atividades extracurriculares online

Saiba como oferecer atividades extracurriculares online para os alunos

webinar_PIX
Lyceum - Acervo Acadêmico Digital

A demanda de ensino atual requer constantes inovações a fim de manter os alunos engajados e interessados nos conteúdos, não somente em sala de aula, mas também no ambiente extraclasse.

Nesse sentido, as atividades extracurriculares online podem ser uma alternativa interessante para contribuir para o aprendizado de maneira interativa. Acompanhe a leitura e aprenda a implementar essa ideia em sua instituição de ensino!

Qual a importância de oferecer atividades extracurriculares online?

No contexto da pandemia de Covid-19 foi necessário que as metodologias de ensino mudassem para se adequar ao ensino digital. Assim, ferramentas como laboratórios virtuais, ambientes de aprendizagem online e até mesmo o ensino híbrido passaram a ser implantadas continuamente. A tecnologia permite que o aluno aprenda de forma remota e adquira experiência para seu currículo acadêmico e profissional.

As atividades extracurriculares online têm como benefício não somente estimular o aprendizado por meio do ambiente digital, mas também têm como vantagem ser uma fonte de conteúdo complementar para aprimorar o currículo dos alunos, podendo garantir um destaque na sua inserção no mercado de trabalho.

Dessa forma, as instituições de ensino devem se adequar e se preparar para o oferecimento destas atividades extracurriculares online, a fim de se adaptarem à nova realidade da educação digital.

Quais atividades extracurriculares online podem ser sugeridas?

São inúmeros os recursos virtuais e gratuitos para fomentar a aprendizagem, bastando uma pesquisa rápida a partir dos interesses de cada indivíduo.

Existem diversas oportunidades de cursos livres com emissão de certificado para complementar o currículo dos alunos com a carga horária eletiva. Continue a leitura e conheça quais ferramentas podem ser sugeridas aos seus alunos. Acompanhe!

Escola Virtual.Gov – EV.G

O governo federal, por meio da Escola Virtual Gov, dispõe de diversos cursos de capacitação a distância, com certificação após a conclusão. Temas como matemática financeira, saúde, economia, ética e cidadania, comunicação e desenvolvimento pessoal, gestão de pessoas, inovação e liderança são algumas categorias de cursos disponíveis, entre várias outras. A média de duração dos cursos varia de 12h, 15h, 30h e até 100h.

Fundação Getúlio Vargas

Fundação Getúlio Vargas – FGV oferece diversos cursos livres e gratuitos de curta duração, variando de 2h, 5h, 10h ou mais. As áreas de estudo disponíveis contemplam administração, direito, economia e finanças, educação e humanidades, estratégia e negócios, liderança e pessoas, marketing e vendas, relações internacionais e tecnologia e ciência de dados, sendo uma boa indicação para quem deseja ampliar conhecimentos e cumprir com a carga horária curricular.

Escola Virtual – Fundação Bradesco

Fundação Bradesco oferece diversos cursos gratuitos em sua escola virtual, abrangendo temas como tecnologia, ensino do desenvolvimento de aplicativos para a web, produção de videoaulas, comunicação empresarial e escrita, edição de fotos e vídeos, inteligência emocional, atendimento ao público, aprendizados na web, entre outros.

SEBRAE

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos que também oferece uma gama de cursos virtuais para capacitação a distância de alunos, com foco em empreendedorismo. Em sua plataforma, são disponibilizados cursos voltados para o marketing digital de empresas, gestão escolar, gestão empresarial, entre outros.

Learncafe

Learncafe é uma plataforma que disponibiliza atividades extracurriculares online e gratuitas, com emissão de certificado em diversas categorias. A carga horária é variada, assim como os temas de estudo, que podem abranger desde gastronomia e economia até psicologia forense e psicologia criminal.

Cursos Online Educa

A plataforma Cursos Online Educa pode ser uma opção interessante para as atividades extracurriculares online. Com cursos de duração entre 35 a 60 horas, é possível aprender sobre temas variados, como noções básicas de educação à distância, psicologia na educação inclusiva, curso de Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD na educação inclusiva, neuropsicopedagogia, entre outros.

Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo (USP) conta com um portal chamado e-Aulas: Portal de Videoaulas acessível também para aqueles que não são alunos da instituição. A universidade não emite certificados de participação, entretanto, disponibiliza mais de 6.000 horas de aulas em vídeo, inclusive com conteúdos produzidos por professores da casa, em diversas áreas do conhecimento.

Harvard

Para os alunos que têm domínio da língua inglesa, é possível até mesmo complementar o currículo com a mais renomada universidade dos Estados Unidos: a Universidade de Harvard. Isso porque a instituição oferece um catálogo de cursos gratuitos em diversas áreas, como direito, negócios, artes e design, ciência da computação, entre outros, sendo necessário pagar apenas caso o aluno opte pela emissão do certificado de conclusão.

Cambridge

Outra oportunidade para os alunos que têm domínio do inglês é a universidade britânica de Cambridge, que oferece cursos curtos gratuitos online em diversas áreas de conhecimento, como artes e design, ciências sociais, negócios, saúde e medicina, entre outros, a fim de que os alunos possam ampliar seu conhecimento e enriquecer seus currículos.

Como oferecer atividades extracurriculares online na sua instituição de ensino?

Na realidade em que vivemos, é impossível dissociar o aprendizado do uso de recursos virtuais. Há, inclusive, a chamada geração “nativa digital”, isto é, pessoas que já nasceram inseridas no contexto de disponibilidade de acesso às informações rápidas na web.

Pensando nestes alunos, as instituições de ensino superior devem se adaptar e investir em tecnologias para suprir essas demandas. Criar um ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizar aulas e palestras virtuais de professores da casa ou de professores convidados e investir em opções para disciplinas eletivas online são exemplos de possibilidades a serem pensadas.

Além disso, no contexto da pandemia de Covid-19, muitos eventos acadêmicos acabaram sendo realizados no meio virtual, como apresentação de trabalhos, palestras, seminários, oficinas, workshops, congressos, simpósios, todos estes contando como atividades extracurriculares ou atividades complementares.

Como vimos neste artigo, existem diversas possibilidades para o oferecimento das atividades extracurriculares online. No contexto em que vivemos, é importante que as instituições de ensino superior invistam nestas modalidades de ensino a distância, a fim de manter os alunos engajados e interessados, além de complementar o currículo e torná-los profissionais preparados e capacitados para o mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros