o que é esg

O que é ESG? Entenda qual a sua importância nas instituições de ensino

O que é ESG? Podemos definir ESG — Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) — como uma série de critérios padronizados que são utilizados por investidores engajados para definir em quais empresas pretendem investir. O foco é estimular as empresas a assumirem uma gestão que tenha um compromisso ambiental e social, para que haja um crescimento sustentável da sociedade como um todo.

Dentro dessas exigências, há avaliações relacionadas aos processos internos, como na maneira que a empresa gerencia as relações com os funcionários. Há também análises em relação à governança, controles internos, relações com stakeholders, entre outros.

Neste post vamos entender, de forma detalhada, os critérios ESG e a relação deles com o setor educacional. Confira! 

Quais são os critérios ESG?

Como vimos na introdução, ESG é uma sigla em inglês que traz três critérios avaliados por investidores para definir em quais organizações vão aplicar seus investimentos. É uma maneira de estimular empresas de todos os portes a adotarem uma gestão com foco na preservação do meio ambiente e contribuição para a comunidade da qual faz parte. Veja abaixo como são avaliados esses critérios.

Ambiental

Em relação aos critérios ambientais, os focos são multifacetados, a começar pela forma como a instituição lida com a utilização de energia. É analisada, também, a maneira como é feito o descarte de resíduos, não apenas na seleção de materiais, mas no planejamento como um todo. 

A conservação dos recursos naturais também é um fator importante a ser avaliado nas IES, que podem lidar com produtos químicos e biológicos que necessitam de descarte especial. O foco aqui é na análise de como tudo isso é gerido, desde a aquisição dos produtos até o descarte correto.

Social

Em relação aos critérios sociais, primeiramente há uma avaliação interna, sobre como a empresa contrata seus fornecedores — se eles estão alinhados aos mesmo valores, afinal, de nada adianta ser uma instituição consciente e continuar financiando parceiros que não adotam as mesmas práticas.

Além disso, as instituições de ensino têm um papel muito importante na região em que estão inseridas e podem contribuir com projetos de inclusão, bolsas, abertura da biblioteca a comunidade entre outras.

Governança

Em relação à governança é avaliado como a instituição atua em relação aos seus processos contábeis e de compliance. Se há um respeito às competências e se não há uso indevido de influência para obter garantias indevidas de agentes públicos ou privados, nem deslealdade perante o mercado. O foco é na forma como a empresa é gerida e como esse processo é definido.

Por que o ESG tem ganhado destaque nos últimos anos?

O termo ESG não tem crescido apenas porque as empresas estão em busca de financiamento e precisam cumprir ritos burocráticos. Há um despertar para os desafios globais de sustentabilidade, como risco de inundação e aumento do nível do mar, privacidade e segurança de dados, mudanças demográficas e pressões regulatórias. 

À medida que as empresas enfrentam uma complexidade crescente em escala global, os investidores podem reavaliar as abordagens tradicionais de investimento. A pressão econômica que a pandemia da COVID-19 colocou em alguns setores afetou a exposição das empresas aos riscos e sua capacidade de gerenciá-los. 

É necessário se adaptar à nova geração de investidores

O interesse de investidores millennials em todo o mundo já ajudou a impulsionar o rápido crescimento do investimento em ESG. Essa nova geração está entrando no mercado de trabalho e assumindo cargos de gestão e docência e não consegue entender um ambiente que não esteja engajado com essas preocupações. 

Qual é a relação entre ESG e governança escolar?

O que o movimento ESG significa para as escolas? Alunos e professores estão certamente entre os grupos sociais mais ambientalmente conscientes do mundo, e a educação ambiental tem sido um elemento básico do currículo. 

No entanto, será que o impulso crescente do movimento ESG oferece uma nova oportunidade a ser aproveitada em outro nível — particularmente quando se trata de Governança Escolar? Se examinarmos as declarações de orientação escolar, quantas são realmente orientadas ambiental e socialmente? Até que ponto as decisões são tomadas de forma a refletir um conjunto mais amplo de responsabilidades? 

Com os conselhos escolares cada vez mais propensos a serem preenchidos por membros que estão cientes, influenciados e motivados pelos compromissos ESG, estamos nos aproximando de um momento em que seus pontos de vista estão prestes a ser incluídos a vozes mais jovens em uma comunidade escolar, expressando preocupações ambientais e sociais mais amplas?

Como podemos ver os debates do Conselho e da Liderança ampliados? Talvez, incluindo questões de due diligence social e ambiental ou preferir fornecedores que cumpram um código de prática ESG? 

A transparência é um dos principais pontos de discussão atualmente e com o mundo dos negócios despertando para o fato de que temos que nos aprimorar, aperfeiçoar nossos processos, respeitar cada parte do nosso planeta, incluindo seus habitantes, onde quer que morem, esses são, com certeza, temas a serem debatidos pelo Conselho Escolar consciente de seu papel social.

Como aplicar o ESG em instituições de ensino?

Como cada instituição de ensino tem as suas demandas e peculiaridades e estão inseridas em ambientes sociais diferentes. Nas linhas abaixo, vamos apresentar alguns pontos básicos que podem ser úteis a todos os tipos de organizações. 

  • escolha fornecedores que estejam alinhados aos cuidados ambientais, não apenas no discursos, mas na forma como lidam com os seus produtos ou serviços do início ao fim;
  • desenvolva uma gestão baseada na economia circular, ou seja, pensando em todos os processos que envolvem impactos ambientais, da aquisição ao pós-descarte;
  • crie projetos que impactem a região em que a instituição está inserida para que haja a criação de um ambiente saudável também socialmente;
  • promova debates no conselho escolar para que haja uma melhoria contínua na forma como a escola lida com o ambiente e com a sociedade;
  • aprimore as governanças internas para dar as oportunidade que os colaboradores merecem, com padrões objetivos sem que haja favorecimentos indevidos.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é ESG e o como esses critérios podem contribuir para a criação de uma ambiente melhor em todas as esferas da sociedade. As instituições de ensino, como formadores e referência para a sua comunidade, devem servir de exemplo para que haja uma irradiação positiva dessa conscientização.

Gostou do post? Então, ajude-nos a divulgá-lo, compartilhando-o em suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros