YouTube e educação: saiba mais sobre os canais educativos da internet

Atualizado em

Atualmente, o YouTube é muito popular, seja por tutoriais dos mais diversos assuntos, fonte de entretenimento ou mesmo para acompanhar notícias e ficar antenado sobre o que está acontecendo no mundo.

Entretanto, uma das coisas que tem se destacado cada vez mais é o uso da ferramenta como meio de aprendizagem. Há diversos canais cujo foco é o ensino e neste texto vamos explorar a relação entre YouTube e educação. Acompanhe!

Quais são os benefícios da junção entre YouTube e educação?

Os canais do YouTube se firmaram como uma das principais fontes de conhecimento. Ainda vistos com desconfiança por alguns pais e professores, eles passaram a concentrar profissionais de renome, de acadêmicos a profissionais de mercado, em aulas interativas e irreverentes.

Um dos principais motivos de sucesso é a postura dos profissionais, já que eles tentam repassar conteúdos, mesmo os mais difíceis, de forma leve. É possível encontrar especialistas em praticamente todas as áreas de conhecimento dentro do YouTube e começar a aprender agora mesmo.

Além disso, podemos elencar outros benefícios importantes desse tipo de aprendizado:

  • acesso gratuito e possibilidade de reproduzir os vídeos diversas vezes;
  • atualização frequente —os canais, em geral, postam vídeos semanalmente;
  • vasta quantidade de material, organizada de forma temática;
  • possibilidade de acompanhar os vídeos em outras línguas, importante para os estudiosos de idiomas;
  • interação com os professores por meio dos comentários;
  • hangouts com outros participantes em transmissões ao vivo.

Quais são os melhores canais?

O YouTube conta com canais que oferecem desde conteúdos básicos do ensino fundamental até tópicos próprios de cursos profissionalizantes e de graduação. Vamos conhecer alguns dos melhores.

Khan Academy Brasil

A Khan Academy é uma organização fundada pelo norte-americano Sal Khan, um empreendedor bem-sucedido. O principal foco da instituição, que conta com um canal bastante atualizado no YouTube, é fornecer educação de base de qualidade para o mundo todo.

Um dos seus grandes diferenciais é que o conteúdo disponibilizado ajuda estudantes pertencentes a diferentes estágios da vida acadêmica. Isso porque o canal também fornece materiais sobre programação, estatística e álgebra linear, por exemplo, o que é especialmente interessante para aqueles que se interessam por algumas das profissões mais valorizadas do momento, como as que envolvem ciência de dados e machine learning.

O matemático

Este canal já ajudou muitos alunos em pânico, que tinham apenas o fim de semana para aprender de vez alguns assuntos recorrentes na universidade, como cálculo e trigonometria. Além disso, ele também apresenta um conteúdo bastante rico destinado a matérias mais discutidas nos ensinos fundamental e médio.

Graduado em engenharia elétrica, o professor José Fernando Grings viveu de perto a dificuldade com que muitos alunos se deparam quando decidem cursar algo que lida com muitos números. O seu canal, O matemático, completa 10 anos em 2020, com muito material dedicado ao ensino superior, mas sem deixar de lado a física básica e a matemática pré-universitária.

Biologia Total com Prof. Jubilut

O canal do professor Paulo Jubilut nasceu após um incidente curioso: em 2011, ele foi demitido do curso no qual trabalhava. Quando passou a procurar um novo emprego, começou a considerar a ideia de transmitir o seu conhecimento por meio de vídeos irreverentes, transmitindo conhecimentos complexos de forma bastante amigável.

Hoje, mais de 1,7 milhão de inscritos depois, podemos atestar que a estratégia do professor Jubilut foi inteiramente bem-sucedida. Como outros dos seus colegas de YouTube, o Biologia Total combina conteúdos de ensino médio e os específicos para a preparação para vestibulares. Além disso, o canal também conta com outros profissionais de áreas relacionadas, como física e química.

Se liga nessa história

Matérias como matemática e física costumam dominar a lista de dúvidas de alunos de diferentes estágios acadêmicos, mas as humanas também têm espaço no YouTube. É o caso do Se liga nessa história, conduzido pelo professor Walter Solla, formado na USP, e o animador Ary Neto.

O principal objetivo do canal é transmitir os acontecimentos históricos mais importantes da humanidade de forma leve, dispensando o jargão dos documentos. O apresentador facilita a transmissão de conhecimento ao mesclar acontecimentos que caem nos principais vestibulares e cultura pop, criando uma identificação por parte dos alunos — assim, fica mais fácil criar relações e assimilar o conteúdo.

English in Brazil

O canal, comandado pela graduada em letras Carina Fragozo, se orgulha de ter superado a marca de 1 milhão de inscritos. Inclusive, a criadora é uma das embaixadoras da rede YouTube EDU, que reúne outros canais especializados em educação dentro da plataforma de vídeos. Sua intenção é repassar conteúdo de qualidade para aqueles que não têm condições para pagar cursinhos.

O English in Brazil é uma fonte bastante completa para estudantes da língua mais falada no mundo, independentemente do nível atual. Isso porque é possível encontrar conteúdos mais gerais, como exemplos de equívocos comuns entre quem está aprendendo, até vídeos mais complexos, que abordam o ensino das temidas phrasal verbs, por exemplo.

Descomplica

O Descomplica é um dos principais cursinhos on-line, com amplo índice de aprovação em diversos vestibulares. O canal do YouTube é bastante rico e oferece bastante conteúdo de forma gratuita. O canal ainda oferece aulas abordando assuntos da atualidade para que os alunos conheçam os temas com maiores chances de serem cobrados na temida redação do Enem.

Com início em 2011, como uma startup de educação online, o Descomplica ajuda estudantes de todo o Brasil a passar no Enem e principais vestibulares do país. Desde 2016, começaram a produzir conteúdos para outras fases da vida do aluno. Hoje, eles trabalham em 5 categorias: Escolas, Vestibulares, Universidades, Concursos e Pós-graduação. A starup já está inclusive com um projeto para abrir uma faculdade e vislumbra até mesmo a internacionalização.

Teteus Bionic

A programação tem se destacado como um dos campos de estudo mais promissores e essa tendência não deve mudar tão cedo. Com a transformação digital, que se refere ao modo como a tecnologia tem se tornado protagonista na geração de oportunidades de negócio, os códigos nunca estiveram tanto em evidência.

Como estamos falando de um assunto bastante sério, pode parecer engraçado se recomendássemos um professor de 11 anos, certo? Mas não é piada: o canal de Teteus Bionic é um sucesso absoluto, com quase dois milhões de inscritos. A programação é um dos tópicos mais comentados, mas o jovem Matheus também fala de astronomia e robótica, com a moral de quem foi nomeado embaixador mirim pela IBM.

Como pudemos ver no post, YouTube e educação têm tudo a ver. E mais: a tecnologia envolvida proporciona algumas facilidades significativas para o usuário, como a possibilidade de pausar os vídeos e acessá-los outras vezes, caso o conteúdo não tenha ficado totalmente claro. É um meio versátil de transmissão de conhecimento, que tem tudo para perdurar.

Já tem o seu canal no YouTube? Agora que conheceu algumas histórias de sucesso também pretende abrir o seu canal ou incentivar a sua instituição a compartilhar conhecimento nessa plataforma? Deixe seu comentário e compartilhe essa ideia nas mídias sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.