Qual a importância da pesquisa de satisfação para o sucesso de uma IE?
Todos os dias surgem novas instituições de ensino (IEs) tanto particulares quanto públicas. Com esse aumento da concorrência, acaba conseguindo destaque a IE que oferece um ensino de qualidade e que está disposta a dialogar com pais e alunos. Por isso, precisamos enfatizar a importância da pesquisa de satisfação na instituição de ensino, pois ela assume um papel estratégico para a gestão.
Afinal de contas, a melhoria da qualidade e dos processos das IEs depende do esforço integrado de todos os que estão envolvidos. Não é só pensando no aumento da lucratividade da instituição, mas também em oferecer uma excelente experiência educacional, que vai garantir conhecimento para toda a vida aos estudantes.
Quer entender para que serve e como fazer uma pesquisa de satisfação efetiva? Então continue a leitura para saber mais!
O que é uma pesquisa de satisfação e para que serve?
Essa é uma ferramenta usada para entender as expectativas, o comportamento e as necessidades do público. A pesquisa de satisfação pode ser aplicada para medir a aceitação de novo serviço ou produto ou então a necessidade de mudanças, por exemplo. O foco é sempre garantir a melhoria dos processos.
É por meio dessa pesquisa que uma instituição de ensino consegue saber o que as pessoas estão pensando sobre a instituição, sobre a qualidade do ensino, sobre o atendimento oferecido, entre tantos outros tópicos importantes.
O objetivo é sempre identificar o que está sendo positivo e aquilo que não está agradando. Assim, as expectativas podem ser equilibradas com ações efetivas. Os resultados vão ser fundamentais para guiar a gestão da IE, para ajudar na criação da proposta pedagógica e muito mais.
Há vários modelos de pesquisa de satisfação para IE, como os que avaliam o curso, a opinião de estudantes, responsáveis e de colaboradores. Esses modelos acabam representando o foco da gestão da IE. Veja, a seguir, como você pode pensar cada um deles!
Modelo de pesquisa de satisfação para curso
Inicialmente, a avaliação do curso é dada pelo aluno. É fundamental que dela você consiga informações relevantes. Quais são os aprendizados, desafios, método de ensino, a instituição, o professor. Essa pesquisa permite que os estudantes sugiram melhorias considerando as suas reais necessidades.
Modelo de pesquisa de satisfação para pais e alunos
Os alunos e os pais são os clientes da IE. Por isso, a instituição deve analisar o nível de satisfação deles. Para isso, é preciso preencher alguns tópicos, como segurança, confiança na direção, sistema de avaliação, materiais usados e nível de recomendação. Além do mais, o questionário tem que buscar a opinião sobre infraestrutura, corpo docente, valores da IE, setor financeiro, entre outros.
Modelo de pesquisa de satisfação para corpo docente
A satisfação dos colaboradores é muito importante. O corpo docente influencia muito na educação dos estudantes. Então, o mais indicado é que a pesquisa questione-os sobre a capacitação oferecida, a qualidade do trabalho, satisfação com salário etc.
Qual a importância da pesquisa de satisfação para o sucesso de uma IE?
Em todo tipo de empresa, o sucesso está totalmente ligado à satisfação daqueles que consomem seus produtos ou serviços e os recomendam para mais pessoas. Porém, se o cliente não está satisfeito, ele tende a abandonar a empresa e ainda pode contar sobre sua experiência negativa para amigos e familiares. Em uma instituição de ensino isso não é diferente.
Ao fazer a pesquisa de satisfação, você consegue entender quais são as expectativas de alunos e de pais e descobre as falhas da IE, criando, assim, oportunidades para fazer a correção dos problemas. Isso é imprescindível para evitar a perda de alunos. Então, podemos dizer que a pesquisa vai ajudar a instituição de ensino a:
- compreender as expectativas dos alunos e dos responsáveis em relação à instituição;
- corrigir falhas e apontar oportunidades de ação;
- manter os estudantes e evitar evasão escolar;
- economizar recursos e tempo com ações estratégicas.
Como elaborar uma pesquisa eficiente na prática?
Há algumas dicas valiosas para criar a pesquisa de satisfação de maneira eficiente! Veja quais são elas a seguir!
Defina o que vai ser avaliado na pesquisa
É fundamental que a pesquisa aborde os temas que estejam relacionados à instituição. Entre vários tópicos que você pode abordar estão:
- atendimento;
- qualidade dos docentes;
- infraestrutura física da instituição;
- qualidade da gestão;
- uso dos recursos;
- avaliação de aprendizagem;
- material didático;
- metodologia de ensino;
- tecnologias disponíveis.
Prepare um questionário
O passo seguinte é montar as perguntas. Vale lembrar que os questionamentos dessa pesquisa podem ser de dois tipos: fechados (você deixa para o público escolher uma das opções disponíveis) e abertos (o entrevistado terá que elaborar a resposta).
É importante que os enunciados sejam bem objetivos e claros, sem ter nenhum tipo de ambiguidade. Não se esqueça de perguntar, no final do questionário, se o entrevistado recomendaria a IE para parentes e amigos. Essa é uma maneira de saber se ele está realmente feliz e satisfeito com o trabalho que a instituição está desenvolvendo.
Escolha um canal
É importante escolher o canal que seja mais fácil chegar ao público-alvo. Essa escolha deve considerar a possibilidade de realização presencial e o tempo disponível. Você pode fazer por meio de alguma ferramenta, como o Google Forms, e enviar por e-mail aos entrevistados.
Caso prefira meios mais convencionais, você pode disponibilizar a pesquisa na recepção ou secretaria da instituição de ensino. Mas lembre-se que, nesse caso, o tempo para apurar as respostas pode ser bem maior.
Estipule um prazo
Procure determinar o prazo de resposta para quem vai receber o questionário. Essa tática é uma forma de organizar todas as etapas da pesquisa. Dependendo da quantidade de pessoas entrevistadas, o tempo de resposta pode levar cinco dias ou mais.
Mensure os resultados
Depois de receber todas as respostas dos envolvidos, é preciso medir os resultados. Você pode levantar os resultados de forma individual para cada questão, além de estipular um nível de satisfação geral com base no conjunto de questionamento da pesquisa.
Não deixe de divulgar os resultados
Independentemente dos resultados que você tiver, saiba que é importante divulgar a pesquisa. É um modo de a instituição mostrar respeito e transparência com todas as pessoas envolvidas. Quando você não expõe os resultados, isso é visto como uma falta de profissionalismo, o que, consequentemente, prejudica a imagem da IE e impede a fidelização.
Monte um plano de ação
Não deixe de criar um plano de ação a partir das respostas obtidas. Elas são essenciais para que você note aquilo que deve ser melhorado. O ideal é que esse plano seja apresentado para todos da instituição e, claro, para os responsáveis pelos alunos. Dessa forma, você consegue um envolvimento maior, contribuindo muito para o alcance das metas e para aumentar o nível de satisfação.
Quais são os cuidados essenciais a serem tomados ao elaborar a pesquisa de satisfação?
Concorda que aqueles que responderem à pesquisa vão estar fazendo um enorme favor para sua instituição de ensino? Então, para garantir uma boa pesquisa para essas pessoas, é importante tomar alguns cuidados para que você evite deixá-la cheia de questionamentos e cansativa.
O maior cuidado é sempre avaliar com calma e atenção o que é realmente necessário para o crescimento da IE e escolher as melhores palavras. Quando você notar a presença de respostas não muito agradáveis, é fundamental compreender que mudanças devem ser realizadas o quanto antes.
Uma dica valiosa: embora seja bastante tentador, jamais caia na armadilha de elaborar formulários extensos demais. O mais indicado é que você trabalhe com poucas perguntas, sempre priorizando a objetividade no texto. E lembre-se de padronizar as questões da pesquisa.
Bom, você pôde entender a importância da pesquisa de satisfação e notar que ela vai muito além de mensurar resultados de desempenho. É uma maneira de encontrar as dores de alunos e dos familiares e de oferecer as melhores soluções para seus problemas. Então, faça pesquisas frequentes na comunidade escolar, pois dar voz para quem faz a instituição de ensino acontecer é mantê-la acolhedora, viva e sempre aberta para o que há de novo.
E aí, gostou de saber mais sobre a pesquisa de satisfação? Aproveite para seguir o nosso Instagram e curtir a nossa página no Facebook para acompanhar e aprender com mais conteúdos ricos como este!