automatizar pagamento de mensalidade

7 motivos para automatizar o pagamento de mensalidade da sua escola

webinar_PIX

Quando falamos em trazer a tecnologia para a escola, não queremos apenas incentivar o uso de ferramentas pedagógicas em sala de aula. É possível ir além, aplicando a tecnologia nas atividades de gestão escolar. Um bom exemplo disso é a possibilidade de automatizar o pagamento de mensalidade.

automação educacional é um assunto amplo, sobre o qual já falamos no blog do Lyceum. Neste post, selecionamos as vantagens da automação educacional voltada para uma atividade específica: a cobrança das mensalidades.

Ao tornar esse processo automático, a equipe administrativa da escola não precisa coordenar manualmente todos os processos de pagamento de matrícula, mensalidade e rematrícula. Tudo passa a ser organizado e executado por um sistema de gestão escolar.

Continue a leitura do conteúdo e veja por que vale a pena automatizar o pagamento de mensalidade da sua instituição de ensino!

1. Simplifica o pagamento

Um sistema de gestão escolar é capaz de suprimir uma série de etapas para pagar a mensalidade. Os responsáveis pelos alunos não precisam ficar sempre à espera do boleto mensal, visto que a automatização do pagamento permite que a cobrança seja feita diretamente via cartão de crédito.

Se a família do estudante preferir pagar a mensalidade via boleto, é possível fazê-lo pelo celular — basta abrir o aplicativo do banco e inserir o código do boleto. Tudo de forma simples e em poucos minutos.

Por meio da automatização, a escola passa a ser sinônimo de comodidade e agilidade.

2. A equipe financeira ganha em produtividade

Gerenciar o pagamento das mensalidades, além dos processos de matrícula e rematrícula, pode envolver a análise de uma série de documentos, números e planilhas. Se, em cada caso, a equipe financeira precisar cruzar documentos e comparar anotações avulsas, provavelmente muito tempo será gasto.

A boa notícia é que a escola pode reunir todas as informações que precisa em uma única plataforma. Já pensou em como isso pode afetar a produtividade da sua equipe? O trabalho fica muito mais dinâmico e otimizado.

Ao contar com um sistema de gestão, você encontra as respostas que precisa em pouco tempo e toma as decisões com base em dados confiáveis. Além disso, é possível reduzir o número de funcionários para coordenar as operações financeiras e direcionar a equipe para lidar com os principais desafios da escola, em vez de perder tempo com retrabalhos e informações desencontradas.

3. Combate a inadimplência

Entrar em contato com a família de cada aluno para lembrar das mensalidades acaba tomando muito tempo de uma secretaria que não conta com a ajuda da tecnologia — mesmo que isso seja feito pelos canais digitais.

Trabalhar manualmente, nesse caso, é um grande atraso, que pode dificultar o combate a problemas centrais como a inadimplência escolar.

A falta de pagamento das mensalidades causa um grande impacto no orçamento de uma escola, principalmente quando o problema acontece em grande escala. A mensalidade é a fonte de renda principal de uma instituição de ensino, e quando os pais deixam de pagar os valores devidos, a escola pode ter dificuldades para se manter e investir em melhorias.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Felizmente, um sistema para a gestão escolar tem a solução para esse desafio. A equipe financeira só precisa programar o fluxo de cobranças uma única vez — o restante será feito de forma automática pelo sistema de gestão educacional. Cada família vai ser lembrada por e-mail ou SMS, por exemplo, e essa ação evita atrasos por esquecimento.

No sistema de gestão educacional Lyceum, a instituição de ensino ainda conta com uma funcionalidade própria, para que os responsáveis inadimplentes negociem e façam acordos pela Internet. Assim, você garante máxima eficiência na resolução de casos de atrasos — identificando, prevenindo e resolvendo o problema.

4. Gera mais economia

Com as operações de pagamento automatizadas, a equipe financeira não precisa se preocupar com erros manuais e pode realizar a cobrança de forma totalmente digital. Isso permite, entre outras coisas, que a escola economize com impressão de boletos.

Considerando que todas as outras atividades financeiras estão sob controle (fluxo de pagamento, prazos etc.), a escola ganha ao evitar erros manuais.

5. Melhora o relacionamento com a família dos alunos

O sistema automatizado emite avisos com antecedência e permite que os responsáveis pelos alunos tenham tempo de refletir sobre como podem fazer o pagamento. Isso é importante, principalmente, no caso de famílias que estão passando por algum problema financeiro.

As famílias não precisam passar pela sensação de estarem sendo pressionados com ligações da escola ou dos gestores. Assim, a instituição de ensino tem ainda mais chances de construir uma reputação positiva com seu público.

6. É ideal para qualquer instituição de ensino

Independentemente da organização ou da infraestrutura, o sistema de gestão educacional é capaz de colocar ordem na rotina de pagamentos de uma instituição.

Na realidade, o sistema pode ser aplicado tanto em escolas quanto em Instituições de Ensino Superior (IES), ou mesmo em cursos livres. As funcionalidades são adaptáveis de acordo com as demandas.

7. Oferece diversas funcionalidades

O sistema de gestão oferece uma moderna plataforma, capaz de automatizar outras operações administrativaspedagógicas financeiras da escola. Assim, é possível orientar diferentes áreas de maneira prática, automática e eficiente.

O sistema de gestão educacional Lyceum é líder do mercado e otimiza várias atividades de uma instituição de ensino. Confira as principais a seguir:

  • captação de alunos;
  • atendimento;
  • controle de faltas de alunos;
  • aplicação das notas;
  • acompanhamento didático-pedagógico;
  • gestão dos contratos;
  • bolsas de estudo;
  • financiamento.

Isso significa que o sistema de gestão educacional proporciona praticidade e agilidade a todas as partes envolvidas na educação de crianças e jovens.

A possibilidade de automatizar o pagamento de mensalidade é extremamente vantajosa para a sua instituição de ensino e para os responsáveis pelos alunos. Chegou a hora de simplificar sua gestão e entregar um serviço de qualidade aos estudantes e seus responsáveis.

Com o sistema de gestão Lyceum, você tem tudo que precisa para melhorar os processos da escola, economizando tempo e dinheiro. Visite a página do Sistema de Gestão Lyceum e converse com um dos nossos consultores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros