Consumidor 4.0: conheça as características e o que ele espera
O consumidor 4.0 é fruto da transformação digital, o qual promove um acesso à informação como jamais visto na humanidade e aproxima clientes e empresas sem intermediários. O consumidor 4.0 segue as suas empresas pelas redes sociais e acompanham as suas postagens diárias, seus valores, principais, posicionamentos etc. Ele está disposto até a pagar um pouco mais caro em um produto, caso seja fidelizado a uma empresa e possam ter uma maior autonomia na escolha daquilo que lhe interessa.
Para as empresas lidarem com esse consumidor, o foco deve ser a valorização da experiência, ou seja, ele deverá se sentir parte do processo. Quando a empresa quer fazer uma mudança em um produto ou serviço, ela pode consultá-lo diretamente e, caso o cliente não goste do resultado, poderá se comunicar diretamente, numa relação de participação que não era possível nas gerações passadas.
Neste post, vamos entender a evolução que houve até chegarmos ao consumidor 4.0 e quais são as suas principais características. Confira!
Como foi a evolução para chegarmos ao consumidor 4.0?
Para entendermos o consumidor 4.0, precisamos analisar a evolução da forma de consumo ao longo dos anos. É necessário entender como e porque a forma como as pessoas escolhem o que vão comprar e se relacionam com as empresas mudou. Confira, a seguir, quais são as características que definirão os consumidores 1.0, 2.0 e 3.0.
Consumidor 1.0
O consumidor 1.0 tinha como principal característica dar valor a durabilidade e a funcionalidade de um produto, sem se preocupar com valor agregado. É literalmente um tipo de consumidor que se preocupava mais com os fins do que com os meios, ou seja, ele queria que o produto apenas resolvesse seu problema. Vivendo em uma época em que o acesso à informação era mais restrito, esse consumidor se destacava pelo seu pragmatismo.
Consumidor 2.0
Com o aquecimento da economia, graças à evolução das formas de produção, os consumidores passaram a ter um maior poder de escolha e as marcas tiveram que focar não em apenas em produzir, mas em produzir com qualidade, além de oferecer outros benefícios.
Ao ter mais opções ao seu dispor, o consumidor passou a ser mais exigente e se interessando na forma como as marcas se posicionam e na característica do produto. Nesse cenário, o consumidor estava em busca da melhor marca.
Consumidor 3.0
Com o aumento do acesso à informação e evolução das ferramentas de marketing, o consumidor 3.0 se apresenta mais exigente do que a versão anterior. Como a oferta de produtos de qualidade aumentou, os clientes puderam focar em outros detalhes na hora de escolher a sua marca preferida, buscando uma maior identificação com a empresa escolhida.
As campanhas publicitárias não visavam mais apresentar o produto e suas características, mas sim em vincular algum tipo de valor ao produto. Com os consumidores em busca de empatia com as suas marcas favoritas, as empresas investem em vincular a sua marca com sentimentos ou atividades que tenham relação com o seu público-alvo.
Aqui, a principal meio de comunicação entre empresas e clientes ainda era os meios tradicionais, como as publicidades em TV, rádio, jornais, revistas e outdoors. O contato ainda era indireto e difícil, o que mudaria na geração seguinte, os consumidores 4.0.
Quais são as características do consumidor 4.0?
Na introdução deste post fizemos uma introdução sobre o consumidor 4.0 e agora vamos nos aprofundar para entender detalhadamente quais são as suas principais caraterísticas e como as IES podem lidar com esse perfil. Confira!
É mais ativo nas negociações
Por ter um contato direto com as empresas, o consumidor 4.0 tende a ser mais agressivo, no sentido de estar sempre pronto para contrapor e buscar o que seja. Esse papel mais ativo faz com que apenas a publicidade tradicional não funcione com ele, ele prefere ir atrás da informação da empresa de forma autônoma para então decidir se quer ou não fazer negócios.
Ou seja, antes de escolher a IES que se matriculará ou colocará o seu filho, esse consumidor faz uma pesquisa prévia, analisando todos os dados necessários sobre a Instituição. Nesse cenário, quanto mais transparente a IES for em seus canais de comunicação, facilitando que o cliente encontre esses dados, maiores serão as chances de atraí-lo.
Compartilham e valorizam as opiniões de pessoas reais
O consumidor 3.0 buscava a avaliação de especialistas para saber se um produto ou serviço era de qualidade. O Consumidor 4.0 faz questão de compartilhar as suas opiniões sobre um produto ou serviço e está atento à avaliação de outras pessoas para tomar a sua decisão.
As hashtags nas redes sociais e as pesquisas de satisfação em que o cliente pode dar até 5 estrelas para uma empresa ou produto, são muito mais procurados por esse novo consumidor do que a opinião de especialistas. Como as IES se adaptam a isso? tornando pública as avaliações sobre os seus cursos e infraestrutura, melhorando a qualidade do que tiver com uma avaliação ruim e facilitando o acesso a esses dados.
Buscam identificação
O consumidor da nova geração quer qualidade? Claro! Mas, mais do que isso, ele quer se sentir pertencente aos valores que a marca propaga. Quais são as causas que a empresa apoia e quais são as ações práticas que avaliam esses valores?
Um cliente identificado se torna um cliente fiel e está disposto até a pagar um pouco mais caro — além de se tornar um divulgador espontâneo. Cabe ao IES explicitar quais são os seus valores e princípios, tanto de forma didática como em ações que corroborem o que propaga.
Buscam suporte em tempo real
O consumidor 4.0 é menos paciente do que as gerações anteriores em relação a esperar que suas demandas sejam respondidas. Por isso, cabe a IES investir em soluções tecnológicas que automatizam e desburocratizam processos. Um bom exemplo é o uso de chatbots, que permite que os alunos possam tirar dúvidas e resolver problemas que não demandam um atendimento humano, de forma rápida e direta.
O app do aluno desburocratiza o processo à medida que permite que famílias e alunos possam acessar e visualizar informações acadêmicas de um único lugar. O uso do diploma digital coloca a IES no caminho da transformação digital desburocratizando processos e tornando o fluxo processual mais ágil.
Como vimos, o consumidor 4.0 tem como principal característica a demanda por autonomia. Essa autonomia pode ser oferecida por meio da utilização de boas ferramentas digitais, como as que o Lyceum oferece. O uso do chatbot, do app do aluno e do diploma digital, é uma das ferramentas que permitirão que sua IES atenda as demandas desse novo consumidor com sucesso.
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