Entenda a importância e como fazer uma gestão de docentes eficiente

Atualizado em

A administração de uma instituição de ensino envolve muitos desafios, pois muitas áreas devem ser analisadas e aperfeiçoadas para que os resultados e a qualidade da educação sejam suficientes. Entre as várias atribuições de um coordenador de curso, está a gestão de docentes, que, se eficiente, possibilita a excelência e o sucesso no ensino.

Para conseguir atingir esse padrão, é preciso investir na qualificação dos professores, mantê-los engajados e disponibilizar as ferramentas necessárias para o desempenho da função. O trabalho deve ser feito com o foco nos docentes, que são peças fundamentais para o sucesso.

Neste artigo, vamos ver como a gestão eficiente dos professores impacta os resultados da instituição e daremos algumas dicas para otimizar essa atividade. Acompanhe a leitura!

Qual a importância da gestão de docentes?

A gestão de docentes é uma das muitas funções de um coordenador de curso. A eficiência nessa área impacta diretamente os resultados da instituição e a experiência dos alunos.

Quando a relação entre os docentes e discentes promove uma relação ensino-aprendizagem saudável, a tendência é que os alunos aprendam mais e melhor. Assim, a captação de alunos aumenta com indicações, a evasão é reduzida porque os alunos enxergando valor no curso, e, como consequência, os resultados acadêmicos evoluem.

Professores motivados são capazes de melhorar os resultados dos estudantes. Isso é percebido pela indicadores apontados acima que são gerados pelo aumenta da qualidade das aulas oferecidas, pela execução do projeto pedagógico e pelo bom funcionamento dos métodos de ensino.

Por outro lado, quando esse processo não é bem conduzido, os problemas e dificuldades são parte da rotina da instituição. Isso acontece porque os professores não estão alinhados aos objetivos da instituição, agindo de maneira isolada e sem propósito.

Quando a situação é essa, os alunos não recebem o conteúdo da forma em que foi planejado pela gestão. Assim, a instituição não atinge o padrão esperado, deixando seus resultados abaixo da média, o que influencia a captação e manutenção dos estudantes.

Quais são algumas boas práticas de gestão de docentes?

Pensando em facilitar o seu trabalho nessa área, mostraremos algumas boas práticas para o aperfeiçoamento da sua instituição. Confira as nossas dicas!

Proporcionar o engajamento dos professores

Uma equipe de sucesso é aquela que consegue engajar todos os seus membros. O principal objetivo desse engajamento é manter os professores motivados. Eles precisam estar satisfeitos com as condições de trabalho e sentir que o ambiente é estimulante para o ensino e a aprendizagem.

Várias atitudes podem ser tomadas com a intenção de motivar os docentes, como bonificações, planos de carreira e uma remuneração condizente com o serviço. Além disso, é fundamental desenvolver projetos pedagógicos envolventes, dando espaço para que os professores transmitam suas ideias em busca de uma educação mais eficiente.

guia da gestão educacional

Valorizar o corpo docente

Como falamos acima, salários compatíveis com o mercado e planos de carreira atraentes são um ótimo incentivo, mas não devem ser a única iniciativa de valorização. Busque proporcionar um ambiente de trabalho do qual os educadores tenham gosto de fazer parte e em que vejam que são respeitados.

De forma prática, você pode buscar parcerias com empresas que ofereçam descontos e vantagens em serviços de entretenimento, lazer e cultura para os professores. Além disso, tenha preocupação real com cada profissional, lembre-se de datas comemorativas, como aniversários e o Dia do Professor.

Alinhar a equipe em relação à proposta pedagógica

Um professor que não está alinhado à proposta pedagógica da instituição costuma apresentar um resultado abaixo do esperado. É essencial que todas as pessoas envolvidas na educação, desde a coordenação até o corpo docente, estejam conscientes sobre os métodos e o objetivo do ensino.

Quando esse alinhamento é insuficiente, é normal que os problemas apareçam e prejudiquem o trabalho dos professores, atrapalhando também os alunos. Portanto, é importantíssimo incentivar que os docentes adotem a proposta da instituição.

Incentivar a qualificação

Professores mais qualificados são capazes de oferecer uma educação que atinge os alunos de forma eficiente. Portanto, é fundamental que a gestão se preocupe em oferecer oportunidades de qualificação para os docentes, o que pode ser feito pelo investimento em cursos, especializações e treinamentos.

Outra forma de promover a capacitação é incentivar a participação em seminários, eventos acadêmicos e outras atividades ligadas ao ensino. Essa é uma maneira de manter os profissionais atualizados com as novas metodologias de ensino, além de motivados e dispostos a evoluir.

Oferecer espaço de troca e colaboração entre os docentes

O sentimento de pertencer a um coletivo coeso e amigável também contribui para a motivação dos profissionais. Para isso, é interessante oferecer espaços, físicos ou virtuais, que possibilitem a troca de experiências e a colaboração entre os professores.

Esse tipo de relacionamento é útil para encontrar soluções para desafios de sala de aula que são comuns entre os docentes. Alguns profissionais mais experientes podem ajudar os mais novos, compartilhando dicas e sugestões que serão úteis para o dia a dia de novos docentes.

Investir em ferramentas de gestão

Investir em ferramentas de gestão educacional também contribui para otimizar as atividades dos docentes. Um sistema desse tipo gera informações por alçadas, facilitando o acompanhamento do desempenho dos coordenadores de curso, professores e turmas.

Com uma ferramenta de fácil utilização, os professores conseguem ver todos os dados em um só local, obtendo uma visão mais clara e detalhada do desempenho dele, de cada aluno e de suas turmas.

Essas são algumas dicas importantes sobre a gestão de docentes em sua instituição de ensino. Como vimos, algumas atitudes devem ser tomadas pelos gestores para oferecer condições de trabalho que motivem os professores e mantenham a equipe engajada e na mesma sintonia. 

Gostou de aprender mais sobre esse tema fundamental para melhorar os resultados da sua instituição e trazer mais satisfação para os alunos? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ver todas as vantagens que o Lyceum pode oferecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.