6 dicas para vender cursos online e captar mais alunos
Vender cursos online funciona como uma porta de entrada para as instituições de ensino que desejam atrair cada vez mais alunos para a sua unidade educacional. Isso porque, ao disponibilizar um aprendizado a distância para os estudantes, é possível não só ampliar o conhecimento das pessoas, como também ajudar a personalizar o ensino, oferecendo opções que contribuam para destacar a empresa no mercado de atuação.
Além disso, com o estudo online, as pessoas têm oportunidade de estudar onde e quando quiserem. O que permite que essa seja uma estratégia cada vez mais popular e, consequentemente, uma ótima oportunidade de investimento.
Quer descobrir 6 dicas para vender cursos online e captar mais alunos? Então, continue a leitura do artigo que elaboramos para você!
1. Defina o formato
O primeiro passo para vender cursos online e captar mais alunos é saber qual o formato da estratégia que você vai utilizar para que essa ação seja realizada. Para isso, é preciso escolher as ações que mais têm a ver com o seu público-alvo.
A partir disso, poderá colocar em prática algumas ações que ajudem a estabelecer um vínculo cada vez mais próximo com o seu público-alvo e que ajude a gerar mais engajamento dos estudantes junto com a unidade educacional. Isso permite que os novos alunos se sintam atraídos a consumir os conteúdos educacionais que são disponibilizados em sua IE por meio de e-books, videoaulas, dinâmicas, webinar etc.
2. Crie um e-commerce integrado a um sistema de gestão
Ao criar um e-commerce integrado com um sistema de gestão acadêmica, fica mais fácil vender os cursos online para os estudantes. Isso porque, quando uma unidade educacional conta um bom software que disponibiliza emissão de documentos, chat para tirar dúvidas, entre outros, também poderá integrar nesse ambiente virtual a venda desses cursos voltados para as mais diversas áreas.
Na prática, isso significa que, sempre que uma pessoa entrar no sistema de gestão para resolver qualquer tipo de pendência, ele será instigado a dar uma olhada no e-commerce que está no local. Isso contribui para aumentar as chances de o seu público-alvo efetivar a compra dos materiais educacionais.
3. Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma maneira de conseguir atingir os alunos de forma direta e personalizada. Por meio dessa estratégia, poderá enviar informações específicas sobre os cursos que mais interessam aos atuais e futuros estudantes. Por exemplo, no corpo do e-mail é possível descrever informações relacionadas à duração do curso, mercado de trabalho e conteúdo programático das disciplinas.
O melhor de tudo é que você pode fazer isso de maneira cativante. Ou seja, é possível inserir no início da mensagem o nome da pessoa que vai receber o conteúdo, o que ajuda a cativar ainda mais o público-alvo e fazer com que ele opte por estudar em sua unidade educacional.
4. Crie landing pages
As landing pages são indispensáveis para vender cursos online e captar mais alunos. Por meio delas, poderá divulgar as ofertas dos cursos e fazer com que as pessoas executem uma ação específica, como para assistir um vídeo, curtir a página no IE no Facebook, se inscrever em uma capacitação, captar e-mails para distribuição de webinars e e-books. Ou seja, o objetivo dessa ação é fazer com que consiga gerar leads que, futuramente, se tornem alunos fiéis dos seus cursos online.
Para isso, as landing pages devem despertar o interesse, chamar a atenção do seu público-alvo, instigar o desejo e levar a pessoa a preencher um formulário com os seus dados. Por isso, não se esqueça de ser direto e preciso com suas informações. Use as palavras certas e que dê destaque à informação que deseja passar.
Além disso, lembre-se de evitar uso de links externos, pois isso pode mudar o foco de sua estratégia de marketing. Da mesma forma que é preciso sempre disponibilizar duas opções para o usuário, por exemplo, fazer download do material mediante ao preenchimento do formulário ou sair do ambiente virtual e retornar ao site da IE.
5. Escolha a plataforma certa
Para conseguir atrair mais alunos por meio de cursos online, é preciso saber escolher a plataforma certa. Isso porque de nada adianta você fazer uma grande propaganda dos cursos que são ofertados se o ambiente virtual não tiver o suporte necessário para atender as necessidades dos estudantes em suas tarefas diárias.
Por isso, não se esqueça de sempre verificar quais são os itens básicos indispensáveis para oferecer na plataforma de ensino a distância da instituição de ensino. A partir deste e de outros requisitos, poderá aumentar as chances de a unidade educacional ter mais autoridade no ramo de atuação e, consequentemente, aumentar o lucro do empreendimento.
6. Faça webinars
Oferecer webinars é fundamental para sua estratégia de vendas. Com ela, poderá contar com o apoio de especialistas que compartilham conteúdos e conhecimentos por meio de transmissão ao vivo pela web. Pessoas de diferentes locais do país e do mundo podem se conectar a esses profissionais de forma simples e prática, basta ter acesso à internet.
Já para transmissão do webinar, também deverá contar com computador, webcam e microfone. A partir disso, é possível haver uma interação entre os produtores de conteúdo e o seu público-alvo. Isso ajuda tanto na divulgação dos cursos quanto na divulgação da marca, que passa a se tornar cada vez mais conhecida no mercado de atuação. Além disso, essa é uma excelente forma de as pessoas entenderem melhor sobre os cursos oferecidos pela IE, aumentando as chances de esses indivíduos se matricularem nos cursos ofertados.
Para que consiga vender os cursos online de forma correta, não se esqueça de sempre engajar os alunos antes, durante e após o término da aprendizagem, para que eles percebam que o estudo realmente vale a pena e vai trazer bons frutos para sua vida acadêmica e profissional.
Por isso, lembre-se de manter um contato contínuo com esses estudantes com envio de conteúdos educativos, mensagens em datas comemorativas, dicas para conseguir recolocação no mercado de trabalho, entre outras ações que ajudem a melhorar a imagem da marca no ramo de atuação.
Gostou do texto? Então, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog!