Entenda a importância de ter indicadores de desempenho na plataforma de gestão educacional

Uma receita de sucesso no mundo corporativo conta, inevitavelmente, com dois importantes ingredientes: a definição de metas individuais e coletivas e o monitoramento permanente da performance dos profissionais envolvidos em cada projeto.

No entanto, apesar de terem convicção dessa afirmação, muitos gestores ainda resistem em aplicar essa metodologia, com receio, talvez, da objeção dos colaboradores, que podem, equivocadamente, considerar metas como um mecanismo de controle sem propósito dos superiores.

Entender e convencer a equipe sobre a importância de estabelecer indicadores de desempenho e colocar a técnica em prática de maneira adequada é fundamental para engajar os colaboradores na busca por melhores resultados, desenvolvimento profissional e crescimento da organização. E, vale ressaltar, para garantir que as métricas representem, de fato, os resultados almejados pela organização, é preciso assegurar que o trabalho de todos esteja sempre alinhado aos objetivos do negócio.

No âmbito da gestão educacional, a situação não é diferente. Definir os indicadores de desempenho de uma instituição de ensino é, no mercado acadêmico, sinônimo de traçar os caminhos certos para que a organização cumpra, com excelência, sua principal missão: oferecer um serviço conceituado e promover a formação qualificada de alunos.

Mas se, mesmo entendendo a importância das metas, você tem dificuldades para definir esses indicadores e acha que medir o desempenho da instituição será uma tarefa complexa, saiba que já existem sistemas de informação que podem auxiliar os gestores nesse tipo de atividade.

Esclarecer como se dá a aplicação desses indicadores de desempenho dentro de uma ferramenta automatizada de gestão educacional é o objetivo deste artigo. Acompanhe e entenda como e porque medir a performance da sua equipe pode ser uma tarefa simples e fundamental para o sucesso da sua instituição.

O que são e para que servem indicadores de desempenho?

Podemos definir indicador de desempenho como um valor quantitativo — e, logo, mensurável — que possibilita a avaliação precisa de uma tarefa executada e o gerenciamento efetivo da performance de uma empresa, uma equipe ou um colaborador. Portanto, trata-se de um mecanismo imprescindível para que um gestor consiga garantir a eficiência dos processos que integram a rotina da organização.

Mas, mais do que isso, indicadores de desempenho representam um eficiente conjunto de ferramentas que viabilizam a uma organização a possibilidade de identificar falhas, antever o insucesso dos projetos e mudar estratégias, traçando ações mais efetivas para que as metas sejam atingidas, antes mesmo da conclusão das tarefas. Essas medidas aprimoram a produtividade da equipe e evitam retrabalhos, o que otimiza o trabalho de todos.

Indicadores de gestão educacional, escolar e academica

 

Por que e como usar indicadores de desempenho na gestão educacional?

Se enxergarmos a meta estabelecida pela empresa como o caminho final ao qual a organização pretende chegar, podemos afirmar que os indicadores de desempenho são os veículos que levarão os colaboradores até lá. E, claro, sem eles o cumprimento das metas não seria possível.

Assim como acontece em qualquer organização do mundo corporativo, na gestão acadêmica, os indicadores que facilitam a avaliação da performance da equipe são instrumentos de delegação, por meio dos quais o administrador da instituição de ensino deixa claro que não é o único responsável pelos resultados. De forma prática, de nada vai adiantar o reitor ter uma meta a ser alcançada se os demais gestores não forem guiados por indicadores de desempenho rumo ao objetivo principal.

O processo de determinação desses índices — que podem ser globais, departamentais ou individuais — passa por etapas que variam conforme a estratégia corporativa de cada instituição e, por isso, não existe um modelo padrão para definição desses indicadores.

Para te auxiliar nesse procedimento, listamos diversos exemplos de indicadores de desempenho divididos em algumas categorias. Isso pode facilitar seu entendimento sobre o assunto e te orientar quanto à melhor maneira de estabelecer os indicadores da sua instituição. Confira!

indicadores-sistema-de-gestao-academica

Quais são os principais indicadores da área educacional?

Indicadores de captação

Esses índices medem o desempenho da organização no processo de atrair novos alunos. Alguns exemplos desse tipo de indicador são a quantidade de alunos a captar, a taxa de ocupação da unidade, o número de candidatos por vaga em um processo de inscrição da instituição e o balanço que indica quantos desses candidatos se convertem em alunos.

Um ponto importante, que vale ressaltar é que a mensuração desses resultados tem mais valor ainda quando eles são comparados a números de anos anteriores. Assim é possível avaliar também, a evolução do desempenho da organização.

Indicadores de alunado

Como o próprio nome diz, essa categoria de indicadores diz respeito a números relacionados aos alunos da instituição. Medir fatores como quantos discentes estão matriculados, quantos estão frequentes, quantos foram aprovados no último ano e quantos trancaram a matrícula recentemente fornece dados indispensáveis para a performance da organização.

Ter esses números em mãos pode, por exemplo, auxiliar os gestores a traçarem estratégias específicas de acompanhamento, retenção e melhoria da qualidade do ensino.

Indicadores financeiros

Assim como qualquer outra empresa, uma instituição de ensino também precisa alcançar um balanço positivo entre suas receitas e despesas para se manter apta a oferecer um serviço de alto nível. Indicadores como receita líquida, taxa de inadimplência e número de alunos bolsistas são fundamentais para garantir que as contas da organização estejam em dia.

Indicadores operacionais

Esses índices referem-se, basicamente, aos procedimentos administrativos da instituição. Medir quais são os serviços mais solicitados pelo corpo discente, estabelecer acordos de nível de serviço, o tempo necessário para a instituição processar e entregar cada um deles e qual o nível de produtividade da equipe responsável por essas atividades pode ajudar a instituição a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos alunos.

Indicadores de qualidade

Nem só de indicadores quantitativos vive uma organização. Não deve ser difícil encontrar no mundo corporativo exemplos de empresas que tenham números extremamente positivos e, ao mesmo tempo, clientes insatisfeitos. Nessas circunstâncias, a organização não vai bem, mesmo que o balanço mostre uma conta no azul.

Sob essa perspectiva, é fundamental que uma instituição de ensino tenha entre seus indicadores métricas de qualidade, que podem ser obtidas e mensuradas a partir de questionários respondidos por alunos, professores, candidatos e membros da comunidade do entorno da instituição.

Essas medidas permitem que a organização saiba como está sendo vista por fora e, se necessário, promova ações para melhorar a percepção do público externo. Atuar sobre este tipo de indicador pode trazer resultados em todas as áreas, como por exemplo, nas taxas de evasão. Prestar um bom serviço educacional, produz alunos mais satisfeitos e portanto menos vulneráveis a desistir do curso ou migrar para outra instituição.

Como um software de gestão acadêmica pode auxiliar no gerenciamento de indicadores?

Uma ferramenta de automação eficiente e preparada para atender ao mercado acadêmico está apta a utilizar indicadores e metas para otimizar a gestão educacional.

Um sistema de gestão educacional, principalmente se trabalhar na modalidade nuvem, permite que os gestores da instituição de ensino tenham em mãos — por meio de um tablet ou smartphone, por exemplo — todos esses dados e, a qualquer momento, se aproprie deles para tomar importantes decisões para a organização.

Agora que você já sabe a importância de ter indicadores de desempenho em uma plataforma de gestão educacional, assine nossa newsletter e receba outras dicas para otimizar, ainda mais, o trabalho realizado por sua instituição de ensino!

 

Indicadores de Desempenho