Marketing escolar: 4 dicas para melhores resultados
O marketing escolar refere-se a estratégias e táticas responsáveis por trabalhar a comunicação e a marca da instituição de ensino, cujo objetivo dessa ação é atrair, reter e fidelizar os alunos no local.
Contudo, para que isso seja possível, é necessário saber identificar quais os desejos e necessidades do mercado para que, assim, consiga elaborar um plano de ação que vise aproximar a unidade de ensino com o seu público-alvo.
Quer descobrir quatro dicas para melhorar os resultados do marketing escolar da instituição de ensino? Então, não deixe de conferir todos os tópicos que elaboramos ao longo do artigo. Boa leitura!
1. Escolher os melhores canais para sua instituição
Saber escolher os melhores canais para comunicação e divulgação da instituição de ensino é fundamental para que o marketing escolar consiga ser bem efetivo. Hoje é possível encontrar diversos meios para ficar próximo do seu público-alvo, como mídias sociais, software de gestão, blog e site institucional, materiais de comunicação impressos, eventos, entre outros.
É perceptível que muitas pessoas estão presentes no universo digital, por isso a comunicação on-line pode ser uma porta de entrada para conseguir ter uma maior interação com os alunos.
Nesse sentido, uma boa ideia é criar um perfil da unidade educacional no Instagram, tendo em vista que essa mídia social contempla diferentes tipos de audiência. Por meio dessa ferramenta, poderá publicar novidades sobre IES, como eventos importantes, abertura de matrículas para novatos e veteranos, além de ser uma forma de interagir e tirar dúvidas dos estudantes, pais e responsáveis.
Outro canal que pode ajudá-lo a melhorar a comunicação e que também está em alta são os softwares de gestão. Isso porque, por meio dessa plataforma, poderá automatizar os processos, evitando que a pessoa precise comparecer ao local para fazer matrícula, conferir as notas, consultar a situação acadêmica e financeira, tirar dúvidas acadêmicas, entre outros.
2. Conhecer seu público
Conhecer bem o seu público-alvo é fundamental para que a estratégia de marketing escolar funcione como planejado. Em uma unidade de ensino pode haver diferentes tipos de público, entre eles:
- público atual (alunos e pais);
- público externo (alunos em potencial e os seus pais);
- colaboradores da unidade.
Para colocar em prática a ação de marketing, é preciso que ela esteja alinhada com o perfil das pessoas que você pretende atingir. Essa é uma forma de segmentação ampla, no qual permite que os seus esforços tenham como foco atingir as pessoas certas.
Assim, caso a mídia social seja voltada para atrair alunos e pais, é fundamental que os conteúdos publicados nessa plataforma estejam de acordo com seu objetivo. Isso significa que, neste local, não devem ser publicados avisos relativos aos colaboradores, por exemplo.
Além disso, para que consiga atrair os alunos em potencial e os seus pais, é fundamental conhecer o perfil dessas pessoas. Ou seja, é necessário saber qual o poder aquisitivo e a classe social que pertencem, por exemplo, para que consiga elaborar uma comunicação direcionada para o público em questão.
Por isso, você não deve se esquecer de sempre ouvir a opinião dos clientes em potencial para entender o contexto em que a instituição de ensino está inserida.
3. Ter atenção à linguagem
Ficar atento à linguagem que é utilizada nos canais de comunicação é fundamental para garantir que a mensagem transmitida tenha o efeito esperado. Isso significa que, se for fazer alguma publicação na mídia social da instituição de ensino, é importante utilizar uma linguagem mais informal, com textos curtos e de fácil entendimento, sem usar termos muito técnicos.
Além disso, é preciso prestar atenção que cada rede social tem um público e uma linguagem específica. Ou seja, a divulgação no LinkedIn, por exemplo, não deve ser a mesma utilizada no Instagram, pois cada plataforma possui objetivos e ferramentas diferentes de divulgação.
Outro ponto que precisa ser lembrado é o fato de ter linguagens diferentes para cada tipo de público. Dessa forma, a linguagem utilizada com os alunos deve ser diferente daquela que a empregada com os seus pais, tendo em vista que cada faixa etária tem um tipo de comunicação diferente, com termos e expressões específicas.
Por isso, é importante ficar atento à forma como a comunicação é realizada para que as pessoas consigam se sentir representadas pela IES.
4. Investir em conteúdo de qualidade
Para que o marketing escolar funcione como esperado, também é importante investir em conteúdo de qualidade nas mídias digitais. Use a sua criatividade para elaborar assuntos que sejam de interesse do público desejado. Para isso, poderá optar por diversos formatos de divulgação, como textos, infográficos, imagens e vídeos, entre outros.
Outra ideia interessante é fazer a divulgação dos eventos e novidades da unidade de ensino, para que todos fiquem sabendo sobre o que acontece no local. Você também não deve se esquecer de aproveitar o espaço on-line para divulgar os conteúdos realizados pelos estudantes. Essa é uma forma de valorizar os alunos e de instigar o seu público a querer estudar na mesma unidade.
Por isso, é preciso estar sempre atento às novidades do setor educacional para que também possa ser implementado nas mídias digitais da empresa. Mas não se esqueça que essa divulgação deve ser feita de forma regular, para que seja possível gerar mais engajamento e interesse das pessoas pelos serviços ofertados pela IES.
Para começar a conquistar presença digital, é importante contar com um software de gestão para instituições de ensino. Isso porque, por meio desta plataforma, será possível organizar todos os processos burocráticos da unidade. Além disso, os alunos poderão usufruir de vários serviços, sem precisar comparecer na instituição: negociação de dívidas, emissão de documentos, consulta de situação acadêmica e financeira, rematricula, entre outros.
Então, se você deseja ter um marketing escolar eficiente, não deixe de seguir todas as dicas que elaboramos ao longo do artigo. Assim, será mais fácil garantir a satisfação do seu público-alvo e, consequentemente, melhorar a credibilidade da empresa diante do setor educacional.
Gostou das dicas que elaboramos no artigo? Então, não deixe de ler o próximo texto para descobrir quais as sete principais tendências de marketing educacional. Garantimos que você vai adorar o conteúdo que preparamos!