O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) e como elaborar o documento?
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é importantíssimo para o planejamento, a gestão e o acompanhamento das atividades de uma instituição de ensino. Vários aspectos são relevantes no momento da sua elaboração, porém, muitas dúvidas ainda acompanham seu processo de criação e apresentação.
Esse é um processo que deve ser dividido com a comunidade acadêmica, pensando sempre no melhor para todos os envolvidos no contexto educacional. Ele ajuda a direcionar as práticas educacionais e contribui para melhorar a qualidade de ensino.
Neste artigo, vamos explicar o que é PPP e como ele pode ser elaborado, além de trazer outras informações importantes sobre o documento. Continue a leitura!
Índice [Ocultar]
2 Qual é a origem do Projeto Político Pedagógico?
3 Quais conceitos ajudam a formar o PPP?
4 Quem são os responsáveis pela elaboração e revisão do Projeto?
5 O que não pode faltar em um bom projeto pedagógico?
5.1 A descrição da realidade da escola
5.2 A análise do processo de aprendizagem
5.3 A avaliação do contexto das famílias
5.4 A inclusão de planos de ação
5.5 A avaliação dos resultados
6 Quais são os principais erros que precisam ser evitados?
6.1 Copiar o PPP de outra instituição
6.3 Não considerar as opiniões diferentes
O que é PPP?
É um documento que estabelece diretrizes, metas e métodos que ajudam a instituição de ensino a alcançar os objetivos propostos. Ele tem a intenção de aperfeiçoar a qualidade de ensino, considerando que a entidade faz parte de uma sociedade democrática e com interação política.
Vale destacar que o PPP é um documento dinâmico, ou seja, permite que alterações sejam feitas no decorrer do tempo, principalmente no que diz respeito a prática e pedagógica. A ideia é que a sua construção seja feita de forma democrática e coletiva que valoriza a reflexão sobre o papel da escola na formação da sociedade.
Outro aspecto que merece destaque é que o PPP apresenta o que deve ser prioridade durante o processo educacional. Esse é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas tanto na rede municipal como estadual de ensino, em instituições públicas e privadas.
Assim, é preciso descrever as atribuições do corpo docente, dos alunos e da comunidade na qual a escola está inserida. Portanto, precisa elencar objetivamente o resumo das exigências sociais e legais da instituição, além dos indicadores e expectativas de toda a comunidade acadêmica.
Qual é a origem do Projeto Político Pedagógico?
O documento que hoje conhecemos como PPP teve origem em um período de reformas do sistema educacional público. O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, que aconteceu na década de 1980, iniciou um processo que ajudou a instituição de uma gestão democrática no ensino. Isso contribuiu para que as instituições conseguissem autonomia educacional.
Um dos parâmetros estabelecidos foi que os estados e municípios receberam a responsabilidade de atribuir os seus próprios princípios de ensino reduzindo, assim, a intervenção do Estado. Com isso, a tomada de decisão sobre os assuntos relacionados a organização da escola passou a ser feita pelos agentes escolares.
Esse também foi um marco importante para a acessibilidade. Nesse período, foi declarado que as escolas, especialmente as públicas, estariam abertas a grupos que, até então, estavam excluídos do ambiente escolar. Esse cenário de mudança precisava de um instrumento a altura do desafio de mudar os moldes da educação brasileira e, assim, surgiu o PPP.
Quais conceitos ajudam a formar o PPP?
Os termos que aparecem na nomenclatura do PPP demonstram os conceitos que ajudam a formar o documento. Essas palavras são:
- Projeto: é o conjunto de propostas que contribuem para realizar uma ação;
- Político: indica à função social das instituições de ensino e como a instituição pode proporcionar um espaço que contribui para formar cidadãos ativos na construção da sociedade;
- Pedagógico: estabelece a soma de todos os métodos empregados na educação para que cada estudante atinja o desenvolvimento de maneira integral — portanto, apresenta as atividades e os projetos que são utilizados nos processos de educação e aprendizagem.
Quem são os responsáveis pela elaboração e revisão do Projeto?
O Projeto Político Pedagógico deve ser construído de maneira colaborativa, como dissemos. Portanto, é responsabilidade de cada instituição encontrar o método mais eficiente para incluir toda a comunidade no processo de sua criação.
Isso pode ser feito por meio de um conselho ou pela realização de plenárias. Seja qual for o método escolhido, a organização desse trabalho é função do diretor da instituição, que precisa se preocupar em garantir que o processo aconteça de maneira democrática e eficiente. Ele também precisa finalizar, redigir e divulgar o documento.
O que não pode faltar em um bom projeto pedagógico?
Como explicamos, o PPP é um documento único que deve ser criado por cada escola. Embora haja flexibilidade na sua elaboração, alguns princípios devem ser seguidos. Por isso, listamos alguns aspectos que devem ser considerados.
A descrição da realidade da escola
Algumas informações básicas devem ser preenchidas antes de iniciar os planos do PPP. Em primeiro lugar, devem ser reunidas informações básicas da escola. Assim, o gestor escolar deve apresentar a missão, dados sobre a aprendizagem e os recursos disponíveis.
Em seguida deve relatar a composição do corpo administrativo e docente bem como as suas atribuições. Também é recomendado incluir os integrantes do conselho de pais e mestres e outros grupos que estão envolvidos com a instituição.
A análise do processo de aprendizagem
Para servir como um guia para a instituição de ensino, o PPP deve apresentar o método de ensino, os nomes dos autores em que se baseia o processo de aprendizagem, o modelo pedagógico e de que maneira esse trabalho será desenvolvido.
Isso dá o embasamento para que seja possível definir quais serão as estratégias de ensino utilizadas. É preciso discutir sobre como a instituição superará seus desafios, como deve ser a formação dos estudantes, entre outros aspectos.
A avaliação do contexto das famílias
Esse documento é inclusivo e, assim, deve considerar não somente os alunos, mas a realidade das famílias. Essa é uma etapa de não pode ser deixada de lado ou executada de forma superficial. É fundamental que a escola também esteja ciente desse contexto devido ao seu impacto na vida escolar.
Antes de tudo, é preciso conhecer a realidade em que uma instituição está inserida. Informações como números e estatísticas relativas àquela unidade devem ser recolhidas e analisadas. Ademais, precisam ser apresentadas para a comunidade acadêmica.
A inclusão de planos de ação
Esse tópico precisa incluir informações de caráter prático. Por exemplo, qual será a forma de avaliação dos alunos e as tratativas em caso de desempenho insuficiente. A escola também apontará quais projetos serão desenvolvidos ao longo do período letivo e os temas geradores de debates.
Isso contempla as aulas ou redes temáticas, projetos de extensão e outros aspectos que serão aproveitados pelos professores. Todas essas iniciativas serão guiadas pelos respectivos planos de ação que descrevem a alocação de recursos, a organização do cronograma e modelos para verificar o sucesso das ações.
A avaliação dos resultados
Depois de todo o esforço do corpo docente e da equipe acadêmica faz sentido cuidar para que os objetivos sejam alcançados. Nesse cenário, é preciso debater com os profissionais de cada área as melhores estratégias que devem ser adotadas para atingir os objetivos desejados.
Nesse momento, é necessário definir propostas objetivas, elaborar os currículos das disciplinas e sugerir metas concretas. Por isso, nós recomendamos que o gestor dedique tempo para criar indicadores de desempenho e avaliar os resultados periodicamente.
Quais são os principais erros que precisam ser evitados?
Nós entendemos que esse processo possa parecer complexo ou talvez você ainda esteja em dúvida sobre como elaborar o seu PPP, já que não parece fácil reunir todas as informações e deliberações necessárias para sua criação.
Com isso, alguns erros cometidos na elaboração do Projeto Pedagógico Político são bastante comuns, mas ainda devem ser evitados. Agora você vai conhecer os principais, que listamos a seguir!
Copiar o PPP de outra instituição
O PPP precisa apontar as necessidades de cada local e de sua comunidade acadêmica. Quando a administração escolhe pegar um documento pronto, feito originalmente para outra instituição, está ignorando a sua realidade.
Esses documentos foram elaborados por outros membros, de localidades e contextos diferentes, o que não é recomendado, já que eles não conhecem a realidade da instituição. A comunidade deve participar ativamente do processo para que ele seja útil e eficiente de verdade.
Não atualizar o documento
Algumas instituições acreditam que depois da elaboração do documento, não há mais com o que se preocupar. O PPP precisa ser revisado anualmente e ao longo do ano. Isso deve ser feito quantas vezes for necessário, visando a melhorar o serviço educacional.
O contexto da comunidade pode mudar anualmente, sendo necessárias essas alterações constantes. Com isso, as avaliações podem apresentar resultados diferentes, já que problemas e soluções costumam surgir ao longo do tempo.
Não considerar as opiniões diferentes
Durante a elaboração do PPP é normal surgir ideias diferentes. Entretanto, não considerar esses pontos divergentes é um erro que deve ser evitado. É preciso dar espaço para que cada participante coloque suas opiniões sobre a comunidade acadêmica, o que proporciona uma sensação de pertencimento.
Neste artigo, conferimos algumas informações importantes sobre o Projeto Político Pedagógico, esse documento importante para as instituições de ensino. Portanto, elas devem buscar um processo criterioso de elaboração do PPP, sempre com o objetivo de oferecer uma educação completa para todos os estudantes, além de contribuir para melhorar a comunidade.
Por fim, além de entender o que PPP devemos destacar que existem ferramentas que podem simplificar esse processo. Nós reconhecemos que levar a tecnologia para ambiente escolar pode ser uma vantagem no que se refere à conquista de eficiência, transparência e automação de rotinas.
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