultos ficam ligados em aparelhos smartphones a grande maioria do tempo. Diante deste cenário, a utilização de tecnologias cujo objetivo é acelerar a aprendizagem, vem sendo utilizada pelas instituições de ensino. 

Sendo assim, listamos algumas soluções apresentadas no Bett London 2020 que vão impactar positivamente no processo educacional e trazer inovação à educação. Confira! 

 Realidade Virtual: Como impacta no processo de aprendizagem? 

O recurso tecnológico de Realidade Virtual (VR) ganhou força em 2016, sendo utilizado nas áreas da indústria, mobilidade e educação.  

como se preparar para a quarta revolução industrial

Quando o usuário é inserido no ambiente virtual criado por esta ferramenta, ele tem a sensação de estar no local reproduzido, de fato. 

Para acessar a experiência são necessários os seguintes itens: 

  • Console – celular, computador ou outro dispositivo; 
  • Óculos especial que disponibiliza uma pequena tela de campo de visão. 

A realidade virtual proporciona simulações bem próximas dos sentidos do ser humano, como espacial, visual e auditivo. 

Desta forma, no ambiente acadêmico a utilização da realidade virtual impacta o processo de ensino-aprendizagem, ao promover experiências com conteúdo pedagógico proposto pelo professor de forma interativa. 

Já para os alunos em cursos de nível superior, a realidade virtual tem como atrativo a possibilidade de interação.  O propósito da VR é o aprendizado da teoria e prática de forma simultânea. 

Leia mais: Descubra o que tem sido feito para promover a inovação na educação  

 

Bett London 2020
       Participantes conhecem novas tecnologias                         aplicadas à educação!                                               

 

Saiba como a realidade aumentada promove a inovação na educação

O termo em inglês Augmented Reality (AR), tem sua tradução em português “Realidade Aumentada”. 

Esta tecnologia permite o aumento do nosso mundo real captado por uma câmera de um dispositivo em qualquer lugar.  

O software de AR possibilita que vejamos o mundo real integrado com algum conteúdo em sua forma aumentada. 

Podemos citar como exemplo, alguns padrões utilizados pela realidade aumentada, como: 

  • Imagens planas; 
  • Imagens cilíndricas; 
  • Imagens volumétricas; 
  • Coordenadas GPS. 

No AR, o conteúdo é mapeado em tempo real. 

 A utilização da ferramenta do campo educacional tem seu espaço, quando os estudantes, sejam do nível fundamental ou superior, conseguem ter acesso a conteúdo interativos e imersivos que despertam e prendem a atenção, facilitando assim, o processo de aprendizagem. 

Leia mais: Como motivar os alunos e melhorar o processo de aprendizagem?  

Inovação: Conheça o Conselho Global de Educação 

Nesta edição do Bett Show London 2020, foi apresentado o Conselho Global de Educação que reúne visionários de algumas das maiores marcas mundiais e instituições de ensino do mundo. 

Em sua apresentação, os membros do Conselho apresentaram um manifesto para o futuro da educação, abordando “os perigos e as possibilidades de educação em 2030”. 

Durante a sessão, cada membro explanou a sua visão sobre alguns temas, dentre eles: 

  • Como o sistema educacional precisa mudar para fornecer seres humanos de primeira classe, adaptáveis, criativos e futuros – não robôs de segunda classe;
  • Como a educação pode reduzir e não aumentar a desigualdade; e
  • Como criamos e treinamos o grande número de professores adicionais exigidos até 2030. 

O conselho irá liderar, juntamente com o chairman da Bett, Jose Papa, a inovação global no ecossistema educacional do mundo. 

De forma geral, o uso da Inteligência Artificial na educação e o aprendizado personalizado serão as principais preocupações do setor educacional em 2021. 

Bett-London-melhores-momentos
             Bett Show -London 2020!

Leia mais: Educação no século 21: fique por dentro das particularidades e desafios 

Neste artigo você acompanhou o que aconteceu de mais relevante no Bett Show London 2020, maior encontro global do setor educacional, e, também conheceu as principais tendências para proporcionar a inovação do processo de ensino-aprendizagem nos próximos anos! 

Inscreva-se em nossa newsletter para acompanhar as novidades do mundo da tecnologia na educação. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros