Quais métodos de pagamentos oferecer na instituição de ensino?
Diversificar os métodos de pagamento da instituição de ensino é fundamental para conseguir captar mais alunos para a unidade educacional, da mesma forma que será mais fácil fidelizar os estudantes veteranos.
Além disso, essa é uma ótima estratégia para evitar a inadimplência, pois as pessoas terão formas de pagamento facilitadas, que ajudarão a empresa a manter um bom funcionamento, evitando prejuízos na lucratividade do negócio.
Quer descobrir quais métodos de pagamento a instituição de ensino pode trabalhar? Confira todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo. Boa leitura!
Cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento utilizados por diferentes tipos de empreendimentos. E quem atua no ramo educacional não pode deixar de contar com essa facilidade, que ajuda a evitar fraudes e irregularidades nas transações.
O melhor de tudo é que o pagamento com cartão de crédito pode ser feito tanto de forma presencial quanto de forma online. Basta ter acesso à internet e um bom sistema de gestão de pagamentos integrando a unidade educacional.
Boleto
Para quem não tem cartão de crédito, o boleto pode ser um dos métodos de pagamento de mensalidades. Assim como o cartão de crédito, o aluno e/ou responsável pode pagar a mensalidade pela internet, mas é preciso que o documento esteja dentro da data do vencimento.
Pagamento recorrente
O pagamento recorrente é uma excelente forma de fazer a cobrança das mensalidades e evitar atrasos. Isso porque, como o valor da mensalidade costuma ser o mesmo ao longo do ano, é possível automatizar o seu recebimento ao longo dos meses.
Dessa forma, conseguirá reduzir o índice de inadimplência, ter um maior controle do fluxo de caixa e acompanhar a quantidade de cancelamentos e renovações de matrículas.
Pix
O pix entrou em operação em 2020 e, desde então, vem revolucionando os métodos de pagamento. Isso porque as pessoas podem realizar as transações bancárias 24h por dia e em qualquer dia da semana. Além disso, o pagamento entra na mesma hora na conta da instituição de ensino, o que torna um método bastante atrativo para a unidade educacional.
Cartão de débito
Muitas pessoas preferem usar o cartão de débito em suas transações. Por isso, também é fundamental contar com esse meio de pagamento na unidade educacional. Ele possibilita que o débito seja feito diretamente na conta bancária do aluno, pais ou responsáveis, de forma rápida e prática.
Para garantir os melhores métodos de pagamento é fundamental contar com um bom software educacional. Um ótimo exemplo disso é o Lyceum, que conta com um sistema de gestão acadêmica completo.
Ele faz a conexão com diversos fornecedores para otimizar os processos da instituição de ensino. Com ele, você poderá, por exemplo, ter opções de cartão de crédito, pix, boletos registrados, chatbot, integração AVA, diploma digital, nota fiscal eletrônica, integração ERP, sistema de captação, entre outros. Tudo isso para proporcionar uma melhor experiência para gestores e estudantes.
Quer descobrir todas as funcionalidades que o Lyceum pode fazer pela sua instituição de ensino? Então, acesse nosso site agora mesmo. Não perca essa oportunidade de inovar em sua unidade educacional.