o papel de um sistema de gestão acadêmica

Ensino: o papel de um sistema de gestão acadêmica na atividade-fim de uma IES

Atualizado em

Se você já nos acompanha aqui no blog, sabe que sempre abordamos como um sistema de gestão acadêmica pode simplificar as práticas e processos das instituições de ensino superior (IES). Mas talvez você ainda não tenha percebido o quanto um sistema de gestão acadêmica impacta a relação ensino-aprendizagem.

Esse paradigma nos levou a refletir e, a partir de algumas conclusões, a elaborar este artigo.

Queremos mostrar, aqui, como a gestão acadêmica com a secretaria automatizada pode ajudar a gerar uma experiência mais enriquecedora para o aluno e auxiliar na construção de uma aprendizagem valorosa e realmente significativa.

Vamos lá?

O ensino como atividade-fim de uma IES

As IES são organizações complexas por natureza, que demandam uma série de recursos, práticas e processos para funcionar, além da ação coordenada de vários atores. Quando todos esses elementos funcionam em harmonia, a instituição pode ser comparada a um organismo saudável.

Os alunos aprendem, a comunicação flui, os departamentos funcionam de forma integrada, o financeiro está sempre em dia e os fluxos de processos são bem claros.

Quando algo não vai bem, no entanto, e esse organismo começa a apresentar falhas, o ensino como um todo é prejudicado. O desafio é que, na correria do dia a dia, é comum que gestores passem a enxergar o ensino como efeito colateral desse funcionamento, e não como seu foco, seu propósito principal.

Torna-se fundamental, portanto, garantir que a experiência intelectual, profissional, social e comportamental do aluno esteja no epicentro da IES. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como a adoção de um sistema de gestão automatizado pode ajudar nesse sentido!

1. Tecnologia e empoderamento

Uma das questões que mais agrega valor à experiência dos alunos é a possibilidade de o aluno acompanhar sua rotina acadêmica e interagir com a IES de forma ágil e sem entraves. Ter acesso às informações do curso, do departamento e ver o próprio desempenho a cada semestre na tela do computador ou smartphone implica no empoderamento estudantil.

O aluno percebe esse diferencial a partir do momento em que não precisa mais se deslocar até a instituição para verificar sua performance; ou ao solicitar serviços e documentos e recebê-los sem demora ou burocracias; e ao resolver pendências do conforto de sua casa.

Um sistema de gestão acadêmica leva ao aluno essa praticidade de acesso durante toda a graduação, garantindo celeridade e uma comunicação limpa, sem obstruções.

2. Otimização de processos

Já falamos sobre a importância de implementar uma gestão por processos em sua IES. O fato é que, com uma gestão automatizada, todos os processos e fluxos acadêmicos são otimizados, o que torna o funcionamento da IES e sua relação com o alunado muito mais dinâmica. Com a adoção desse sistema, o foco deixa de ser as práticas manuais e os caminhos burocráticos e passa a ser o estudante e sua aprendizagem.

Isso permite a gestores e professores dedicar seu tempo no que importa: na interpretação de dados e projeção de iniciativas para aumentar o aprendizado, e não em sua geração.

Mas quais sistemas existem e como eles funcionam?

Bem, o Lyceum, que é o sistema de gestão acadêmica utilizado por IES renomadas, centraliza todas essas facetas do funcionamento acadêmico, controlando variáveis como carga horária dos colaboradores, emissão de serviços, lançamento de prazos, notas e faltas, além do desempenho estudantil e atividades complementares.

3. Produção de informações e monitoramento

Como mencionamos, para que a IES nunca perca de vista sua atividade-fim, é essencial que os gestores estejam livres para interpretar os dados e transformá-los em informações e embasamento para ações futuras. Não adianta ficar “apagando fogo” o dia inteiro e não ter tempo para pensar e projetar melhorias, para tomar medidas proativas, certo?

Um sistema de gestão acadêmica dá aos gestores e diretores tempo e ferramentas para que eles foquem na análise situacional e elaboração de ações. Como os processos passam a ser automatizados, uma grande quantidade de dados é gerada, embasando a tomada de decisões e possibilitando a detecção de entraves em sua fase gestacional.

E não estamos falando apenas de dados soltos, mas de informações, gráficos e comparativos, de relatórios que permitem uma visão mais ampla da IES e da situação de seu corpo estudantil.

Assim como os gestores, os professores também têm acesso a esse conjunto de informações estratégicas e quantificáveis sobre suas turmas. Isso torna possível monitorar a absorção de matérias e conteúdos e comprovar, na prática, quais abordagens estão funcionando e quais não estão.

4. Financeiro em dia

Outro ponto positivo de um sistema de gestão acadêmica é a celeridade e a transparência do financeiro da instituição. Geralmente, há uma integração entre os diagnósticos acadêmicos e histórico financeiro, permitindo que ambos, gestores e alunos, monitorem a situação coletiva e individual.

Aos alunos, é permitido que negociem suas dívidas diretamente com o sistema, projetando pagamentos e condições, sem esperar pela intervenção de algum departamento. Tudo é automatizado para lhe dar opções, poder de escolha e rapidez.

Além disso, os estudantes podem tirar suas dúvidas sobre mensalidades e outras cobranças!

Assim, é criado e cultivado um ambiente físico e virtual de proativismo, em que ambas as partes (IES e alunos) têm o poder de analisar e resolver quaisquer entraves o mais rápido possível.

Os benefícios de um sistema de gestão acadêmica

Como você pôde notar, a adoção de um sistema de gestão acadêmica vai beneficiar sua IES em várias frentes, garantindo uma experiência de aprendizagem mais significativa para o corpo discente.

Um receio que muitos compartilham, entretanto, é que esse sistema substitua o trabalho humano e pessoal. Mas tenha em mente que isso não acontece. Um sistema de gestão automatizado não substitui o trabalho humano, na verdade, ele maximiza sua eficiência.

Ele facilita a ação humana e dá os instrumentos necessários para que gestores e colaboradores, de maneira geral, ajam cada vez mais de forma precisa e eficaz. Também permite que alunos consigam monitorar, mais de perto, sua performance e resolver pendências financeiras de maneira autônoma.

Quer saber mais sobre o que um sistema de gestão acadêmica pode fazer por sua instituição? Então, entre em contato conosco. Vamos esclarecer suas dúvidas com muita satisfação!

Mapa da Metodologia Ativa

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.