Inovação tecnológica: diferencial competitivo na instituição de ensino
A Tecnologia da Informação abre caminhos que permitem inovações pedagógicas importantes na formação de estudantes engajados, criativos, colaborativos e empreendedores, preparados para o mercado atual e os desafios do futuro.
Além disso, como em todos os ramos de atividades, abre caminhos para inovações na gestão, agilizando todos os processos, diminuindo custos, permitindo monitorar o desempenho para melhoria da qualidade, e fornecendo informações para a rápida tomada de decisão.
Abre, também, possibilidades de inovar, através da comunicação digital, na integração entre alunos, pais de alunos, professores e dirigentes institucionais, engajando todos na missão de preparar os cidadãos do futuro.
Usar a nuvem para inovar
A utilização da nuvem, tanto em sistemas de ensino quanto de gestão, permite considerável diminuição de custos e garante a segurança das informações. Elimina os pesados investimentos em hardware e a complexidade de gerir equipes de TI, responsáveis pela disponibilização dos serviços em regime 24×7.
A transformação digital que afetou os processos empresariais em todos os níveis, também exige transformações na Educação, tanto na Básica quanto na Superior. Em todos os níveis, a Educação presencial e virtual se misturam, em proporções distintas, dependendo do alunado e do tema que está sendo desenvolvido.
Ainda falamos em EAD (Educação a Distância), Educação Híbrida (mistura de EAD e presencial) e Educação Presencial. Entretanto, em vários países desenvolvidos, utiliza-se apenas Educação. A forma como ela é desenvolvida, misturando atividades presenciais e virtuais, depende da pedagogia utilizada, do perfil do alunado e da temática abordada. O que interessa é o resultado da aprendizagem, é a formação do estudante, capacitando-o a desenvolver atividades em grupo, a ser colaborativo e criativo, a ter autonomia para aprender e desenvolver novas habilidades e solucionar problemas.
Inovação no Ensino Básico e Superior
Na Educação Básica, além do engajamento dos alunos, a tecnologia digital permite engajar os pais, mantendo-os informados continuamente sobre o desenvolvimento dos filhos na escola, sobre as tarefas que devem fazer em casa, sobre o seu comportamento na sala de aula, sobre o material que devem levar na mochila em cada dia da semana, tudo fácil de acessar através do celular. O engajamento dos pais é fator importante para o sucesso do aluno, conforme demonstram vários estudos publicados em diferentes países.
Na Educação Superior a transformação digital facilita a utilização de tecnologias ativas. O ambiente virtual substitui ou complementa a sala de aula e a utilização de realidade virtual ou aumentada revoluciona o ensino de assuntos e matérias. A preparação que se espera de um profissional recém-formado, cada vez mais engloba competências comportamentais além de técnicas.
Todas essas opções de mudanças pedagógicas e de mecanismos de gestão alteram a atuação das instituições de ensino. Muitas ainda desenvolvem internamente seus sistemas de gestão, ou de ensino, na contramão do mundo empresarial, que há muito tempo descobriu que usar sistemas de mercado diminui enormemente os custos.
Além de diminuir custos, a maior vantagem é que os sistemas já utilizados por inúmeras empresas do mesmo ramo, normalmente englobam as melhores práticas dos processos inerentes à atividade. Sem ter que gerenciar o desenvolvimento de sistemas, a instituição pode concentrar o foco na atividade fim.
No caso das instituições de ensino, o foco deve ser o de evoluir continuamente o processo de ensino-aprendizagem, acompanhando as necessidades do mercado e os interesses dos alunos. Assim, as instituições de ensino, dispostas a inovar, a introduzir novas formas de aprendizagem e gestão, certamente terão enorme vantagem competitiva.
O nativo digital, que representa a maioria do alunado atual, nasceu em um mundo conectado pela internet, sendo assim, a utilização de ambientes virtuais, é natural para ele. Esse novo aluno vive em constante conexão com amigos, familiares, colegas e até com pessoas que só conhece virtualmente ou que moram em outros países, portanto uma sala de aula tradicional, com aulas expositivas, sem atividades em grupo, sem interação, não o engaja.
A transformação digital na Educação, a necessidade de inovação na formação dos alunos e na evolução dos docentes, se reflete no nosso trabalho à frente do Lyceum.
Por trabalharmos com instituições de ensino de diferentes portes em todo o país, conseguimos aprender as melhores práticas e organizar processos administrativos e financeiros como nenhum outro fornecedor do mercado.
Deseja investir na inovação tecnológica da sua instituição? Então, fale conosco!