Saiba como estímulos visuais na sala de aula dinamizam o aprendizado

Atualizado em

As imagens são muito importantes para garantir o aprendizado e gerar impacto nos estudantes. Assim, os estímulos visuais na sala de aula são essenciais em qualquer idade ou etapa educacional, pois eles ajudam a oferecer uma boa experiência e tornar os conteúdos mais envolventes.

Para aproveitar ao máximo o potencial das imagens e dos recursos para que eles chamem a atenção dos estudantes, é importante que exista um bom planejamento por parte dos educadores. Com isso, é possível melhorar a comunicação durante as aulas e conseguir ótimos resultados.

Quer entender sobre como os estímulos visuais podem melhorar o aprendizado? Continue a leitura para conferir!

Quais são os benefícios dos estímulos visuais em sala de aula?

O uso de imagens e de recursos que sejam visualmente chamativos é muito importante para o processo de aprendizado. Uma das vantagens é que as imagens são armazenadas na memória de longo prazo, o que atua significativamente na fixação dos conteúdos.

Além disso, os recursos de imagem e vídeo permitem a exposição de mais informações simultaneamente, o que facilita bastante a comunicação e otimiza as aulas. Dessa forma, os estudantes conseguem compreender melhor os conceitos estudados e recebem um estímulo extra à imaginação e à criatividade.

Outro ponto importante a ser considerado sobre os estímulos visuais é que eles são processados pela mesma região do cérebro responsável pelas emoções. Assim, eles são importantes para a criação das memórias e para melhorar o aprendizado.

Como ocorre a retenção de informações por imagens?

Para que a retenção dos conteúdos estudados aconteça, é importante que os estudantes consigam absorver as informações que são apresentadas em sala de aula, o que precisa ser feito de maneira estimulante e envolvente. As imagens são um importante auxílio para esse objetivo, mas devem ser de qualidade e interessantes.

Assim, é importante considerar que a fixação dos conteúdos depende da apresentação, da repetição e da revisão dos assuntos. O professor pode fazer isso de várias formas, e a imagem se mostra um recurso interessante para ajudar na retomada de informações de maneira mais dinâmica. No tópico a seguir, entenda melhor sobre as maneiras de explorar o potencial visual.

Como aproveitar o potencial dos estímulos visuais?

Como você pôde perceber, explorar os estímulos visuais em sala de aula é uma ótima maneira de conseguir melhores resultados. Assim, é importante fazer isso com naturalidade e a partir de uma boa metodologia.

Nesse sentido, é fundamental usar imagens que estejam contextualizadas com os temas estudados e que sejam relevantes para o aprendizado. Da mesma forma, elas precisam ser apresentadas de forma atraente, para despertar o interesse do aluno. Veja algumas dicas de como fazer isso.

Invista em imagens que facilitam a organização de ideias complexas

Ao abordar um tema muito complexo em aula, as imagens podem ser grandes aliadas. Elas oferecem diferentes informações aos estudantes, o que pode ajudar na compreensão e na organização de ideias. Além disso, são uma forma de motivar os alunos para o aprendizado.

guia da gestão educacional

Assim, as imagens usadas pelo educador variam de acordo com o tema tratado. Algumas boas opções são infográficos, mapas, vídeos, obras de arte, entre outras que forem convenientes. É possível pedir aos alunos que representem a sua compreensão por meio de imagens também, o que ajuda na fixação dos conteúdos.

Use imagens conhecidas para trazer informações novas

Essa estratégia é importante para a retomada dos assuntos, o que é fundamental para o aprendizado. O professor pode usar imagens famosas, estímulos visuais que já foram abordados na aula e também recursos usados em outra matéria.

Pode-se propor uma nova forma de análise daquele estímulo visual, a partir de diferentes informações e perspectivas. Isso ajuda os alunos a estabelecer relações entre os conhecimentos, revisar os conteúdos já conhecidos e também ampliar a capacidade investigativa. Além disso, é uma boa alternativa para promover a interdisciplinaridade.

Explore a tecnologia para oferecer os estímulos visuais

A tecnologia é uma grande aliada da educação dinâmica e dos recursos visuais para as aulas. Afinal, ela permite o acesso a diversos tipos de imagens diferentes, que podem oferecer uma nova experiência ao estudante.

Um bom exemplo é a realidade virtual, em que se oferece um complexo estímulo visual e auditivo, por meio do computador. Com isso, os alunos podem ter um contato mais prático com a área que estudam, o que é excelente para a compreensão.

Combine imagens e textos

A combinação de imagens e textos é uma alternativa muito eficaz, já bastante usada no meio educacional. Isso é fundamental para aulas na modalidade de Ensino à Distância, mas também pode — e deve — ser explorado presencialmente.

O professor Richard Meyer, da Universidade de Santa Bárbara (EUA), mostrou que a combinação entre imagens, textos e discurso durante a aula ajuda na assimilação dos conteúdos. Contudo, os três estímulos não devem ser usados ao mesmo tempo, é preciso escolher apenas dois deles.

O professor explica que é muito importante que as imagens sejam relevantes para o conteúdo. O motivo é que o uso de figuras extras apenas com a finalidade de descontração pode confundir a memória e prejudicar o aprendizado.

Use imagens que se comunicam bem com a mente

Para conseguir um bom resultado, é necessário que a aula seja personalizada para cada turma. Isso permite escolher os estímulos que sejam mais atrativos para aquele grupo e tenham o maior potencial de captar a atenção e favorecer o aprendizado.

No entanto, é preciso destacar que as imagens com pessoas, objetos e lugares, em geral, têm melhor comunicação com a mente humana do que as mais abstratas. Por isso, uma dica é usar representações mais próximas do cotidiano em detrimento daquelas que são mais difíceis de se compreender, a menos que sejam imprescindíveis para o conteúdo.

Dessa forma, é possível perceber como os estímulos visuais na sala de aula podem beneficiar o aprendizado e tornar o ensino mais eficiente. Também é importante que eles sejam usados a partir de uma boa metodologia, que aproveite ao máximo o seu potencial e não sobrecarregue os estudantes.

Entenda também o que são as metodologias ativas na aprendizagem e como elas podem ajudar a melhorar a educação.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros