Conheça os diferentes tipos de inteligência artificial!
Nunca se falou tanto em inteligência artificial (IA) quanto agora, mas você sabe como esse tipo de tecnologia impacta as pessoas e as empresas? Hoje, já existem softwares e máquinas desenvolvidos especialmente para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear e melhorar os processos.
Em um contexto educacional, a IA pode ser aplicada, principalmente, na proposta pedagógica. Nesse caso, a tecnologia identifica onde a instituição de ensino precisa concentrar esforços para melhorar os resultados dos estudantes. Além disso, a ferramenta também ajuda a otimizar recursos e outros procedimentos.
Acompanhe a seguir e conheça os diferentes tipos de inteligência artificial e qual a importância para as instituições de ensino (IEs)!
Como a inteligência artificial funciona?
A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas realizem tarefas de forma eficiente. O objetivo da IA é que os dispositivos consigam aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas de forma semelhante à inteligência humana.
Por isso mesmo, a inteligência artificial contribui em diversos aspectos, permitindo otimizar a rotina e os processos, levando mais agilidade e eficiência. Ultimamente, acredita-se que as empresas que investem em IA cresçam e se destaquem cada vez mais no mercado em que atuam.
Muitas instituições de ensino, por exemplo, já vêm aplicando a inteligência artificial para criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos. A IA também está sendo usada para desenvolver ferramentas que podem melhorar significativamente a qualidade da educação em todos os níveis.
Qual a importância da inteligência artificial?
Quando adotada nas empresas, a inteligência artificial pode potencializar os resultados, uma vez que deixa os processos mais ágeis e ajuda a reduzir gastos operacionais. Além disso, a tecnologia também auxilia a gerar insights valiosos que aumentam as chances de os gestores desenvolverem soluções e ideias inovadoras.
Na educação, a IA pode ser utilizada diretamente na aprendizagem por meio de recursos que ajudam os professores a personalizar a experiência educacional de cada estudante. Isso permite, por exemplo, adaptar os conteúdos e a abordagem de acordo com as necessidades específicas dos alunos.
Além de tudo, a inteligência artificial ainda é uma ferramenta eficiente de análise de dados. Isso porque a IA tem a capacidade de avaliar grandes quantidades de informações, a fim de identificar padrões e tendências. Dessa forma, os docentes podem realizar ajustes na proposta pedagógica e criar estratégias para melhorar a qualidade do ensino.
Quais são os principais tipos de inteligência artificial?
A inteligência artificial é classificada em três tipos principais: superinteligência, inteligência artificial limitada e inteligência artificial geral. Acompanhe a seguir e entenda mais sobre cada modelo de IA!
Superinteligência
A superinteligência é um sistema extremamente avançado e até mesmo considerado superior à inteligência humana. Isso porque esse tipo de IA é capaz de tomar decisões e armazenar uma grande quantidade de dados, podem executar tarefas que seriam impossíveis para as pessoas.
A tecnologia da superinteligência artificial, no entanto, ainda não foi alcançada e depende bastante da inovação contínua das IAs já existentes. Mesmo assim, muitos especialistas já preveem que a superinteligência é inevitável e deve ser viabilizada por meio de avanços na área da Ciência da Computação.
Inteligência artificial limitada
Já a inteligência artificial limitada é um sistema criado para realizar atividades programadas. Mesmo assim, é uma IA que armazena muitos dados e realiza cálculos complexos com extrema agilidade. Por isso mesmo, é capaz de executar funções específicas e solucionar problemas predeterminados.
A inteligência artificial limitada é classificada em:
- máquinas reativas — imitam a capacidade da mente humana de responder a diferentes estímulos, no entanto, não têm a capacidade de aprendizado;
- memória limitada — tem os recursos das máquinas reativas, mas também é capaz de aprender com dados históricos para tomar decisões.
Inteligência artificial geral
A inteligência artificial geral é considerada a IA forte, uma vez que é capaz de executar as mesmas tarefas realizadas por seres humanos. Em teoria, a tecnologia teria a capacidade de superar as habilidades das pessoas, apresentando, por exemplo:
- compreensão da linguagem natural;
- raciocínio lógico;
- pensamento abstrato;
- percepção sensorial;
- e muito mais.
Como a inteligência artificial é aplicada na prática?
Como vimos, a tecnologia da inteligência artificial pode ser aplicada em diferentes áreas e campos do conhecimento, como é o caso da educação. Mas existem outros inúmeros segmentos e processos para os quais a IA oferece excelentes e duradouras contribuições. Veja a seguir!
Ensino
A IA na educação possibilita que os conteúdos sejam disponibilizados de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Com isso, os estudantes podem ter mais autonomia, melhora no desempenho e atividades direcionadas para a superação de suas maiores dificuldades.
Nesse caso, a utilização da IA na aprendizagem se apoia em diversos recursos, como gamificação, realidade aumentada e computação em nuvem. Nas IEs, a IA representa uma importante aliada para a gestão educacional, já que é capaz de melhorar a comunicação e identificar problemas de forma precoce.
Mecanismos de segurança
A inteligência artificial também pode ser adotada como mecanismo de segurança, por exemplo, para impedir ataques virtuais e tentativas de golpe. Atualmente, muitos bancos utilizam a IA para identificar a presença de hackers e usuários mal-intencionados.
Além disso, a tecnologia é capaz de criar alternativas para evitar novas ocorrências que ameaçam a segurança. Outro uso da IA, nesse sentido, é a capacidade de auxiliar no rastreamento de criminosos por meio da análise de imagens e informações.
Chatbots
Os chatbots são sistemas que usam a linguagem para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada. Os robôs, nesse caso, conseguem reproduzir o comportamento humano e responder a dúvidas e sugestões, facilitando significativamente a rotina de organizações.
A tecnologia pode ser integrada a outros recursos e bancos de dados, permitindo a automação de uma série de procedimentos, como consulta de informações e cadastramento. Os chatbots representam, hoje, um tipo de IA que favorece e melhora a experiência dos consumidores.
Vendas
A IA também é uma ferramenta que pode proporcionar um melhor atendimento aos clientes, sendo bastante adotada na área de vendas e marketing das empresas. O sistema permite mais personalização e, com isso, gera mais praticidade e conforto aos consumidores.
Isso porque a inteligência artificial oferece dados altamente relevantes, que ajudam as organizações nas vendas. Assim, ao contar com um grande volume de informações, é possível entender as mudanças do mercado e oferecer serviços e produtos cada vez mais atrativos.
Agora você já conhece os diferentes tipos de inteligência artificial, além de seus maiores benefícios e usos. Lembrando que, na educação, a IA representa uma importante ferramenta de personalização do ensino e avanço para os estudantes. As instituições que desejam adquirir diferencial, portanto, devem investir cada vez mais na tecnologia para aperfeiçoar seus processos.
Gostou do conteúdo? Aproveite a siga o Lyceum nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.