O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) e como elaborar o documento?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é importantíssimo para o planejamento, a gestão e o acompanhamento das atividades de uma instituição de ensino. Vários aspectos são relevantes no momento da sua elaboração, porém, muitas dúvidas ainda acompanham seu processo de criação e apresentação.

Esse é um processo que deve ser dividido com a comunidade acadêmica, pensando sempre no melhor para todos os envolvidos no contexto educacional. Ele ajuda a direcionar as práticas educacionais e contribui para melhorar a qualidade de ensino.

Neste artigo, vamos explicar o que é o PPP e como ele pode ser elaborado, além de trazer outras informações importantes sobre o documento. Continue a leitura!

O que é o PPP?

É um documento que estabelece diretrizes, metas e métodos que ajudam a instituição de ensino a alcançar os objetivos propostos. Ele tem a intenção de aperfeiçoar a qualidade de ensino, considerando que a entidade faz parte de uma sociedade democrática e com interação política.

O PPP apresenta o que deve ser prioridade durante o processo educacional. Portanto, precisa elencar objetivamente o resumo das exigências sociais e legais da instituição, além dos indicadores e expectativas de toda a comunidade acadêmica.

O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, que aconteceu na década de 1980, iniciou um processo que ajudou a instituição de uma gestão democrática no ensino. Isso contribuiu para que as instituições conseguissem autonomia educacional.

Quais conceitos ajudam a formar o PPP?

Os termos que aparecem na nomenclatura do PPP demostram os conceitos que ajudam a formar o documento. Essas palavras são:

  • Projeto: é o conjunto de propostas que contribuem para realizar uma ação;
  • Político: indica à função social das instituições de ensino e como a instituição pode proporcionar um espaço que contribui para formar cidadãos ativos na construção da sociedade;
  • Pedagógico: estabelece a soma de todos os métodos empregados na educação para que cada estudante atinja o desenvolvimento de maneira integral — portanto, apresenta as atividades e os projetos que são utilizados nos processos de educação e aprendizagem.

Quem são os responsáveis pela elaboração e revisão do Projeto?

O Projeto Político Pedagógico deve ser construído de maneira colaborativa, como dissemos anteriormente. Portanto, é responsabilidade de cada instituição encontrar o método mais eficiente para incluir toda a comunidade no processo de sua criação.

Isso pode ser feito por meio de um conselho ou pela realização de plenárias. Seja qual for o método escolhido, a organização desse trabalho é função do diretor da instituição, que precisa se preocupar em garantir que o processo aconteça de maneira democrática e eficiente. Ele também precisa finalizar, redigir e divulgar o documento.

Quais aspectos devem estar presentes no PPP?

O PPP deve reunir as informações gerais que identificam a instituição. Ele precisa apresentar missão, dados sobre a aprendizagem, recursos, composição do corpo administrativo e docente, do conselho de pais e mestres, e planos de ação.

Ele precisa explicar a forma de avaliação dos alunos, os projetos que serão desenvolvidos, os temas geradores de debates, as aulas ou redes temáticas e outros aspectos que serão aproveitados pelos professores.

Além disso, deve apresentar o método de ensino, os nomes dos autores em que se baseia o processo de aprendizagem, o modelo pedagógico e de que maneira esse trabalho será desenvolvido.

Como elaborar o documento?

Talvez você ainda esteja em dúvida sobre como elaborar o seu PPP, já que não parece fácil reunir todas as informações e deliberações necessárias para sua criação.

Antes de tudo, é preciso conhecer a realidade em que uma instituição está inserida. Informações como números e estatísticas relativas àquela unidade devem ser recolhidas e analisadas. Ademais, precisam ser apresentadas para a comunidade acadêmica.

Isso dá o embasamento para que seja possível definir quais serão as estratégias de ensino utilizadas. É preciso discutir sobre como a instituição superará seus desafios, como deve ser a formação dos estudantes, entre outros aspectos.

Por último, é preciso debater com os profissionais de cada área as melhores estratégias que devem ser adotadas para atingir os objetivos desejados. Nesse momento, é necessário definir propostas objetivas, elaborar os currículos das disciplinas e sugerir metas concretas.

Quais são os principais erros que precisam ser evitados?

Alguns erros cometidos na elaboração do Projeto Pedagógico Político são bastante comuns, mas ainda devem ser evitados. Agora você vai conhecer os principais, que listamos a seguir!

Copiar o PPP de outra instituição

O PPP precisa apontar as necessidades de cada local e de sua comunidade acadêmica. Quando a administração escolhe pegar um documento pronto, feito originalmente para outra instituição, está ignorando a sua realidade.

Esses documentos foram elaborados por outros membros, de localidades e contextos diferentes, o que não é recomendado, já que eles não conhecem a realidade da instituição. A comunidade deve participar ativamente do processo para que ele seja útil e eficiente de verdade.

Não atualizar o documento

Algumas instituições acreditam que depois da elaboração do documento, não há mais com o que se preocupar. O PPP precisa ser revisado anualmente e ao longo do ano. Isso deve ser feito quantas vezes for necessário, visando a melhorar o serviço educacional.

O contexto da comunidade pode mudar anualmente, sendo necessárias essas alterações constantes. Com isso, as avaliações podem apresentar resultados diferentes, já que problemas e soluções costumam surgir ao longo do tempo.

Não considerar as opiniões diferentes

Durante a elaboração do PPP é normal surgir ideias diferentes. Entretanto, não considerar esses pontos divergentes é um erro que deve ser evitado. É preciso dar espaço para que cada participante coloque suas opiniões sobre a comunidade acadêmica, o que proporciona uma sensação de pertencimento.

Neste artigo, conferimos algumas informações importantes sobre o Projeto Político Pedagógico, esse documento importante para as instituições de ensino. Portanto, elas devem buscar um processo criterioso de elaboração do PPP, sempre com o objetivo de oferecer uma educação completa para todos os estudantes, além de contribuir para melhorar a comunidade.

Gostou deste artigo? Então, que tal aproveitar para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a entenderem melhor sobre esse assunto, que é tão relevante para as instituições de ensino?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros