Processo de Aprendizagem: Entenda os 4 estágios!

Atualizado em

É possível que você conheça o conceito de educação continuada e a sua importância. Mas, já parou para refletir sobre os estágios do processo de aprendizagem?

Neste post, entenda os quatro estágios deste processo e saiba como colocá-los em prática.

Continue a leitura!

Processo de Aprendizagem: Abraham Maslow e as necessidades humanas

A teoria denominada “Os quatro estágios do Aprendizado de qualquer nova Habilidade” foi atribuída ao psicólogo americano Abraham Maslow. Ele define cinco categorias de necessidades humanas, que seriam:

  • Necessidades fisiológicas;
  • Segurança;
  • Afeto;
  • Estima;
  • Autorrealização.

Processos de Aprendizagem

A hierarquia das necessidades de Maslow tem sua representação através de uma pirâmide, cuja base compreende as necessidades relacionadas à sobrevivência.

De acordo com o psicólogo, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio se o anterior estiver atendido.

Entenda a teoria dos 4 estágios da competência

Esta teoria descreve a forma como todas as pessoas aprendem alguma nova habilidade. Diante do interesse em desenvolver uma competência, seria necessário passar pelos 4 estágios do processo de aprendizagem.

Acompanhe a seguir!

Estágio 01: Incompetência Inconsciente

A primeira etapa refere-se ao desconhecimento acerca da nova habilidade a ser aprendida.

Aqui, o indivíduo não faz ideia que aquele novo conhecimento exista, ou possa vir a fazer parte do seu crescimento.

Para que o próximo estágio (02) possa ser alcançado, é preciso que ele reconheça a sua incompetência referente àquela nova habilidade a ser desenvolvida e passe a valorizá-la.

Estágio 02: Incompetência Consciente

Já neste segundo estágio do processo de aprendizagem, o indivíduo reconhece sua incompetência em algo e se dedica ao processo de valorização do conhecimento a ser adquirido.

É uma fase delicada. Após o reconhecimento da incompetência, o indivíduo começa a praticar a nova habilidade que está em processo de desenvolvimento, atravessando erros e falhas que poderão aparecer e dificultar o processo.

A pessoa tem consciência de que não consegue executar determinada atividade. No entanto, está disposta a aprender.

Porém, o entendimento de que o erro é um grande aliado no processo evolutivo precisa estar presente, para a superação dos desafios e o consequente avanço para a próxima etapa.

Estágio 03: Competência Consciente

Superados os desafios da etapa anterior, no estágio 3 – competência consciente –, o indivíduo entende ou sabe como fazer algo. Ele consegue executar as novas habilidades adquiridas na fase dois.

Porém, ainda é preciso realizar as atividades devagar e com muita atenção, tornando o processo ainda mecanizado, como um passo a passo.

Este estágio é considerado mais fácil e motivador, já que os primeiros resultados começam a aparecer.

Estágio 04: Competência Inconsciente

Finalmente chegamos ao quarto e último estágio do processo de aprendizagem. Nesta fase, o aprendiz já praticou a nova habilidade adquirida tantas vezes que agora não tem mais dificuldade e a faz com maestria.

Deste modo, há a adaptação da utilização do novo conhecimento para o contexto atual em que se encontra.

Ainda assim, como a prática leva ao aperfeiçoamento contínuo, não podemos esquecer a relevância da educação continuada. A partir dela, é possível desenvolver novos conhecimentos e reforçar o que já se conhece constantemente.

Conclusão

Neste artigo, você compreendeu os 4 estágios do processo de aprendizagem, aliado à importância da educação continuada.

É importante lembrar que nós sempre estaremos passando por este processo. Nosso aprendizado é progressivo e está presente em várias áreas da vida.

Sendo assim, a consciência da necessidade de buscar novos aprendizados e reciclar conhecimentos deve fazer parte do nosso cotidiano. Desta forma, o crescimento pessoal e profissional é facilitado.

Até a próxima!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros