Nova marca Lyceum: entenda o processo de rebranding

Assim como a sociedade, as marcas passam por constantes transformações. No entanto, o boom da era digital dos últimos anos ocasionou mudanças abruptas nas relações entre mercado, consumidores, produtos/serviços, empresas e a própria forma de identificação entre público e marcas.

Nesse sentido, o processo de rebranding consiste na criação de uma nova identidade de marca, a fim de que uma empresa alcance novas oportunidades de crescer, inovar, explorar novos negócios ou mercados e, principalmente, se reconectar com seus clientes.

Diante dessas premissas, percebeu-se a necessidade de ser idealizada uma nova marca Lyceum, que permitisse um reencontro com sua própria essência, missão e valores ― cuja base está na crença no poder transformador da Educação e no potencial de soluções simples e efetivas para problemas complexos.

Como esse processo de rejuvenescimento exige ampla dedicação, houve um estudo profundo e autorreflexão sobre o posicionamento da antiga marca Lyceum e para onde gostaríamos de apontar o futuro. Neste artigo, vamos contar essa história a você. Acompanhe as próximas linhas.

O que levou o Lyceum a realizar um processo de rebranding?

Desenvolvido pela Techne, o Lyceum é um sistema consolidado no mercado, presente em mais de 200 instituições de ensino em todo o país e atendendo a mais de 2 milhões de alunos.

Esse trabalho foi natural na evolução da empresa. Nos anos 1980, os fundadores da Techne, dentre eles o CEO Maurício da Costa Melo e a professora Elisa Wolynec (in memoriam), foram responsáveis por uma grande informatização da USP. Durante esse tempo, adquiriram fortes conhecimentos em gestão de instituições de ensino e conseguiram desenvolver as melhores práticas de implantação de sistemas e trabalho.

Nos anos 1990, seu know-how deu origem à Techne, empresa que se especializou em sistemas de gestão — em um primeiro momento, para instituições de ensino e, depois, para outras áreas.

O começo do Lyceum

No final da década, tiveram um insight de transformar tais conhecimentos no Lyceum, um produto que realmente contribuiria para a gestão acadêmica, facilitando essa atividade de acordo com o que os clientes necessitavam.

Uma fonte de inspiração da Techne é a metáfora do “ovo de Colombo”. Dizem que, após Cristóvão Colombo ter retornado das supostas Índias (América), foi convidado para um jantar pelo cardeal Mendoza; durante esse banquete, alguns senhores espanhóis tentaram menosprezar suas façanhas, dizendo que qualquer um teria sucesso se tivesse os meios.

Então, Colombo os desafiou a colocar um ovo em pé na mesa sem cair. Obviamente, ninguém conseguiu, mas ele imediatamente resolveu o problema “impossível”: ele bateu levemente o ovo na mesa e o deixou, reto e imóvel. Os espanhóis reclamaram que eles também podiam fazer algo assim, ao que Colombo respondeu: “A diferença, senhores, é que vocês poderiam ter feito, mas eu fiz!”.

Essa história está conectada ao trabalho da Techne, também sintetizado no Lyceum: buscar soluções simples e efetivas para problemas complexos.

A necessidade de rebranding

Acontece que o tempo passou, e aparência do Lyceum não refletia sua essência. Então, percebemos a necessidade de realinhar os três pilares que criam o círculo virtuoso do branding: estratégias de marca, de negócio e de comunicação para um reposicionamento da marca.

Muita gente pensa que o rebranding é simplesmente mudar a identidade visual. Porém, esse processo vai muito além, já que envolve todo o ecossistema da organização e do produto e como a nova marca Lyceum seria traduzida para o público.

Era preciso resgatar os atributos pelos quais a marca é conhecida, como confiança, sabedoria, inovação e clientes de sucesso. Foi então que, após rever a essência da marca, foi criado um novo logotipo e uma nova estratégia de comunicação, com o intuito de destacar os atributos do Lyceum e relançar os canais digitais da empresa: site, redes sociais, newsletters e blog.

Qual foi a estratégia de rebranding da nova marca Lyceum?

Para posicionar a nova marca Lyceum, foi realizado um alinhamento de estratégias, com o objetivo de torná-la mais conhecida em seus mercados de atuação. Veja quais foram elas.

Posicionamento

Mais do que um sistema, os clientes apontaram que o Lyceum é uma ferramenta de inteligência para a instituição, que por ser voltado ao core business das instituições de ensino, trata-se de uma fonte de inovações tanto para o negócio quanto para os alunos.

Como algumas das principais instituições de ensino do Brasil utilizam o Lyceum, colocamo-nos como a principal solução do mercado para a inteligência e gestão educacional.

Conhecimento do público

A partir de levantamentos realizados, conseguimos identificar as percepções dos clientes e o que estavam procurando em um fornecedor de sistema de gestão educacional. Nossa conclusão foi que o cliente buscava um fornecedor de confiança, transparente e com um bom relacionamento, e encontrava essas características no Lyceum.

Estratégia de negócio

Também ampliamos nosso portfólio de produtos e serviços, como forma de agregar inovações complementares aos produtos que já temos com soluções de pagamento e atendimento.

Ademais, também exploramos os atributos-chave do produto, como o fato de ele ser flexível. Assim, exploramos o fato de o produto ser aderente a educação básica e ao ensino superior graças ao conhecimento adquirido com muitos clientes que geraram melhores práticas, mas que também permitem a personalização da ferramenta de acordo com as regras de negócio de cada instituição.

Comunicação

Os público desejava um relacionamento ainda mais próximo, portanto ampliamos nossa presença online e offline, com o patrocínio de eventos e maior interação digital.

Nossa ideia é compartilhar experiências e trazer insights do mercado e conteúdos de especialistas, contribuindo, assim, para o crescimento de todo o ecossistema de instituições de ensino brasileiras.

Quais foram os elementos de mudança da nova marca Lyceum e o que eles significam?

As ações de rebranding foram direcionadas para a renovação da identidade Lyceum. Para que pudesse traduzir tanto os atributos do sistema quanto nosso propósito, buscamos elementos da natureza que se encaixassem nesse estudo. Vamos conhecê-los?

lyceum logo vetor

Logotipo Lyceum

Os elementos do logotipo deveriam traduzir a qualidade, a flexibilidade e a confiabilidade do sistema Lyceum. Por isso, foram feitas as seguintes mudanças.

Cores

As cores são uma poderosa ferramenta de comunicação e podem ser usadas para sinalizar ações e impactar o humor e comportamentos. Embora de forma subjetiva, variando de cultura para cultura, elas exercem influências nas percepções das pessoas.

Com esse propósito, de maneira a valorizar os significados da marca para o logotipo, optou-se pela “confiança” e “intelecto”, representados, respectivamente, pelo azul e amarelo.

lyceum logo vetorTipologia e movimento

Como a gestão educacional é uma atividade-meio vital para as instituições de ensino, escolheu-se o ar como elemento representativo de um sistema eficiente e capaz de controlar fluxos e processos de forma transparente e fluida, tal qual o oxigênio que circula pelo corpo humano.

Portanto, isso é enfatizado pela ideia de curvas presente na tipologia da palavra Lyceum e no movimento ascendente da letra Y.

Voo do tsuru

O tsuru é o origami do pássaro grou ― considerado sagrado para os japoneses. No contexto da nova marca Lyceum, simboliza a flexibilidade do sistema. Já seu movimento ascendente representa o crescimento e a prosperidade dos clientes.

Presença digital

A partir da nova identidade visual, todos os ícones do sistema e a própria identidade visual do website e blog do Lyceum foram adaptados com um novo Look & Feel para reforçar o posicionamento da marca.

Foram modificados a paleta de cores, formas, ícones, layout, tipografia, tom de voz e o uso de imagens para reforçar os atributos da marca.

Quanto ao blog, passaram a ser oferecidos conteúdos para atender a professores e gestores educacionais em diferentes fases ou jornadas. Entre as categorias temáticas, destacamos:

Para ficar mais próximo do público, mesmo fora do ambiente B2B (empresas para empresas), passamos a ter mais presença no dia a dia das pessoas que fazem parte de uma instituição de ensino, dos professores aos gestores, por meio das mídias sociais.

A proposta é ter a marca sempre presente na vida das pessoas que contribuem para a educação do país, assim como nossos colaboradores são presentes nas instituições de ensino, para estreitar relacionamentos, provocar reflexões e desenvolver a sociedade.

Gostaria de conhecer mais sobre o nova marca Lyceum e como nossas soluções podem auxiliar sua instituição de ensino? Entre em contato com um de nossos consultores!

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